Discussao 6k Td

tambem concordo....

0.3 é practicamente a pressão ao que o meu dispara....
0.8 de pico e 0.5 estáveis......

1.9TD de 97 com turbo KKK K0.3
 
Por curiosidade, o teu manometro do turbo faz "ruido" ao mexer-se com a pressao?

Nao estou certo se a pressao do teu turbo pode ser mexida atraves da haste reguladora. Nao tens geometria variavel, mas... haverá quem te possa explicar.
0,3 estavel nao é pouco? Terás alguma fuga de pressão algures, o turbo a chegar às couves, ou simplesmente mal afinado.


referente aos turbos tenho um ibiza td 96 faz 190k em recta so tenho a mexidela bomba.montei o manometro da pre. do turbo pico faz 0.6 estaveis 0.3.pra mexer na pressao do turbo k fazer...portem se mal
 
Tambem há quem dê uma marteladinhas de lado nas bombas dos TDi´s....:D


pois... hammer mod ;)

mas existem varias fotos na net a explicar essa pancadinha...
nessas fotos, aparece sempre a pancada dada a empurrar a cabeça da bomba para o lado direito do carro....
nessas mesmas imgs, a bomba é de um TD lol

Nos tdi's, a pancada para diminuir o IQ e aumentar debito, tem k ser dada no sentido contrario...


Logo, nas bombas dos TD's, essa pancada tambem é valida :D

Mas so compensa quando o parafuso ja n chega lol
 
Ja agr...

Porque não mexem no LDA???

Com mais debito e LDA afinado para altas, conseguem-s bons resultados para velocidade d ponta....
Perdem um pouco de baixas, mas os ganhos em altas compensam ;)


Neste topico, vi tambem a aplicaçao de um IC...

Penso que o melhor IC para este motor, é o de um tdi 90cv com a tubagem toda....
É so aplicar ;)


Conheço um golf 3 que tem avanço, mais debito, afinaçao de LDA para altas, IC tdi 90cv e anda a fazer 1.1/1.2 de pressão de turbo... o Turbo é um K03...
Este carro, esta muito forte... Ja o vi acompanhar um tdi 115 (golf 4) ate perto dos 190km/h...
Isto consegue-se facilmente e com pouca coisa...
O golf 3 é mais leve e tem caixa curta :p

Tem um bom motor para mexer ;)
 
Ja agr...

Porque não mexem no LDA???

Com mais debito e LDA afinado para altas, conseguem-s bons resultados para velocidade d ponta....
Perdem um pouco de baixas, mas os ganhos em altas compensam ;)


Neste topico, vi tambem a aplicaçao de um IC...

Penso que o melhor IC para este motor, é o de um tdi 90cv com a tubagem toda....
É so aplicar ;)


Conheço um golf 3 que tem avanço, mais debito, afinaçao de LDA para altas, IC tdi 90cv e anda a fazer 1.1/1.2 de pressão de turbo... o Turbo é um K03...
Este carro, esta muito forte... Ja o vi acompanhar um tdi 115 (golf 4) ate perto dos 190km/h...
Isto consegue-se facilmente e com pouca coisa...
O golf 3 é mais leve e tem caixa curta :p

Tem um bom motor para mexer ;)

Gostei mt do k eskreves t e topicos assim sao sp bem vindos...
So gostava k m esclarecesses u k é 1 LDA!!!! lolol
kuanto ap parafuso do debito é acima da valvula de cort n é???
 
Blue_TDi,
Essa questão da LDA é porrreira, mas só vai até um certo ponto.... eu neste momento, tenho IC (vectra DTI c/ tubos Passat), LDA do golf 1.6 TD (que tem uma alteração significativa entre baixas e altas), avanço da bomba, debito a menos (pra fazer médias de 5.5 e 6.0l/100km) e turbo com um nadinah de avanço.... faço 185 ou talves mais um bocadinho em AE e consumos já referidos...

Zigor,
A LDA é a valvula que se encontra na cabeça da bomba injectora e que injecta + ou - gasoleo conforme a pressão de turbo....
 
boas.montei o T do manometro no tubinho que vai da bomba ejectora ao colector de admiçao.penso que deva de ser assim a sua montagem.fugas nao me pareçe pois ja andei a verificar.devo de ter pouca preçao no turbo ja agora para aumentar a preçao k se deve fazer...abro um topíco novo..
 
boas.montei o T do manometro no tubinho que vai da bomba ejectora ao colector de admiçao.penso que deva de ser assim a sua montagem.fugas nao me pareçe pois ja andei a verificar.devo de ter pouca preçao no turbo ja agora para aumentar a preçao k se deve fazer...abro um topíco novo..

pa a pressao aumenta se estrangulando a passagem de ar para a wastgate s n estou em erro!para isso basta teres 1 torneirinha k s monta la...esses T"s d akuario ja para ai falados tb axo k dao para u k keres...no meu caso montaram m 1 toda xpto em ferro ou ke akilo...
basta fexar a torneira e vr a pressao k faz no manometro...nao esta mt claro mas ha aki kem t esplike bem melhor!
abraço!
 
Last edited:
bom hoj andei a mexer novament no debito e desrregulei o relanti...
estavel fika as 1100 e demora 1 pouco mais a baixar de rotacao kuando vo a andar e ponho ponto morto...
a pouko kuando parei em casa tava a fazer 1250 ao relanti...
solucoes?
abraço...
 
bom hoj andei a mexer novament no debito e desrregulei o relanti...
estavel fika as 1100 e demora 1 pouco mais a baixar de rotacao kuando vo a andar e ponho ponto morto...
a pouko kuando parei em casa tava a fazer 1250 ao relanti...
solucoes?
abraço...

isso agora ta demais tens ke tirar pelo menos um kuarto de volta no parafuso
 
Zigor,
Isso das torneirinhas é fiavel?

O q é q isso origina no motor??
como tudo tu é k controlas a fiabilidade das coisas!e olha k tudo o k menos kero é andar a partir turbos ou ter problemas de maior...mas sim é fiavel desd k n abuses na pressao...epa mais 100 200 300gramas n ha de fazer mt mal,mais k isso na minha opiniao ja é arriscar,mas tb como n sei os limites destes turbos olha mais de 1 kilo esta fora de kestao...dev d haver kem tenha c mais pressao falta saber os km k fez com o turbo assim...tokes no turbo sem 1 xeirinho no debito n deves notar gand coisa...digo eu...
 
reducão do debito

ó pessoal,desculpem la ,mas aconteceu-me 1 coisa meia estranha,reduzi o debito do meu ibiza td,pk o antigo dono tinha a parafuso coladissimo ao maximo,mas qd fizz isso,o carro perdeu a força toda,parecia que o acelerador tinha perdido ação ou assim.em meias subidas só em 1ra e em 2da,e mm assim...tive que por td igual pa nao inventar e ficou bom,podem-me ajudar?desculpa ter usado o tópico.cmpts
 
ó pessoal,desculpem la ,mas aconteceu-me 1 coisa meia estranha,reduzi o debito do meu ibiza td,pk o antigo dono tinha a parafuso coladissimo ao maximo,mas qd fizz isso,o carro perdeu a força toda,parecia que o acelerador tinha perdido ação ou assim.em meias subidas só em 1ra e em 2da,e mm assim...tive que por td igual pa nao inventar e ficou bom,podem-me ajudar?desculpa ter usado o tópico.cmpts

dves ter d ir afinar a bomba injectora e mais algumas coisas k ele podera ter mexido...
 
Zigor,
manda aí uma foto dessa torneirinha (se preferivel, já montada no sitio correcto).... pra eu puder sacar a ideia..... eheheheheheh
Obrigado.
Abraço.
 
Back
Top