Velocidade máxima no quadrante do Ibiza 1.4 100CV

Qual a velocidade de ponta do 1.4 16V 100CV?


  • Total voters
    537
e que tal ficou entao rapaz??
em termos praticos quanto aumentou em cv's ou em em binario??
ja soube dum amigo meu que trabalha na seat a mecanico que estes carrosdao pra fazer repro fixe, ate mais 20cv's, mais do que pensava que fosse possivel ate...curtia no meu, mas sao muito caras...so se fosse um negocio da china, cena bem feita e tal, porque isto é pra durar ;)
e mexer na admissao mantendo o carro minimamente stock ja alguem fez algo??

Nao tive ganhos nenhuns em papel. Binario e potencia exactamente kom os mm valores no teste antes e apos a EPROM.

Repro nestes karros nunca na vida dao te 20cvs. É um motor atmosferico, logo nao tens muitos parametros k possas alterar a nivel da centralina para te dar mais potencia.

No meu caso, como ja tenho algumas modificaçoes, e como o karro ja ta kom cavalagem bem superior à de origem, a repro nao deu para incrementar muito mais.

Mas, neste motor stock, fazendo a reprogramaçao da centralina ganhas ai ~10cv. Dai k no meu nao tenha adiantado mt pk eu ja vou acima dos 110cvs.
E creio estar no limite do potencial deste motor DOHC.

Kto a mexer na admissao, axo k basta colocares um filtro de admissao directa, tipo o meu BMC-CDA ou da Green. Admissao + repro já fikas kom algo engraçado, axo eu. Mas eu aprendi a minha liçao e creio k nao vale a pena pensar em repro pa este motor.

Mal de ti se o teu nao da mais o meu todo de origem ja deu 210 e ainda nao estava no rede line, poix isso o teu como o tens tem de dar bem mais...

É assim, eu ja disse e re-disse;
210 e nao tava no redline é pura e simplesmente mentira. Pelo menos, tal nao akontece com o meu motor e ele encontra-se em mto boa saude.
Sem kerer ofender, mas ja apresentei provas.
Tenho um filme do meu a dar 215 so kom admissao e vai ja bem dentro da redline, mto proximo do corte.
Aki fika uma imagem desse filme:
TopSpeed2156600rpms.jpg

Peço dsk pela kualidade, mas da perfeitamente pa comprovar o k eu digo: 215 Km/h <=> 6600 Rpms.

Kto ao meu dar bem mais.. Honestamente, inda nao experimentei novamente kom as mods todas. Mas agr kom o korte alterado pas 7000rpms, creio conseguir xegar aos 220+ kmh.

Contudo, para tal akontecer, é preciso uma ajudinha da Mãe-Natureza.
 
Nao tive ganhos nenhuns em papel. Binario e potencia exactamente kom os mm valores no teste antes e apos a EPROM.

Repro nestes karros nunca na vida dao te 20cvs. É um motor atmosferico, logo nao tens muitos parametros k possas alterar a nivel da centralina para te dar mais potencia.

No meu caso, como ja tenho algumas modificaçoes, e como o karro ja ta kom cavalagem bem superior à de origem, a repro nao deu para incrementar muito mais.

Mas, neste motor stock, fazendo a reprogramaçao da centralina ganhas ai ~10cv. Dai k no meu nao tenha adiantado mt pk eu ja vou acima dos 110cvs.
E creio estar no limite do potencial deste motor DOHC.

Kto a mexer na admissao, axo k basta colocares um filtro de admissao directa, tipo o meu BMC-CDA ou da Green. Admissao + repro já fikas kom algo engraçado, axo eu. Mas eu aprendi a minha liçao e creio k nao vale a pena pensar em repro pa este motor.



É assim, eu ja disse e re-disse;
210 e nao tava no redline é pura e simplesmente mentira. Pelo menos, tal nao akontece com o meu motor e ele encontra-se em mto boa saude.
Sem kerer ofender, mas ja apresentei provas.
Tenho um filme do meu a dar 215 so kom admissao e vai ja bem dentro da redline, mto proximo do corte.
Aki fika uma imagem desse filme:
TopSpeed2156600rpms.jpg

Peço dsk pela kualidade, mas da perfeitamente pa comprovar o k eu digo: 215 Km/h <=> 6600 Rpms.

Kto ao meu dar bem mais.. Honestamente, inda nao experimentei novamente kom as mods todas. Mas agr kom o korte alterado pas 7000rpms, creio conseguir xegar aos 220+ kmh.

Contudo, para tal akontecer, é preciso uma ajudinha da Mãe-Natureza.


ou seja se bem percebi no nosso tem k s mudar a EPROM??
eu nem tava muito numa de repros, isto pk, temos motor pra mexer mecanicamente, aí sim se podem conseguir boas mods ;)
agora mexer em admissao dá bem resultado, isso eu sei por experiencias anteriores, tive e tenho ainda um outro DOHC, nao da seat, consegue se ganhos bem interessantes em comportamento mexendo na admissao, aconselho vivamente, sem grandes gastos nota se melhorias fixes, a baixas rpm's ganha se resposta mais facilmente e o carro fica mais leve e solto, respira melhor, logo mais binario disponivel e por conseguinte tambem uma mistura de gota com mais ar, mais rica e anda mais :finga:
e tem outras vantagens tambem, gastar menos, motor a baixas mete mais ar do k mete quando ta stock, nao é necessaário carregar tanto no acelerador pra ele responder, ja em altas gasta mais tambem porque a medida que entra mais ar, tambem injecta mais gota, mas é um mal menor, porque pouco se nota as diferenças de consumo e se estas existirem sao pra melhores consumos em media...
alem disto tudo é o ronco k nos nossos deve ficar uma coisa por demais, o teu por exemplo com BMC deve tar o auge... :D
quando fores e se fores a alguma concentração que organizem por aí, avisa e combina se que eu curtia ver o teu makinao :respect:
quanto a velocidade, axo k ja tinha dito, meu ta stock, tenho 2mil kms, carro sem dificuldades xega aos 200kmh, numa descidazita k apanhe 210kmh, por volta das 6500rpm's, portanto, quando der 215kmh k la xegara concerteza vou perguntar pk é k o corte ta ja ali as 6600rpm's!!! :axe:
mas tudo bem, nada que nao seja reversivel ou possivel de alterar...
ca estarei pra dar as ultimas quando começar as mods, a primeira é ponteira na saida do escape :cool:

depois admissao, e melhorias progressivas...
 
No meu que é rarissimo eu puxa-lo, dei 200... ou melhor... quase... faltava 1 mm ou 2mm no quadrant pa la tocar eheh... mas depois a estrada acabou... nao sei se da mais ou nao... mas ja ia a esganar se todo pa dar mais.
anda preso coitado... ninguem puxa por ele. :)
 
Deve ser de não ser puxado, com medida claro...Ele dá os 200km/h, talvez precise de ser solto...Tens motor para dar isso...
 
Eu noto imenso kd faço assim um mes inteiro ks 100% so em cidade.

Fika o motor mesmo perro e so dps de uma centena de km's a abrir é k volta a ter a sua alma renovada :p
 
Eu noto imenso kd faço assim um mes inteiro ks 100% so em cidade.

Fika o motor mesmo perro e so dps de uma centena de km's a abrir é k volta a ter a sua alma renovada :p

Imagina o meu... normalmente e so cidade... as vezes la vai uma 2ª ou 3ª ao corte e tal...
tirando isso sao viagens no relax... 120.. 140... nunca é d puxar muito.. possivelmente é disso... mas ... o que interessa nao é a velocidade... é a rapidez com que chega a 150 ( para mim :D)
 
Eu noto imenso kd faço assim um mes inteiro ks 100% so em cidade.

Fika o motor mesmo perro e so dps de uma centena de km's a abrir é k volta a ter a sua alma renovada :p

Este motor não gosta nada de baixas rotaçoes, ainda pra mais em cidade...

Então se o motor tiver a gastar um pouco de oleo é muito mau, a borboleta fica suja num instante.:ideia:

Já alguma vez fizeste limpeza?

Claro que quando se dá aquelas esticadelas em AE também deve tirar algum carvão...
 
Yeps, já limpei o corpo da admissao aos 20mil km's.

Penso k se deve mm à elasticidade destes motores mais rotativos.

Já kd faço uma viagem longa smp a abrir, o resultado é o inverso. Parece k ganha mais um ou outro pónei.

K o motor nao gosta das rotaçoes baixas ja eu sei :D
 
Yeps, já limpei o corpo da admissao aos 20mil km's.

Penso k se deve mm à elasticidade destes motores mais rotativos.

Já kd faço uma viagem longa smp a abrir, o resultado é o inverso. Parece k ganha mais um ou outro pónei.

K o motor nao gosta das rotaçoes baixas ja eu sei :D


Assino por baixo \\:D/ e já agora acrescento que o estaminé dos gasolineiros tem vindo a ganhar qualidade e espero que assim continue, graças a menbros como o senhôre eSck...
já se sabe que motores a gasoil dão para mexer mais daí termos de inventar e mexer no que podermos...
 
Last edited:
Carros a gasoleo na minha opiniao e de quem pensa que vai poupar e maior parte das pessoas nao faz os kms suficientes ao ano para compensar...simplesmente é moda... e sabe bem por 5 euros e fzr 70 ou 80 km. isso sabe... mas o preço que pagam por ser a gasoleo e 2 lugares... se fosse a gota ainda sobrava $ pa gota :D
 
Olhem só este arranque...

[YOUTUBE]http://www.youtube.com/watch?v=Z98qR00dvJM[/YOUTUBE]

Nada mau para um 1.4, acho que contei 9s dos 0-100...;)
 
Tenho k experimentar fazer uma filmagem dessas no meu tb..

Axo k ja konsegui bater os 10secs tb :D
 
Olhem só este arranque...

[YOUTUBE]http://www.youtube.com/watch?v=Z98qR00dvJM[/YOUTUBE]

Nada mau para um 1.4, acho que contei 9s dos 0-100...;)

ta mt bom esse arranque...
o ronco é o k mais se gosta de ouvir :finga:
é musica pra alguns ouvidos!!!tas a dar quanto em ponta???
 
Dass eu neste forum cada x percebo menos....lol :lol:
Tenho um Tdi Sport 110cv stock,120,6cv e 302,3Nm medidos no aniceto silva...Pneus 195/45R16 e mal chega aos 210Km/h e vejo dps com alguns carros iguais e vai la vai eles nao andam...Os vossos andam d cralhe...Cralhe devo ter o ponteiro todo fdide....lololol :lol: :lol:

Pois é pois é, o poder da gasolina é imenso...:D
 
Pois é pois é, o poder da gasolina é imenso...:D

so kem tem gasosas sabe né!? :respect:
fotos e videos nao xegam?? :rir:
s for preciso ponho aki uma foto do meu ponteiro a 210, e ja passou disso, a descer dou 215 ou seja quanto for, mas passa dos 210!!!!
parece k so os dieseis é k andam e k podem andar muito!!! :D
os gotas andam mt, simplesmente nao tem a mesma margem de progressao dum diesel...
abraços :cool:
 
so kem tem gasosas sabe né!? :respect:
fotos e videos nao xegam?? :rir:
s for preciso ponho aki uma foto do meu ponteiro a 210, e ja passou disso, a descer dou 215 ou seja quanto for, mas passa dos 210!!!!
parece k so os dieseis é k andam e k podem andar muito!!! :D
os gotas andam mt, simplesmente nao tem a mesma margem de progressao dum diesel...
abraços :cool:

nao têm? mete turbo k eles veem...
 
nao têm? mete turbo k eles veem...

:rir: :rir: :rir:
nao me faças rir, pk aí nem sombras de dieseis, a corda rebentava... :D
obvio k tou aki pra defender a minha "dama", mas s tivesse um diesel, diria na mesma bem dos gasosas, nao tenho 2 palas k so veem fumarentos!!
akilo k axo k é o k todos vemos, é k parece k so os dieseis sao makinas, podem andar e dar tufo, quando ate se percebe k o desenvolvimento deste tipo de motores ta mais atrasado em relação aos gasosas, sendo k so agora se ve a entrada de motores diesel nas em corridas de importancia relevante como LE MANS 24 HOURS, no WTCC...gasosas ja la andam ha muito... :respect:
think about it :whistle:
nao somos melhores nem piores, temos o nosso espaço...
competições, so nas pistas :finga:
 
Os motores diesel só iram trinfuar verdadeiramente quando descobrirem uma tecnologia qualquer que lhes permita fazer mais rotação..

Claro que os motores já evoluiram muito e já se vêm bons exemplos em competição, tal como o MagaDS disse. Mas só mesmo o grupo VAG é que se está a dedicar a isso..

Vamos ver até onde vão..

Para já, continuo a preferir as minhas 98 octanas, a preço de ouro por litro :whistle:
 
Back
Top