Seat Ibiza 1.4 Tdi Ecomotive

Citando revista " AUTOHOJE ":

O Seat Ibiza Ecomotive já está disponível no mercado português.

Tomando por base o 1.4 TDI de 80 cv, dotado de um filtro de partículas, a marca desenvolveu um novo software para a gestão do motor. Escalonando uma nova relação da caixa de velocidades, conseguiu diminuir os níveis de emissões de CO2 para os 99 g/km, face aos 118 g/km da versão convencional. A média ponderada de consumos desceu de 4,6 para 3,8 litros por cada 100 km quilómetros percorridos.

Com vista à diminuição dos consumos e das emissões de gases poluentes, o Ecomotive também viu a sua aerodinâmica melhorada e o peso diminuído de 1 106 Kg para 1 084 kg.

O ar-condicionado, ABS, três encostos de cabeça reguláveis em altura, desactivação do airbag do passageiro, cruise control, faróis de nevoeiro, fecho centralizado e vidros dianteiros eléctricos são alguns dos elementos que compõem a lista do equipamento de série do Ecomotive.

No mercado português, o Seat Ibiza 1.4 TDI DPF Ecomotive de três portas custa 17.385 euros e o de cinco 17.800 euros.
 
Seat Ibiza Ecomotive

Boas, eu actualmente tenho um Opel Corsa 1.4 16V de 1996, que além de consumir um bocado, já me deu algumas chatices.
Já fui pessoa de muitas aceleradelas, mas agora já não. Já tive no carro escapes de rendimento, filtros K&N, mas agora está todo de série.

Não sou pessoa de fazer muitos km's, mas a maioria que faço é em cidade e pequenas deslocações em estrada. Apenas aos fins de semana ando um pouco em auto-estrada.
Estou muito interessado em comprar o Seat Ibiza Ecomotive, porque penso que é um carro bastante económico, sempre tive ideia de os motores TDI serem muito fiáveis, e em 2008, com o novo ISV (60% componente ambiental+40% cilindrada+dedução de 500 euros por baixa emissão de partículas, pois este modelo já trás filtro de partículas de série), este modelo deverá baixar um pouco de preço, o que o torna muito apetecível.

Apenas tenho uma dúvida. Vou ter que contar uma pequena historia, espero que me desculpem.
Eu durante anos a fio fui sempre fazer as revisões do meu Corsa no representante da Opel. Pagava às vezes 600 euros, desde correntes de distribuição (já levou duas) fugas de água no radiador, até ao eterno problema do carro por vezes "abafar" e ir-se abaixo quando passava para ponto morto.

Este problema nunca foi resolvido pelos tipos da Opel. Um dia consultei um mecânico particular que me foi indicado por um amigo meu, e ele disse-me logo que o problema do meu carro era o carvão alojado no motor. Por isso ele abafava. O senhor descarbonizou-me tudo, desde a válvula EGR, até ao sensor de massa de ar e tudo o mais que pode sem abrir o motor.
Desde ai o carro tem andado uma maravilha. Passei a confiar no homem.

Até que surgiu esta ideia de trocar o Corsa pelo Ibiza Ecomotive. E ele disse que não ouvia boas coisas dos motores 3 cilindros da VW.
Eu, antes de me registar no forum, pesquisei aqui o que pude sobre o 1.4 TDI, e encontrei várias pessoas com a mesma duvida que eu. Alguns tópicos até "descambaram" um pouco, com picardias entre o pessoal :D
Mas li sempre que era um motor fiável, dependendo sempre do trato que lhe é dado.

Assim, a minha dúvida é se vocês têm conhecimento de algum facto que possa ter levado o meu mecânico a dizer o que disse dos motores 3 cilindros da VW. Sei lá, por exemplo, que tal são os motores a gasolina de 3 cilindros? Será que estes dão problemas, e o meu mecânico ouviu isso, e pensa que também se aplica aos TDI 3 cilindros?

Desde já o meu obrigado a todos pelas vossas opiniões.
 
Obrigado pelo link, Alexandre. :)
Já tinha lido outros tópicos, mas este ainda não tinha visto. Vou ver com toda a atenção.
 
Já agora, vou aproveitar este tópico para a seguinte questão aos proprietários de Ibizas com o motor 1.4 TDI 80cv:

Qual é a margem de utilização do motor?

Por exemplo, no meu actual Corsa, até às 2000 rpm, não se passa nada. Entre as 2000 e 3000 o motor começa a acordar (já responde bem para um andamento calmo). Entre as 3000 e as 4000, o motor fica ainda mais forte, e a partir das 4000 até ao corte de injecção é sempre a puxar bem.
Quando eu tinha o filtro de ar de admissão directa da K&N, além do carro fazer um barulho estrondoso (acreditem, era estrondoso..parecia um carro de competição), dava-me a sensação que entre as 6000 e o corte de injecção (por volta das 6600/6700 acho) ele ainda puxava mais um pouquinho, uma espécie de estirada final. Mas como nunca o levei a um banco de ensaio, não tenho a certeza que era mesmo assim ou só impressão minha por causa do barulho.

E no 1.4 TDI, como é que funciona o ciclo de utilização das rpm's?
 
Boas, eu actualmente tenho um Opel Corsa 1.4 16V de 1996, que além de consumir um bocado, já me deu algumas chatices.
Já fui pessoa de muitas aceleradelas, mas agora já não. Já tive no carro escapes de rendimento, filtros K&N, mas agora está todo de série.

Não sou pessoa de fazer muitos km's, mas a maioria que faço é em cidade e pequenas deslocações em estrada. Apenas aos fins de semana ando um pouco em auto-estrada.
Estou muito interessado em comprar o Seat Ibiza Ecomotive, porque penso que é um carro bastante económico, sempre tive ideia de os motores TDI serem muito fiáveis, e em 2008, com o novo ISV (60% componente ambiental+40% cilindrada+dedução de 500 euros por baixa emissão de partículas, pois este modelo já trás filtro de partículas de série), este modelo deverá baixar um pouco de preço, o que o torna muito apetecível.

Apenas tenho uma dúvida. Vou ter que contar uma pequena historia, espero que me desculpem.
Eu durante anos a fio fui sempre fazer as revisões do meu Corsa no representante da Opel. Pagava às vezes 600 euros, desde correntes de distribuição (já levou duas) fugas de água no radiador, até ao eterno problema do carro por vezes "abafar" e ir-se abaixo quando passava para ponto morto.

Este problema nunca foi resolvido pelos tipos da Opel. Um dia consultei um mecânico particular que me foi indicado por um amigo meu, e ele disse-me logo que o problema do meu carro era o carvão alojado no motor. Por isso ele abafava. O senhor descarbonizou-me tudo, desde a válvula EGR, até ao sensor de massa de ar e tudo o mais que pode sem abrir o motor.
Desde ai o carro tem andado uma maravilha. Passei a confiar no homem.

Até que surgiu esta ideia de trocar o Corsa pelo Ibiza Ecomotive. E ele disse que não ouvia boas coisas dos motores 3 cilindros da VW.
Eu, antes de me registar no forum, pesquisei aqui o que pude sobre o 1.4 TDI, e encontrei várias pessoas com a mesma duvida que eu. Alguns tópicos até "descambaram" um pouco, com picardias entre o pessoal :D
Mas li sempre que era um motor fiável, dependendo sempre do trato que lhe é dado.

Assim, a minha dúvida é se vocês têm conhecimento de algum facto que possa ter levado o meu mecânico a dizer o que disse dos motores 3 cilindros da VW. Sei lá, por exemplo, que tal são os motores a gasolina de 3 cilindros? Será que estes dão problemas, e o meu mecânico ouviu isso, e pensa que também se aplica aos TDI 3 cilindros?

Desde já o meu obrigado a todos pelas vossas opiniões.

Pá, eu tenho aqui em casa dois motores de 3 cil. mas a gasolina (1.2, um num ibiza e outro num VW) e um tem quase 45mil e outro passa pouco dos 60mil e nunca deram problemas. Mas também foram comprados há relativamente pouco tempo e em segunda mão. A única pessoa que conheço ter um carro com um motor desses é um colega meu da univ que tem um polo 1.4TDi e o carro tem 82mil (com 5 anos) e também nunca teve problemas. Por outro lado tenho outro colega meu que faz uns biscates na oficina do irmão e que se farta de dizer mal desses motores e dos problemas que eles tem. Mas sinceramente até agora ainda não tenho nada com que me queixar. Espero que tenha sido útil..
 
Ah, mas os motores a gasolina não tem quase força nenhuma. Ou aceleras bem ou esquece. Acho que se metesse a minha Renault 4GTL com metade dos cavalos e quase dos kilos os puxava na boa.
 
Obrigado pelos teus comentários, Hugo.
Pelos vistos, os mecânicos não tem muito boa impressão dos motores 2 cilindros. Se calhar há algum preconceito por só terem 3 cilindros, não sei.
Digo isto pelo que tenho lido aqui no forum, a maioria dos problemas que as pessoas com 1.4TDI tem tido, quase nenhum tem haver directamente com o motor.

Gostava também de ler alguma opinião sobre a margem de utilização dos motores 1.4TDI.
O turbo entra a que rotações? A partir de que rotação o motor começa a responder? Qual o limite de rotações a que se pode levar o motor tendo ainda boa capacidade de resposta (com isto não pergunto o corte de injecção, mas sim qual o valor a partir do qual já não adianta estar a esticar mais o motor.)
 
Boas Rui!

Como deves imaginar e sendo o motor em causa um TDI a faixa de utilização situa-se mais entre as 2000 e as 4000 rpm´s. É um carro que apresenta um binario maximo muito bom, de 195 nm logo ás 2200 rpm´s, e como a maioria dos TDI´s de menor cilindrada em rotações inferiores em que o turbo ainda não se faça sentir é mais lento. Depois cerca das 4000 também ja sentes o carro a "abafar" um pouco (mas também nada que uma repro não resolva;))

Acima de tudo é um carro com boas prestações para a classe em q se insere (que envergonha muito concorrente directo e até muitos que não são concorrentes directos e com maior nº de cilindros) e cuja fiabilidade é mais abalada pelo preconceito de ter três cilindros do que propriamente pelos problemas que realmente possa apresentar.

Um abraço
 
Eu tenho um 1.4 Tdi de março de 2007.
Ja vai com 12000 kms e não tenho nada a dizer de mal.
E um carro mto fiavel.
 
Há mancos aqui no forum com mais de 150.000km's saudáveis, o meu tem 81.000 também sem stress.
Quanto ao teu mecanico... já ouviste aquele anuncio da acho que do kia ceed? Que o gajo tá preocupado porque agora tem 7 anos de garantia e o psicologo diz mas isso é bom, ao que ele responde é bom para quem não é mecanico... :ideia:
É um bloco já com vários anos com provas dadas.

Quanto ao Ecomotive, fiquei espantado da vag apostar num fap no manco :D
Mais uma vez, se não fosse um bom bloco acho que não apostavam nele para futuro.
 
Descobri 2 sites que já testaram o Seat Ibiza Ecomotive:

http://www.autoexpress.co.uk/carreviews/firstdrives/210731/seat_ibiza.html

http://www.vroom.be/fr/essais-autos-nouveautes/504,seat-ibiza-ecomotive-.asp

Do que eu sei de inglês (percebo bem) e francês (muito pouco..) parece que ambos dizem ser um bom carro. O teste do site francês parece-me um pouco mais elaborado, aponta como pontos fortes os consumos, ecologia, equipamento, e como pontos fracos o ruído motor e recuperações em 5ª (acho).
 
Boas Rui!

Como deves imaginar e sendo o motor em causa um TDI a faixa de utilização situa-se mais entre as 2000 e as 4000 rpm´s. É um carro que apresenta um binario maximo muito bom, de 195 nm logo ás 2200 rpm´s, e como a maioria dos TDI´s de menor cilindrada em rotações inferiores em que o turbo ainda não se faça sentir é mais lento. Depois cerca das 4000 também ja sentes o carro a "abafar" um pouco (mas também nada que uma repro não resolva;))

Acima de tudo é um carro com boas prestações para a classe em q se insere (que envergonha muito concorrente directo e até muitos que não são concorrentes directos e com maior nº de cilindros) e cuja fiabilidade é mais abalada pelo preconceito de ter três cilindros do que propriamente pelos problemas que realmente possa apresentar.

Um abraço

Já agora, pela tua mensagem posso deduzir que no motor 1.4 TDI 80CV o turbo entra pelas 2000 rpm's?
Há maneiras de através das chamadas repros, conseguir que o turbo entre mais cedo? Digamos 1500 rpm's?
É que, mesmo no meu corsa a gasolina, quando estou numa de condução económica, em cidade é raro passar das 2000 rpm's.
 
boas!EU TENHO UM MANCO 1.4 TDI com tres anos e vai com 55.000 e ate agora sem stess algum e olha q nao sou mt meigo com ele!quanto ao teu mecanico ao teu e outros ainda devem estar ligado aos motores ecotec da opel esses sim sao grandes crias falo com conhecimento de causa e nao so isso carro novo nao vai mts vezes a oficina e sabes como é!estes 1.4 tdi nao se tem ouvido queixas do motor e seus aliados é so meter combustivel e ver niveis !cumpts
 
Boas. Como podem ler nas minhas mensagens mais acima, estou muito interessado em comprar o Ibiza Ecomotive no inicio de 2008.

Eu queria pedir um favor a quem tem um Ibiza 1.4 TDI
Sempre li aqui e em revistas que este motor fazia muito barulho.

No meu emprego, às vezes ando com um Ibiza 1.9D da primeira série (não sei ao certo o ano, a matricula do carro é 2..-8..-NX, portanto deve ser +/- de 1997/98).
E este faz um barulho desgraçado quando o ponho a trabalhar, mas depois ao andar não me incomoda absolutamente nada.

Se for possível gravarem num mp3 um pouco do barulho do vosso Ibiza/Polo 1.4 TDi, tanto dentro como fora do carro, e enviarem-me para o mail ruitecedeiro"arroba"gmail.com

Ficava-vos muito agradecido. :)

Boas festas a todos.
 
Boas. Como podem ler nas minhas mensagens mais acima, estou muito interessado em comprar o Ibiza Ecomotive no inicio de 2008.

Eu queria pedir um favor a quem tem um Ibiza 1.4 TDI
Sempre li aqui e em revistas que este motor fazia muito barulho.

No meu emprego, às vezes ando com um Ibiza 1.9D da primeira série (não sei ao certo o ano, a matricula do carro é 2..-8..-NX, portanto deve ser +/- de 1997/98).
E este faz um barulho desgraçado quando o ponho a trabalhar, mas depois ao andar não me incomoda absolutamente nada.

Se for possível gravarem num mp3 um pouco do barulho do vosso Ibiza/Polo 1.4 TDi, tanto dentro como fora do carro, e enviarem-me para o mail ruitecedeiro"arroba"gmail.com

Ficava-vos muito agradecido. :)

Boas festas a todos.


Boas, passa no youtube que ha la videos com som de 1.4tdi...
abc[[]]
 
Excelente dica :clap:

Descobri este video muito interessante: http://br.youtube.com/watch?v=GzVKJq31AGI

O meu Ibiza do emprego faz MUITO mais barulho que este. Se esta for uma amostra do que faz o Ecomotive, então por mim não vai haver problema.

Além de que este tem um trabalhar mais grave que o Ibiza que eu conduzo no meu emprego, um ronco mais forte.
 
Já encomendei o SEAT Ibiza Ecomotive cor preto mágico, mas vai demorar 1 mês +/- a chegar :cryy:

Dizem-me que como é uma versão recente, teve que ser encomendado, não havia em stock.
 
E já se passou 1 mês inteirinho (isto é, faz hoje 4 semana que encomendei..), e o meu Ibiza Ecomotive ainda não chegou :cryy: :mad: ](*,):axe:
 
Esse carro com repro deve ser bem engraçado...! 4ª e 5ª mais longas que as vesoes convencionais;)

Pena nao poder levar jantes maiores que 14, mas compreende-se! Portanto esquece a repro pois a economia em 1º:D
 
Back
Top