ola pessoal.
estive aqui a ler o q pessoal escreveu, paginas de consulta e agradeço desde ja toda a informaçao disponibilizada...
se bem percebi isto é uma cena q me pareceu basaroca de fazer... (ou nao)
partindo do principio q o potenciometro tem 2 pinos, tenho de ligar a resistencia em paralalelo, ou seja algo como:
_O_ ____ _--_
Legenda:
_O_ potenciometro
_--_ resistencia
depois de assim ligado, posso pôr um interruptor numa das extremidades, e ficaria algo do genero:
___ _O_ ____ _--_ ___ _N_ _____
Legenda:
_N_ Interruptor
isto dentro de uma caixinha, fazendo chegar os dois fios ao motor para poder ligar entao ao pino 2 e 3
fiz-me entender?
alguem opine sobre esta trapalhada q para aqui fiz, e se disse algo mal, por favor digam pois tou aqui para aprender.
caso isto seja correcto, gostava q me dicessem o valor da resistencia pela qual deveria começar...
Tenho um Seat Ibiza GTTDi de 110cv de 99/7
Caso algo corra mal, nao virei aqui para o forum culpar este ou aquele. tenho 24 anos, tenho o poder de decidir o q fazer ou nao... bem ou mal, isso depois ja é cmg, pois fui eu q fiz.
(compreendo totalmente o q o nosso amigo Jonhy boy quis dizer com o facto de nao kerer explicar isso aqui) mas jonhy, se quiseres ser um bacano, e me quiseres mandar um PM ou qq cena a explicar se tou correcto ou nao, agradecia-te muito.)
Agradeço imenso a todos a vossa ajuda.
Abraço.