bolacha com ou sem termostato?

tenho um radiador de 13 linhas e 235mm para montar mas falta-me a bolacha..

já tive 2 opiniões:

-bolacha sem termostato, com a qual o óleo estará sempre a passar no radiador de óleo..
-bolacha com termostato, que abre o circuito qd o óleo atingir 80 ou 90ºC..

a minha dúvida prende-se no facto de com a bolacha sem termostato o óleo estar constantemente a passar no radiador, e, em velocidades mais reduzidas, o mesmo atingir temperaturas baixas (o que não é nada bom caso decida pisar)..

por outro lado, a bolacha com termostato, enquanto o carro está frio, não abre o circuito (penso eu) fazendo com que o carro ande com óleo a mais (que será o óleo que terá de entrar para o radiador - quase 1L já a contar com as tubagens)..isto no caso do radiador estar num ponto mais alto que o carter, ao desligar o óleo irá escorrer para o carter caso o termostato esteja aberto..

se tiver a dzr alguma asneira digam :weedman:

pessoal que tem isto montado pode dar uma ajudinha sff? :D:D

obrigado :)
 
Last edited:
Penso que o radiador de oleo deve estar directo, pois o arrefecimento é porporcional á velocidade que andas, ou seja se andas devagar filas de transito e tal a temperatura do oleo vai subir na mesma mas um pouco mais devagar, mas se andares aos arranques, vais puxar mais pelo motor que vai desperdiçar mais energia e aquecer mais o oleo, mas também vai haver mais ar a passar pelo R.O.

Basicamente penso que o oleo é diferente da água do circuito da água onde este sim tem usar termostato, pois o oleo não deve andar quente pois quanto mais quente anda mais propriadades perde.O aquecimento do oleo é necessário devido á alteração da viscosidade, onde quanto mais quente mais viscoso fica.

Basicamente na minha opinião acho que o radiador deve ser colocado directo sem termostato.
 
Esqueci-me de mencionar que a medida do radiador de oleo deve ser bem estudada, para o nivel de modificação do carro.
Não vale a pena colocar um radiador pex de 25 linhas numa fr com uma repro soft, á que pensar bem qual o efeito desejado.;)

Cumps
 
mete termoestato....

o circuito do radiador, fica sempre cheio, logo o motor nunca anda com oleo a mais....

a unica diferença é mesmo o oleo aquecer mais rapido, o que é bom... quando chega a 80/90º, abre o circuito para o radiador e a temp mantem-se por ai ;)
 
como não tenho manómetro da temperatura do óleo irei provavelmente optar pela bolacha com termostato..pelo menos fico mais descansado :D

é de salientar que a diferença de preço entre as duas bolachas é considerável...
 
o óleo em nosso TDI faz exame de muito em fazer exame da temperatura operando-se, eu tenho-o montado com o termostato de 70º.
(el aceite en nuestros TDI tarda mucho en coger la temperatura de funcionamiento, yo lo tengo montado con termostato de 70º)

Cumprimentos.
 
se o óleo fica no circuito do radiador de óleo, na altura da mudança do óleo como é?

vamos ficar com akele óleo velho? :redcard:
 
Boas

como não tenho manómetro da temperatura do óleo irei provavelmente optar pela bolacha com termostato..pelo menos fico mais descansado :D

é de salientar que a diferença de preço entre as duas bolachas é considerável...


Farokinha olha lá qual é o preço disso com termostato?
 
Sem termostato, para mim o aquecimento/arrefecimento deve ser gradual com o andamento do carro e nao arrefecer até determinado ponto.
Mas venham de lá os entendidos na materia.
Abrç.
 
voces não estão a compreender muito bem o funcionamento de um termo...

quado afinado para 80C, não abrir a 100% quando é atingida essa temperatura...
um termoestato abre gradualmente, logo o aquecimento do oleo vai ser linear ate estabilizar numa determinada temperatura.
Mesmo que o termo abra a 80C, o oleo pode chegar a atinguir 150C... aqui ja tudo depende da afinação/electronica do motor...

A unica diferença é mesmo o oleo aquecer mais rapido, devido ao circuito do radiador ser interrompido ate o oleo atingir uma determinada temperatura....

Lembrem-se que o oleo frio é muito mau para o motor e quando se aplica um radiador, pode fazer-se uma viagem de 15/20 kms sem o oleo chegar à temperatura ideal de funcionamento... dai ser quase obrigatoria a aplicaçao de um termoestato...


Farokinha, quanto à muda de oleo, sim, fica sempre algum oleo no circuito do radiador....
Mas se quiseres ser perfeito, desapertas uma ligaçao no radiador e tembem se consegue vazar o oleo do radiador ;)
 
voces não estão a compreender muito bem o funcionamento de um termo...

quado afinado para 80C, não abrir a 100% quando é atingida essa temperatura...
um termoestato abre gradualmente, logo o aquecimento do oleo vai ser linear ate estabilizar numa determinada temperatura.
Mesmo que o termo abra a 80C, o oleo pode chegar a atinguir 150C... aqui ja tudo depende da afinação/electronica do motor...

A unica diferença é mesmo o oleo aquecer mais rapido, devido ao circuito do radiador ser interrompido ate o oleo atingir uma determinada temperatura....

Lembrem-se que o oleo frio é muito mau para o motor e quando se aplica um radiador, pode fazer-se uma viagem de 15/20 kms sem o oleo chegar à temperatura ideal de funcionamento... dai ser quase obrigatoria a aplicaçao de um termoestato...


Farokinha, quanto à muda de oleo, sim, fica sempre algum oleo no circuito do radiador....
Mas se quiseres ser perfeito, desapertas uma ligaçao no radiador e tembem se consegue vazar o oleo do radiador ;)

Tens a certeza?
Os termostato ligam ou desligam algo, apos a temperatura regulada previmante ter sido ultrapassada por nivel alto ou baixo dependendo do tipo de termostato e do quee se pretende dele. E nao gradualmente.
 
voces não estão a compreender muito bem o funcionamento de um termo...

quado afinado para 80C, não abrir a 100% quando é atingida essa temperatura...
um termoestato abre gradualmente, logo o aquecimento do oleo vai ser linear ate estabilizar numa determinada temperatura.
Mesmo que o termo abra a 80C, o oleo pode chegar a atinguir 150C... aqui ja tudo depende da afinação/electronica do motor...

A unica diferença é mesmo o oleo aquecer mais rapido, devido ao circuito do radiador ser interrompido ate o oleo atingir uma determinada temperatura....

Lembrem-se que o oleo frio é muito mau para o motor e quando se aplica um radiador, pode fazer-se uma viagem de 15/20 kms sem o oleo chegar à temperatura ideal de funcionamento... dai ser quase obrigatoria a aplicaçao de um termoestato...


Farokinha, quanto à muda de oleo, sim, fica sempre algum oleo no circuito do radiador....
Mas se quiseres ser perfeito, desapertas uma ligaçao no radiador e tembem se consegue vazar o oleo do radiador ;)

Não estou de acordo contigo na parte do "O óleo frio é muito mau para o motor", deve ser mais "o motor frio é muito mau para a circulação do óleo"
 
Será que nao é muito grande a pressao ? nao te estarás a confundir? :D

penso que não :D o óleo tem uma temperatura ideal de funcionamento..imagina o óleo a 50 ou 60ºC por exemplo...se te lembrares de pisar não será muito bom pois o óleo "está frio", ou seja, não está na temperatura ideal de funcionamento :p

penso eu de que :D
 
Camaleão_ibiza, tenho a certeza do que disse...
Para confirmares basta andares com um carro sem termoestato e depois com termoestato....
Ja testei isso...
Alem disso, o termoestato de oleo nunca esta fechado a 100%....

Soft Maniac:

O oleo tem que atinguir determinada temperatura para ficar eficaz....
Este ponto é uma das caracteristica que distingue a qualidade dos varios oleos que existem...
 
Back
Top