Mudar força da direcção com VAG-COM

Ah claro lol, sou mm cromo... :D porreiro p mim é optimo moro mm no porto no marquês. será k é desta k alguem m vai fazer isto :clap:
Tens algum dia k t dê mais jeito? Pessoalmente estou mais disponivel dps d dia 19, sou professor e o ano lectivo acaba esta prox semana, mas obviamente fika ao teu criterio

Se para ti é melhor a partir de dia 19, é só mandares PM a dizer qd podes e num dia que eu venha trabalhar vejo-te isso em 5 min...


Abraço
 
Alterar os parametros da direcção assistida (mais pesado ou mais leve)

1 - Colocar carro a trabalhar
2- Ligar Vag Com (tudo em conformidade e em funcionamento)
3- Desligar o motor e deixar a xave na ultima posição (quadrante ligado) - Muito importante, pois com o motor a trabalhar nunca vais conseguir que o modulo aceite o novo valor
4- Aceder ao modulo 44 Steering Assist (na aba chassis)
5- A leitura e identificação do modulo irá aparecer na parte superior e ai podes ler o valor que esta em vigor. (ex. 000121)
6- Acedes à opção Recode na parte inferior direita e alteras o valor que aparece no primeiro campo.
7- Save/do it e verificas no campo do ponto 5 se o valor foi aceite e alterado

Nota1: os numero de zeros são para se manter (ex. 000121 ---> 000151)

Nota2: Quanto mais baixo for o valor mais leve fica, quando mais alto o valor mais pesada fica.

Nota3: pelo que li existem vários programas
121 - leve
141 - normal
151 - Sport
161 - cupra

Contudo estes valores alteram-se consante os modelos dos ibizas, e o ano de fabrico. Sei pela pouca experiencia que tenho, que os cupra vêm a 161.

A melhor forma de experimentares será anotar o valor de origem para teres sempre uma referencia de origem do carro, e entao depois altereres o valor e ires experimentando ao teu gosto. Não esperes uma alteração drástica no peso da direcção, mas uma leve alteração da rapidez de viragem.

Abraço

Alguém confirma se os passos a seguir são estes postados pelo Caan ??
não estou a duvidar, apenas pra seguir o exemplo e experimentar com o VAG dum amigo meu, assim escuso andar a incomodar alguém :whistle:
tenho-me esquecido disto quando vou à SEAT :(
 
mais um feedback sobre a alteração, já tá feita :clap:
vale a pena realmente! super simples, seguindo os passos, é básico...
coloquei no 10161, pelos vistos é a versão Cupra, isto numa de experiência, ainda terei mais 2 patamares a seguir para ajustar se assim achar.
gostei muito mais da condução assim, visto que passei dum valor stock de 10121 para este novo, antes sentia tudo no volante, irregularidades, alguma tremideira dos pneus já no limite, e a direcção era (digamos) mais assistida, mais leve... agora o feeling é outro, algo mais pesada, isso nota-se nas manobras parado, em andamento a viragem do volante ficou optimizada, e mais preciso e directo, dando mais controlo em todas as situações ;)
pelo menos é a sensação que dá...
imagino k não tardará muito e tá no máximo :p
obrigado aos entendidos...
 
boas, tinha o meu tdi sport a 121 (leve) o que achei estranho.. mas mudei para o suposto cupra (161).. realmente fica um bocado mais pesada, mas nao acho que seja assim mt significativo em relaçao a dureza da direcçao.. ou seja, sinto-a mais pesada, mas nao vai afectar as manobras de ninguem :p

ou seja, na minha opiniao sim, é bom para nao sentir as vibraçoes da rua/(pneus/suspensao, e para evitar que viremos subitamente o volante com um susto ou kk outra coisa (pk esta mais duro).. mas penso que efectivamente a ideia da direcção ficar mais "precisa" é errada.. isto porque? na minha ideia ser mais precisa implicaria que fazendo menos rotaçao no volante, as rodas virassem o mesmo que anteriormente.. tornando-a assim, como dizem, mais directa! mas nao é isso que acontece.. seja em 121 ou em 161, o mesmo angulo de viragem do volante provoca exactamente o mesmo angulo de viragem das rodas! por isso a direção nao é nem mais precisa nem mais directa (isso seria ir aproximando a direcção da que conhecemos até chegar á de um kart :p)

acho que é mais uma questao das vibrações e movimentacoes repentinas indesejadas no volante por feito de uma menos assistencia na direcção..
 
boas, tinha o meu tdi sport a 121 (leve) o que achei estranho.. mas mudei para o suposto cupra (161).. realmente fica um bocado mais pesada, mas nao acho que seja assim mt significativo em relaçao a dureza da direcçao.. ou seja, sinto-a mais pesada, mas nao vai afectar as manobras de ninguem :p

ou seja, na minha opiniao sim, é bom para nao sentir as vibraçoes da rua/(pneus/suspensao, e para evitar que viremos subitamente o volante com um susto ou kk outra coisa (pk esta mais duro).. mas penso que efectivamente a ideia da direcção ficar mais "precisa" é errada.. isto porque? na minha ideia ser mais precisa implicaria que fazendo menos rotaçao no volante, as rodas virassem o mesmo que anteriormente.. tornando-a assim, como dizem, mais directa! mas nao é isso que acontece.. seja em 121 ou em 161, o mesmo angulo de viragem do volante provoca exactamente o mesmo angulo de viragem das rodas! por isso a direção nao é nem mais precisa nem mais directa (isso seria ir aproximando a direcção da que conhecemos até chegar á de um kart :p)

acho que é mais uma questao das vibrações e movimentacoes repentinas indesejadas no volante por feito de uma menos assistencia na direcção..

Concordo. Acho que ficamos com a sensação que é mais precisa e/ou exacta, mas não passa disso, uma sensação! Também se fica com a sensação que o carro é mais "robusto", embora tenha exactamente a mesma robustez:D No entanto, acho que a facilidade de controle do carro se torna maior, pois como ja foi mais que visto, a direcção fica bastante menos sensível.
Abraço
 
Acredito mais que esses valores apenas alteram a velocidade do motor eléctrico da bomba hidráulica... mais ou menos rotação, maior ou menor assistência.
 
É isso tudo exactamente como voces disseram :p
se calhar devido à "robustez" com que fica, e a menor assistência da direcção (como foi dito), transmite a sensação de ser mais directa e precisa, mas não quer dizer que o seja :rolleyes:
melhora alguns aspectos e recomenda-se, é a conclusão que se tira :clap:
 
Quem é a alma caridosa que me faz esta mod no meu 6L?Depois do feedback que vi aqui da malta gostava de experimentar...Na zona de Rio Maior pois por enquanto não vou para os lados de LX...

Digam algo sff tipo Santarém, Caldas ou assim...

Agradeço desde já...

Abraço
 
Quem é a alma caridosa que me faz esta mod no meu 6L?Depois do feedback que vi aqui da malta gostava de experimentar...Na zona de Rio Maior pois por enquanto não vou para os lados de LX...

Digam algo sff tipo Santarém, Caldas ou assim...

Agradeço desde já...

Abraço

Sou da zona de Santarém se quiseres estás a vontade :D
 
agora revi o meu post.. e so para corrigir.. nao façam o passo numero um. nao precisao de por o carro a trabalhar. apenas é so preciso ter a chave na posição em que se fica com o quadrante ligado mais nada.

Nota: o procedimento nao pode ser feito nunca com o carro a trabalhar... pois nao deixa mesmo fazer (experiencia propria)
 
Sou da zona de Santarém se quiseres estás a vontade :D



Obrigado Dikon

Se calhar esta semana era fixe...podes?ainda não sei muito bem quando mas...

Podes mandar-me o teu numero por PM?

Assim amanha (hoje porque já são 2:40) ou depois ligava-te para combinarmos pode ser?

Diz algo e mais uma vez obrigado

Abraço
 
Obrigado Dikon

Se calhar esta semana era fixe...podes?ainda não sei muito bem quando mas...

Podes mandar-me o teu numero por PM?

Assim amanha (hoje porque já são 2:40) ou depois ligava-te para combinarmos pode ser?

Diz algo e mais uma vez obrigado

Abraço

Só posso 5ºfeira a partir das 15h30m se poderes nesse dia diz:finga:
 
cheguei a ter a 181, mas dps em manobras já se notava algum peso a mais pa fazer a bela da manobra só com a palma da mao :p fico-me pelos 151.. que para mim julgo que seja o mais equilibrado..
 
julgo que nao.. o que pode acontecer é ao colocares o valor, ele nao ter aceite, e quando nao aceita ele nao o "carrega" assumindo o valor original.. das duas uma, ou tavas distraido e nao reparas-te que nao mudou, ou entao realmente é uma situação estranha.. :weedman:
 
Eu mudei, senti a direcção mais pesada mas passado uns tempos parece-me estar como de origem... ainda não confirmei com o vag-com o valor que está actualmente mas tinha ideia de alguém já ter comentado o mesmo.
 
Back
Top