linha directa 1.4 100cv

Na minha opiniao retirar o Kat favorece no comportamento do carro, nao perde ponta.

O automovel só devera perder ponta no caso de se retirar a panela final e nao havendo aproveitamento de gases de escape.

Em varios testes que vi e fiz, retirar o Kat aumenta a cavalagem.
Na alemanha quando saiu a lei de uso obrigatorio do mesmo, os veículos anteriores a 97 tinham de passar a utilizar, muitos dos carros apôs terem montado o mesmo viam o seu comportamento a piorar dado que perdiam entre 10 a 15cv´s.

Então desde que tenha a panela final (que é a maior) a criar o backpressure o carro só terá ganhos?
No meu caso com o 1.4 16v tenho até um pré-cat agarrado aos colectores... queria tirar panela do meio e cat. e ver se melhorava algo.

BVERISSIMO acho que te posso responder: o cat convém estar sempre o mais próximo quanto possível da saída de gases (ou seja colectores), daí quanto mais atrás pior...

Tenho outra dúvida se me poderes esclarecer AUDIPOWER: tirar cat ou modificar algo na linha influencia consumos?? :confused:
 
Last edited:
Então desde que tenha a panela final (e maior) a criar o backpressure o carro só terá ganhos?
No meu caso com o 1.4 16v tenho até um pré-cat agarrado aos colectores... queria tirar panela do meio e cat. e ver se melhorava algo.

BVERISSIMO acho que te posso responder: o cat convém estar sempre o mais próximo quanto possível da saída de gases (ou seja colectores), daí quanto mais atrás pior...

Tenho outra dúvida se me poderes esclarecer AUDIPOWER: tirar cat ou modificar algo na linha influencia consumos?? :confused:

o obrigado men...

quanto a pergunta que colocaste ao audipower eu posso afirmar-te com toda a certeza que o carro gasta mais....
 
De nada! ;-)
Aumentou bastante e notas bem isso? então o cat controla emissões e consumos? :confused: i don't understand :?
Nos tempos que estamos é de evitar aumentos nos consumos. consigo fazer boas médias andando nas calmas, não quero perder essa possibilidade. pra mim essencial é manter os consumos controlados, se puder alterar algo para melhorar andamento mas sem comprometer o resto, assim o farei... :ideia:
 
De nada! ;-)
Aumentou bastante e notas bem isso? então o cat controla emissões e consumos? :confused: i don't understand :?
Nos tempos que estamos é de evitar aumentos nos consumos. consigo fazer boas médias andando nas calmas, não quero perder essa possibilidade. pra mim essencial é manter os consumos controlados, se puder alterar algo para melhorar andamento mas sem comprometer o resto, assim o farei... :ideia:

opa isso depende do pe. eu acho que a andar nas calmas, melhorei o consumo, mas em pikos esquece... é um bebedo autentico
 
De nada! ;-)
Aumentou bastante e notas bem isso? então o cat controla emissões e consumos? :confused: i don't understand :?
Nos tempos que estamos é de evitar aumentos nos consumos. consigo fazer boas médias andando nas calmas, não quero perder essa possibilidade. pra mim essencial é manter os consumos controlados, se puder alterar algo para melhorar andamento mas sem comprometer o resto, assim o farei... :ideia:

Acho que estão a fazer confusão com a Egr...

Porque o meu ultimamente tem andado com a egr desligada na ficha, devido a problemas, de vez enquanto fica encravada...
o certo é que com a egr desligada o carro ficou com mais força em baixas, não que seja algo significante mas nota-se. ;-)
Igualmente se nota nos consumos, visto que está a gastar mais além de que o símbolo do motor no quadrante fica sempre aceso.

Por isso fica aqui a dica, se querem ganhar uns pozinhos em baixas... desliguem a egr. :D
 
hum.. Tsilva..o teu é exatamente igual ao meu..lol 101 CV power..uma duvida.ker dizer 2.lol

dizes k ta avariada a tua EGR..como sei se a minha esta avariada???

outra...basta desligar a fixa da EGR?? kero é power..lol pelo k dizes vai gastar mais ..dass
 
Um dos sintomas é o trabalhar do motor bastante incerto e o relanti aos soluços quase a ir abaixo.

Se a válvula ficar toda aberta e com o motor desligado, o motor nunca mais pega... já tive um stress desses de estar apeado e a dar à chave e nunca mais pegava e sem perceber o que se passava.

Liguei para o meu mecânico e ele disse-me que possivelmente seria a egr (é comum acontecer nestes motores), aconselhou-me a desligar a ficha da válvula, dito e feito o carro pegou de imediato. 8)

Desde então tenho andado assim, mas vou ter de ir à oficina com ele.
 
é bom uma pessoa saber essas cenas no caso de acontecer igual a pessoal..:) espero é k uma EGR n seja mto cara :roll:

(peço desculpa por estar a falar de EGR neste topico, mas o assunto surgiu:) )
 
Então desde que tenha a panela final (que é a maior) a criar o backpressure o carro só terá ganhos?
No meu caso com o 1.4 16v tenho até um pré-cat agarrado aos colectores... queria tirar panela do meio e cat. e ver se melhorava algo.

BVERISSIMO acho que te posso responder: o cat convém estar sempre o mais próximo quanto possível da saída de gases (ou seja colectores), daí quanto mais atrás pior...

Tenho outra dúvida se me poderes esclarecer AUDIPOWER: tirar cat ou modificar algo na linha influencia consumos?? :confused:

Boas, é possivel que na retirada do Kat os consumos mudem, em testes de viaturas que foram aplicados os Kat´s, ou seja carros em que nao sairam de fabrica com os mesmos os consumos aumentaram derivada a perda de força do mesmo, sendo que o esforço do motor passava a ser maior.

Por isso penso que ao retirares o mesmo o consumo nao aumente, mas cada caso é um caso.

Quanto a colocar o Kat, cada um faz o que acha melhor, eu retirava e pronto simples.
Montava uma boa panela final sem ser das universais em que o unico aumento que temos é de ruído e talvez na saída, contudo la em cima vamos perder na velocidade de ponta.
Isto falando de carros stock.
 
Junta cega e vag-com está feito:D

P.S.: Se não vai à turbos-chispas que eles fazem todo tipo de milagres:rir:

Apenas a junta cega já deve chegar...;-)

é muito complicado desligar a EGR?

É só desligar a ficha da válvula, só tem o senão de aparecer o erro no quadrante.
Além disso e como o teu é um 6k1 não sei qual a versão do teu motor, pq existem versões anteriores em que a EGR é controlada por vácuo.
 
Last edited:
Apenas a junta cega já deve chegar...;-)



É só desligar a ficha da válvula, só tem o senão de aparecer o erro no quadrante.
Além disso e como o teu é um 6k1 não sei qual a versão do teu motor, pq existem versões anteriores em que a EGR é controlada por vácuo.

isso a luz é o menos... ela ja esta ligada por causa do cat...

onde é que eu vejo isso do motor?
 
Pergunta desnecessário mas pertinente: tirando o cat que tem agarrada a sonda lambda, vai acender a luz do motor?
É que ainda recordo de ver o projecto dum 6L 16v do user Martinho que sacou o cat e contrariamente ao esperado, não acendeu a luz......
 
Pergunta desnecessário mas pertinente: tirando o cat que tem agarrada a sonda lambda, vai acender a luz do motor?
É que ainda recordo de ver o projecto dum 6L 16v do user Martinho que sacou o cat e contrariamente ao esperado, não acendeu a luz......

nos 6L nao sei. mas no meu acendeu... mas se tirares o cat e depois andar sempre a top ela nao acende... mas se andares devagar acende logo
 
Back
Top