Citroën Saxo CUP 1.6 16v vs Honda Civic Type R 1.6 16v...

Na tua opinião qual dos 2 é o melhor? (leiam o tópico, votem e deixem o pq do voto..)

  • Saxo CUP 1.6 16v

    Votes: 8 14,3%
  • Civic Type R 1.6 16v

    Votes: 48 85,7%

  • Total voters
    56
  • Poll closed .
essa historia de qual anda mais e de qual tem mais arranque tem um indicador que diz quase tudo para carros parecidos... relação peso/potencia = arranque 0-100 km/h (mais ou menos)..

o cup tem 7.35 kg/cv mas penso que o cup pesa 920 KG e ai 7.6667 Kg/cv

ora 7.7kg/cv = 7.7 seg 0-100 Km/h


o honda tem 5.89 kg/cv = +- 5.9 seg 0-100 Km/h

ora este comparativo não tem nada a ver são carros muito diferentes..este ctr ate deve despachar o ctr com motor 2.0L de 200cv... do qual não sei o peso

mas para o mesmo peso se o motor do honda for o de 160 cv ja temos 6.8 kg/cv

so para teste o ibiza 6L pd130 tem +- 1280Kg e +- 137cv(pa não dizerem que tem mais do que a marca declara).. 9.3 Kg/cv acho que a marca declara 9.2 seg 0-100 km/h...

agora se pensarmos que temos motas no mercado com mais cvs que Kgs...se tivessem aderencia ate aos 100 era quase instantaneo dos 100-200 km/h...acho que são 5 seg...
 
penso que o sucesso do cup se deve ao equilibrio de todos os factores pois temos carros que curvam melhor e outros que andam mais e outros com melhores acabamentos mas o cup tem o necessario para ser utilizavel em cima dum bom chassis e com um bom motor, com pouco peso a um preço muito bom..e ainda por cima facil manutenção e boa fiabilidade.. é dificil arranjar um carro para bater o cup no seu terreno..

claro que os hondas tem os melhores motores atmosfericos senão vejamos os comparativos das revistas "civic typeR vs Seat Leon Cupra" e vence o civic...não em prestações mas tb não foi por muito...

o grupo psa não voltara a ter tao bom carro no mercado senão olhem para o ainda mais puxado c2 Vts (125cv) e que não é nada de especial pois o peso nem se compara com o do cup...e ai ja se pode ir buscar os 1.6 do grupo vag pa comparar...e outras marcas...suzuki,mini,etc..

quando tinha o tigra tb me sentia frustado por não acompanhar os cups e fiz o calculo do meu post anterior e precisava de ter no tigra 143 cv para aconpanhar um cup stock... tudo dito...

todos os carros tem prós e contras mas cego é aquele que só ve os pros duns e os contras doutros...

abraços
 
mas cego é aquele que só ve os pros duns e os contras doutros...

abraços
Acho q espero q ñ tenhas dito isto por ter referido cegos nos meus posts, mas acho q já expliquei a quem me referia...

Já agora eu nunca disse q o CUP era uma m€rda... Sempre disse q era um excelente carro, mas q tava a anos luz dos melhores!!!

Espero q isto tenha ficado claro...

Um abraço... []'s
 
O clio Rs concordo, melhor chassis, melhor qualidade de construção, agora motor não!
o 205 o 1.9 gti sim muito bom, todos os dias tenho um à porta !!lol
Agora o type R não é comparável
O cup para mim é um "carro de corrida"e como foi essa a intenção de ser feito, acho que é excelente nisso, anda muito bem mexido, curva muito bem , agora por exemplo interiores não!
 
O clio Rs concordo, melhor chassis, melhor qualidade de construção, agora motor não!
o 205 o 1.9 gti sim muito bom, todos os dias tenho um à porta !!lol
Agora o type R não é comparável
O cup para mim é um "carro de corrida"e como foi essa a intenção de ser feito, acho que é excelente nisso, anda muito bem mexido, curva muito bem , agora por exemplo interiores não!

Se tens o GTi à porta, tens sorte, quem me dera recuperar o 1.9 Gti que o meu velho teve.
Quanto ao saxo, já disse a minha opinião. Eu ligo muito aos interiores, pode não ser a parte mais importante do carro, mas é a minha ideia.
 
Acho q espero q ñ tenhas dito isto por ter referido cegos nos meus posts, mas acho q já expliquei a quem me referia...

Já agora eu nunca disse q o CUP era uma m€rda... Sempre disse q era um excelente carro, mas q tava a anos luz dos melhores!!!

Espero q isto tenha ficado claro...

Um abraço... []'s

pa disse isso porque assisti a montes de conversas destas cup vs resto do mundo ou honda vs resto do mundo e acho que são conversas descabidas...

antes de ser membro deste forum era do tol e lá ate enjoava com a falta de visão de algumas pessoas ..

eu falei dos carros atras no entanto nunca tive honda nem psa..
so tive opel bmw mercedes seat suzuki audi fiat ...

acho que todas as maquinas tem algo que puxa os clientes ... e acho que que se o pessoal conseguir ver os pros e contras dos carros todos nos damos bastante melhor...

eu por exemplo já disse muito mal do ibiza 6L (estetica) e hoje tenho um.. porque no resto o carro é muito equilibrado.. consumos, problemas, andamento, valor comercial, e claro que tem muitos contras...

para mim era o ctr(2.0L 200cv) mas com a economia do ibiza...curto bue desse carro...

mas como não é possivel a economia é um factor importante para mim...

abraços...espero ter explicado a minha posição
 
Comparação bastante absurda.
Nao votei pq não existe comparação possível.

Não tenho nenhum saxo, mas já tive e posso dizer que dificilmente irei ter um carro assim, e com comportamentos a cima da média em pista. Hondas já andei com vários desde s2k a ctr´s e é um escalão bem mais elevado.
 
Realmente tb axo que a comparaçao nao faz muito sentido.Um Cup nao é de forma nenhuma comparavel com um CTR.Sao de "ligas" diferentes. axo piada ao cup pk parece um kart e tem um motor "diabolico".Salvo raras "Excepçoes" nao há motor 1.6 atmosferico stock pra stock que bata o 1.6 do cup.
Só um pequeno aparte como um user disse que o cup Stock fazia 7.7 segundos os 0-100km/h stock.Isso é mito pk stock manda-se para os 8 e qq coisa pk já vi e li sobre isso ;)
Cumps
 
FRtdi... Dsc mas acho mais descabido o teu comentário:

"Salvo raras "Excepçoes" nao há motor 1.6 atmosferico stock pra stock que bata o 1.6 do cup."

Eu disse vários q têm condições para o fazer... Entre outros... Como Lupo GTI, como Golf mk1 GTi... Epah, o CUP ñ deixa de ser um excelente carro e ter um excelente motor... Mas pintam-no mtas vezes como o best, e de best ñ tem nada...

Até um Golf mk1 GTi de 1970 e tais, vai lá a puxar com um CUP até fechar a loja...

Um abraço... []'s

PS: O problema aqui é q pcos de nós vimos CUP's stock a puxar...





Comparação bastante absurda.
Nao votei pq não existe comparação possível.
Dsc mas tamos a falar de um carro de produção da mesma altura...

Ambos 1.6...

Ambos Atmosféricos...

Ambos 16v...

Ambos a versão mais desportiva do seu modelo...

Tem menos potencia o CUP?

E daí? Já vi fazerem comparações com o A3 1.6... (mais pesado e menos potente...)

Na altura vi acharem justa a comparação, com comentários do estilo: "Ñ é mais potente??? Metam potencia... É assim tão pesado??? Tirem peso...!"

Daí eu dizer no inicio q este tópico era mais dirigido aos cegos... E expliquei quem eram os ditos cegos...

Um abraço... []'s
 
Last edited:
continuo a achar que a comparação é descabida senão de aqui a nada poem-se ao barulho aqueles 1.4L de 105 cv (motor rover) que fazem 5 seg aos 100Km/h os cahterham de 500Kg numa pista com muitas curvas não tens ferrari para bater esse carro....
esse ctr que apresentas-te não é para o comum dos mortais ...

para mim o motor do cup realmente não é nada de extraordinario existem muitas marcas com motores 1.6 e 120cv ou mais só que normalmente estão aliados a carros com melhores interiores melhores acabamentos e no fim bem mais pesados..podemos ver que esse motor no 206 não é grande coisa porque tiveram que colocar mais binario a baixas rotações e assim a alma a altas rotações foi-se embora...mesmo que metas as cams do cup caixa de velocidades, linha e admissão trofeu não fazes grande coisa do 206 por causa do peso..

o cup é um carro extraodinario pelo compromisso que fez entre todos os aspectos... e assim consegue cativar clientes mais jovens... pelas prestações a baixo preço..e ai acho que o cup não tem rival e não há nada que o bata por tão baixo preço ... so tens carros que se aproximam mas depois deitam tudo a perder noutros campos... o R5 GT Turbo muito bom... comportamento e travoes é esquecer...e outros...

os motores dos hondas sim são muito bons e espectaculares e os unicos que se aproximam são de carros que custam, pequenas fortunas tipo M3 RS4 63AMG ou para mim os motores que são um sonho Wankel..

claro que um cup chateia um honda mas se o honda pesar o mesmo do cup a rotação e os cvs fazem diferença.. e se for para comparar carros alterados existe sempre a limitação do dinheiro porque senão não há limites.. há videos na net um cup com turbo a deixar um m3 para tras e um s2000 com turbo com 400cv...

penso que o cup como carro de produção massiva e acessivel não tem concorrentes...

penso que os hondas em motores atmosfericos de baixa cilindrada não tem concorrentes...

abraços
 
FRtdi... Dsc mas acho mais descabido o teu comentário:

"Salvo raras "Excepçoes" nao há motor 1.6 atmosferico stock pra stock que bata o 1.6 do cup."

Eu disse vários q têm condições para o fazer... Entre outros... Como Lupo GTI, como Golf mk1 GTi... Epah, o CUP ñ deixa de ser um excelente carro e ter um excelente motor... Mas pintam-no mtas vezes como o best, e de best ñ tem nada...

Até um Golf mk1 GTi de 1970 e tais, vai lá a puxar com um CUP até fechar a loja...

Um abraço... []'s

PS: O problema aqui é q pcos de nós vimos CUP's stock a puxar...






Dsc mas tamos a falar de um carro de produção da mesma altura...

Ambos 1.6...

Ambos Atmosféricos...

Ambos 16v...

Ambos a versão mais desportiva do seu modelo...

Tem menos potencia o CUP?

E daí? Já vi fazerem comparações com o A3 1.6... (mais pesado e menos potente...)

Na altura vi acharem justa a comparação, com comentários do estilo: "Ñ é mais potente??? Metam potencia... É assim tão pesado??? Tirem peso...!"

Daí eu dizer no inicio q este tópico era mais dirigido aos cegos... E expliquei quem eram os ditos cegos...

Um abraço... []'s

Mas esse carro foi comercializado em Portugal?? Parece-me que não.. Eu nunca vi nenhum civic 1.6 type r ao vivo e a cores..
Nao existe comparação possível mas tu já vi que defendes a tua opnião com muita fé.. Força ai..
 
bem meus amigos.. eu voto CTR sem qq dúvida..

se o comparativo tivesse o 106 GTi, diria q o preferia mil vezes em relação ao sacho cupe, na gosto de latas da citro, acho q são mto maus em termos de construção e de acabamentos..

entre o 106 e o saxo, 106 sempre.. mas saxo vs CTR... na há dúvidas..

já agora, pros citro-lover's, até um velho VTi com 160 cv's dá na pá em tudo a um saxo, são mais baratos, mais fiáveis e com poucas mod's ficam com mto melhor "handling" q um saxo.. qt mais vir falar do type-R...

só mais uma coisa.. 1.6 com 120cv já os japonas vendiam disso em 80 e tal com o bom, velho e verdadeiro AE86 aka TWINCAM 16v....

e mais na digo.. :D:D:D
 
Back
Top