estive a ler com mais atencao o topico e surgiram algumas duvidas..
antes de reprogramar o carro foi-me dito que seria melhor tirar o cat para nao ter problemas em relacao ao turbo aquecer muito e que seria melhor, nao me foi falado que sem cat poderia haver problemas a nivel de pressao a qual iria danificar o turbo, o que tenho ouvido eh que eh aconselhavel faze-lo.
entretanto tirei o miolo do cat e aproveitei para trabalhar a panela final (OEM), e o que notei foi, melhor arranque mas talvez menos facilidade de andamento em ponta tornando o carro um pouco mais pastelao. agora ao ler o topico surgiu a divida se sera prejudicial ter trabalhado a panela final. e se sim em que medida eh que esta a prejudicar.
depois a parte das pressoes deu-me a seguinte duvida. ah umas semanas montei um manometro de pressao do turbo IGR e acho que das duas uma, ou ta a marcar mal ou entao nao sei LOOL. eh que faz de pico ahs vezes 1.7, 1.6 e vai para os estaveis de 1.4 mais ou menos, penso que nao seria muito estranho se o carro em questao nao fosse um 1.4 TDi :S
alguem que seja entendido que me de umas explicacoes para estas duvidas LOOOL
Quanto "libertas" um pouco a linha de escape, é normal haver picos maiores, para evitar isso o teu reprogramador tem que abrir um pouco mais a geometria.
O turbo não faz mais pressão (a não ser que tenhas muito débito de gasoleo) mas faz picos maiores. Neste momento posso-te dizer que o meu carro não faz mais que 0,1bar de pico e não tenho cat nem panela do meio.