Não sei qual a tabela de temperaturas utilizada para normalzar as viscosidades dos oleos, mas por exemplo um oleo 0w40 num carro a 0ºC tem um viscosidade 0 que correspende á viscosidade minima que o oleo pode atingir, esta viscosidade minima corresponde a um oleo com um coeficiente muito perto da água.
No outro extremo temos a viscosidade 40 que corresponde a um valor que como já referi não sei, pois não conheço a tabela pelo qual estes valores são feitos, mas deve corresponder a 100ºC, isto corresponde á viscosidade máxima do oleo, que fica com um coeficiente parecido ao mel.
Ora como sabem o metal dilata, num carro frio as fissuras onde o oléo tem de chegar são muito pequenas daí o oleo ter que ter uma viscosidade muito baixa para poder chegar a essas árease fazer uma lubrificação eficaz.Mas quando o carro está quente o metal dilata e aumenta o tamanho dessas fissuras, aí o oleo já está com uma viscosidade mais graduada e para além de já conseguir passar nas fisssuras e fazer uma lubrificação uniforme.