O topico dos Gasolineiros 1.0/1.1/1.2/1.3/1.4/1.6/1.8/2.0

eu mudei na ultima mudança de oleo de 10w40 para 5w40 e não notei absolutamente nada de estranho com o carro...mas se tens duvidas confirma com o mecanico...eu falei com o meu e ele disse que não havia qualquer problema porque para o meu motor quer a Seat quer a bp aconselham quer o 5w40 quer o 10w40...

vou ver quando chegar a portugal.. porque pelo que sei o 5/40 tem a vantagem de ser fino o suficiente para lubrificar bem a baixas teperaturas o que me da jeito ca na suiça
 
Entao é assim, tenho aqui umas questoes que queria ser esclarecido.

Motor 1.4 16V AFH:

Que oleo usar? - tenho na garagem 4 litros de bp visco 7000 sport sera adequado?

Velas - quando é que devem ser substituidas ( qts em qts mil ? ) e qual a marca/referencia / polos das mesmas?

Filtro de ar - a cada muda de oleo? é que aquilo por causa do respiro de oleo ficam um bocado sujos d + po meu gosto...

Filtro de gasolina - qts em qts mil? ( ultimamente tenho notado que quando dou a ignição " a 1a vez do dia " ela puxa mais tempo que o normal , não sei se estará relacionado

Corpo de admissao - Como limpa lo, e se isso dará origem ao carro dar " saltinhos " de vez em quando ao relantim.

Filtro de oleo - deve ser substituido sempre que se troca o oleo? se nao, quando?
 
Que oleo usar? - 4 litros de bp visco 7000 sport sera adequado?

Podes usar 10w40 nou 5w40 sem problema nenhum por ixo aproveita exes 4 litros do BP.

Velas - quando é que devem ser substituidas ( qts em qts mil ? ) e qual a marca/referencia / polos das mesmas?

Devem ser substituidas de 60 em 60 mil a marca escolhes tu os polos usas os k recomenda a marca se usares o carro para o dia a dia... Eu aconselho marca NGK

Filtro de ar - a cada muda de oleo? é que aquilo por causa do respiro de oleo ficam um bocado sujos d + po meu gosto...

Filtro de ar a cada 20 mil

Filtro de gasolina - qts em qts mil? ( ultimamente tenho notado que quando dou a ignição " a 1a vez do dia " ela puxa mais tempo que o normal , não sei se estará relacionado

Sim pode estar relacionado, muda de 40 em 40 mil

Corpo de admissao - Como limpa lo, e se isso dará origem ao carro dar " saltinhos " de vez em quando ao relantim.

O corpo tiras fora k sao 4 parafusos e com um pano e um bocado de diluente limpas bem e metes ao sitio, convem ser com o corpo fora para nao entrar nenhum likido parta dentro do motor, verifica se as beiras onde anda a borboleta anda fica bem limpa..

Filtro de oleo - deve ser substituido sempre que se troca o oleo? se nao, quando?[/QUOTE]

Um filtro de oleo da para duas mudas no maximo de 30 em 30 mil
 
Eu na última muda de óleo que fiz coloquei Repsol 10w40 e o resultado foi uma significativa baixa de consumo. Antes usava Shell Helix Plus. Só para dar uma ideia, com o shell, a cada 1k kms, tinha de colocar quase 1/2lt. Agora praticamente de 2k em 2k é que reponho óleo com a vareta a meio.
Isto no meu 1.4 16v 100cv
 
Só vos digo uma coisa... Gasolina powerrr :D ! Já deixei as caixas de ferramentas noutro lado ahah... melhor ainda... 16v é que é... barulhinho lindoo... :D

Ah e aprovo a 100% o oleo o visco 7000 no 1.4 16v :)
 
Eu na última muda de óleo que fiz coloquei Repsol 10w40 e o resultado foi uma significativa baixa de consumo. Antes usava Shell Helix Plus. Só para dar uma ideia, com o shell, a cada 1k kms, tinha de colocar quase 1/2lt. Agora praticamente de 2k em 2k é que reponho óleo com a vareta a meio.
Isto no meu 1.4 16v 100cv

Não será por acaso que é o oleo recomendado pela marca e que eles metem ;-)
Mas mesmo assim isso bebe oleo :shock:
Quantos kms tem motor? sempre foi assim?
 
Last edited:
Só vos digo uma coisa... Gasolina powerrr :D ! Já deixei as caixas de ferramentas noutro lado ahah... melhor ainda... 16v é que é... barulhinho lindoo... :D

Ah e aprovo a 100% o oleo o visco 7000 no 1.4 16v :)

:p verdade! 16v a roncar é do piorio... tem um pulmão em altas rpm's :drool:
 
Tá bem que é o que eles recomendam, mas às vezes pode até ser apenas uma questão de marketing... no caso até que não.

Pelo que tenho lido de outras pessoas com o mesmo motor, é mais feitio :roll:

O meu vai com 85k, tenho-o desde os 60k e sempre foi assim :cry: ... mas o que custa mais ainda é a gasosa, 8-10lts em citadino upa upa :shock:
 
Tá bem que é o que eles recomendam, mas às vezes pode até ser apenas uma questão de marketing... no caso até que não.

Pelo que tenho lido de outras pessoas com o mesmo motor, é mais feitio :roll:

O meu vai com 85k, tenho-o desde os 60k e sempre foi assim :cry: ... mas o que custa mais ainda é a gasosa, 8-10lts em citadino upa upa :shock:

boas o que axam do oleo 5/30 para o meu charuto... o mecanico diz que é bom e recomenda para o meu motor.. a marca nao sei porque nao o vai levar ja.. so daqui a 3000km.. este 5/30 é para 20.000km..
 
Eu na última muda de óleo que fiz coloquei Repsol 10w40 e o resultado foi uma significativa baixa de consumo. Antes usava Shell Helix Plus. Só para dar uma ideia, com o shell, a cada 1k kms, tinha de colocar quase 1/2lt. Agora praticamente de 2k em 2k é que reponho óleo com a vareta a meio.
Isto no meu 1.4 16v 100cv


Isso bebe oleo ou bebe gasolina?!? Fogo... meio litro a cada 1000 km é muito!! e mesmo de 2000 em 2000 é muito na mesma. o meu em 2 mil km desceu 3 tracinhos na vareta e tou desconfiado que foi so até se habituar ao novo oleo porque ja a 500 km que nao desce nada vai na volta tens alguma fuga de oleo por ai algures.
 
Fugas não tem senão via o motor babado ou vestígios no chão.
Segundo tenho lido, há muito pessoal a queixar-se deste facto. Parece mesmo ser defeito de fabrico neste tipo de motor relacionado com os segmentos, que deixam passar óleo para a combustão.
Mais vale ir adicionando óleo do que estar a abrir o motor :p
 
Fugas não tem senão via o motor babado ou vestígios no chão.
Segundo tenho lido, há muito pessoal a queixar-se deste facto. Parece mesmo ser defeito de fabrico neste tipo de motor relacionado com os segmentos, que deixam passar óleo para a combustão.
Mais vale ir adicionando óleo do que estar a abrir o motor :p

Cuidado k com o oleo k paxe para combustao nao te fure um pistao...
 
malta, o que acham de um 6k2 1.6 sr ?

Motor com provas dadas em fiabilidade, é um 8v mecânica simples algo gastador mas o 1.4 16v não lhe fica atráz, era o motor que equipava o Golf III 1.6 GT e grande parte dos modelos do grupo vw.

Se instalares um Kit GPL poderá ser uma boa opção a ter em conta e além disso tens motor que nunca mais acaba. ;-)

Cumps
 
O meu de oleo até nem gasta muito, uso o shell helix ultra 5w40 e até gosto. Normalmente nunca acrescento oleo apenas leva quando faz os serviços. Só precisei de acrescentar e foi coisa pouquinha tipo 2dl quando fui a pt no natal fiz 4500 km aproximadamente. Lembro que o meu pinchabelho é um 2.0 16v. Agora zagolina ja não posso dizer o mesmo lol
 
O meu de oleo até nem gasta muito, uso o shell helix ultra 5w40 e até gosto. Normalmente nunca acrescento oleo apenas leva quando faz os serviços. Só precisei de acrescentar e foi coisa pouquinha tipo 2dl quando fui a pt no natal fiz 4500 km aproximadamente. Lembro que o meu pinchabelho é um 2.0 16v. Agora zagolina ja não posso dizer o mesmo lol

x2:shock: chega a beber mais do que eu.. eu fiz essa viagem..mas apenas a ida:cry:
 
Back
Top