bolacha com ou sem termostato?

no meu ver é com termostato
pois imaginem que o oleo demora mais a aquecer ate chegr aos 90 c se tiver sempre o circuito aberto o que vai acontecer
maior desgaste de material de fricçao

se comprasse era termostato

esta é a minha opiniao
 
Não entendi a duvida sobre o funcionamento do termostato. Aquilo tem uma mola abre ( porque antes dos 90º) existe passagem de oleo para o cooler, mas num menor caudal.

Quando chega aos ~90º, a mola está toda recolhida, e o canal 100% aberto, onde o caudal de oleo é o maximo.

Para carros de uso diário, é aconselhavel usar com termostato, visto que assim demorará menos tempo a aquecer o oleo.

Para carros de corrida, usa-se sem termostato, visto não haver a preocupação no tempo de aquecimento do oleo.

Não sei se já reparam, mas essa bolacha não é de aplicação directa nos TDI's. Terá de ser maquinada num torneiro.:rolleyes:

Abraço a todos
 
bolacha1.gif


para o TDI do farokinha, deve ser esta bolacha a mais indicada....

diz-m onde ves um circuito electrico....

eu apenas vejo uma peça em metal com uma mola e uma esfera no interior....
com o aumento da temperatura, a mola vai criar movimento na esfera fazendo com que esta abra um circuito por onde vai passar o oleo que vai entrar no radiador de oleo....
vejo tambem uma afinaçao para a tensão dessa mola...


ve la se não é isto... mais coisa menos coisa...

Nem mais.

é o correcto funcionamento da mesma.

Convem não mexerem na tensão da mola...:D

cumps
 
Por acaso nunca mexi...

Mas penso que com um manometro de temp de oleo, se consegue uma boa afinação da mola....
 
Eu optava por bolacha sem termostato, mas claro k depende da utilização k dão ao carro... No meu caso como cada vez k lhe pego é para andar no assú, apenas espero k chegue aos 70º, e apartir dai tá pronto para puxar.

Nem com temperaturas baixas(na ordem dos 0º) o oleo desce dos 70º, temperatura k garante uma boa lubrificação de todos os componentes(garantia dada pelo fabricante).

Em funcionamento normal anda sempre na ordem dos 80º.

Entre os 80º e os 90º a diferença da pressão do oleo é muito pouca, kuase k me atrevia a dizer insignificante.

Claro k apenas me baseio nas leituras, feitas pois tenho manometro de temp e pressão de oleo.
 
Last edited:
segundo alguns mecanicos e entendidos na matéria o Óleo tem o seu funcionamento Ideal entre os 95º e 120º, abaixo de 95º não lubrifica como deve ser, ou seja não é tão eficiente, e acima dos 120ª começa a perder as propriedades.

Segundo ainda alguns entendidos, a Temp. do óleo deveria andar sempre superior á da agua, tendo em conta que nos tdi's a agua deverá sempre andar nos 90º o oleo entre os 95º e 120º.

penso que o goodspeed e o outro utilizador já disseram tudo o que ha para dizer sobre a bolacha com termostato, e sim abre gradualmente, é tal e qual o termostato da agua, experimentem, meter o termostato da agua numa panela a ferver e iram constatar o seu funcionamento. (eu já fiz :brilho:)


por outro lado, conheço quem defenda o funcionamente da bolacha sem termostato, num radiador mais pequeno e não tão exposto ao ar, pois ai só irá realmente fazer o seu efeito em altas ;)


Por exemplo eu tenho o radiador de gasoleo atras do farol de nevoeiro (onde estava o ic de origem) já pensei meter um radiador de oleo de 7 linhas sem termostato atras do radiador de gasoleo, a andar devagar o oleo iria aquecer normalmente mas sempre que fosse a uma velocidade mais alta e a puxar, o radiador faria o seu efeito. se estiver errado façam favor de me corrigir :D

Abraço

Ps: espero que me tenha feito entender
 
lá está...como não tenho manómetro o ideal será com termostato para ficar mais descansado :)

O descanso k tens é k se o termostato berrar, e acredita k não eras o 1º, ficas sem rad. de oleo.

Mete é manómetros em vez de gastares guita em paneleirices... :p

Duas coisas são muito importantes num carro alterado: Rád de Oleo e manometro de temp. Agora atenção à tubagem escolhida para ligação do mesmo, é k já houve por ai ppl k poupa no preço dos tubos e depois teve dissabores.
 
O descanso k tens é k se o termostato berrar, e acredita k não eras o 1º, ficas sem rad. de oleo.

Mete é manómetros em vez de gastares guita em paneleirices... :p

Duas coisas são muito importantes num carro alterado: Rád de Oleo e manometro de temp. Agora atenção à tubagem escolhida para ligação do mesmo, é k já houve por ai ppl k poupa no preço dos tubos e depois teve dissabores.

se for a pensar assim não saio de casa :D

as tubagens vão ser feitas por quem sabe :)
 
segundo alguns mecanicos e entendidos na matéria o Óleo tem o seu funcionamento Ideal entre os 95º e 120º, abaixo de 95º não lubrifica como deve ser, ou seja não é tão eficiente, e acima dos 120ª começa a perder as propriedades.


Engraçado....
Pelos dados de fabrica, a temperatura de oleo do motor tdi110cv AFN, deve rondar os 80º com o oleo recomendado da marca....
 
Engraçado....
Pelos dados de fabrica, a temperatura de oleo do motor tdi110cv AFN, deve rondar os 80º com o oleo recomendado da marca....

o meu problema é mm esse, é que a marca diz uma coisa e algumas pessoas entendidas a quem eu dou credibilidade, dizem outra :D

abraço
 
Engraçado....
Pelos dados de fabrica, a temperatura de oleo do motor tdi110cv AFN, deve rondar os 80º com o oleo recomendado da marca....

Era o que eu ia dizer... as "especificações técnicas" falam em 80ºC o óleo em funcionamento normal. E no meu bate certo, andar normalmente o óleo vai a 80ºC.
 
Back
Top