comercial OFF; 5 lugares ON

O meu seat ibiza foi importado como todos os outros Seats vendidos em portugal.... Por ser um carro de serviço na fábrica em Espanha, e que apenas teve matrícula portuguesa... não estou a ver diferenças... até porque tinha garantia da Seat como se de um veículo novo se tratasse. Agora em termos de valores, como se trata de uma versão diferente e de anos diferentes, os valores podem e devem ser outros.
 
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O teu carro não é um bom exemplo porque é importado.

O meu seat ibiza foi importado como todos os outros Seats vendidos em portugal.... Por ser um carro de serviço na fábrica em Espanha, e que apenas teve matrícula portuguesa... não estou a ver diferenças... até porque tinha garantia da Seat como se de um veículo novo se tratasse. Agora em termos de valores, como se trata de uma versão diferente e de anos diferentes, os valores podem e devem ser outros.
 
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O meu seat ibiza foi importado como todos os outros Seats vendidos em portugal.... Por ser um caso de serviço na fábrica em Espanha, e que apenas teve matrícula portuguesa... não estou a ver diferenças... até porque tinha garantia da Seat como se de um veículo novo se tratasse. Agora em termos de valores, como se trata de uma versão diferente e de anos diferentes, os valores podem e devem ser outros.

A diferença é que o teu carro, por ser originário de Espanha, tem COC e os nacionais não têm!
O teu carro originalmente tinha 5 lugares (o COC assim o diz). Ao entrar em Portugal foram-lhe retirados os bancos traseiros e registado como comercial.
Achas que é igual aos outros?!
 
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Não sei, só posso dizer que apenas tenho conhecimento que todos os carros ligeiros são construídos com o tipo passageiros, e que são transformados do tipo comercial para o mercado português, mas isto apenas do que tenho conhecimento, não o posso afirmar. Boa sorte para a legalização do veículo, e fico por aqui. Cumprimentos
 
Não sei, só posso dizer que apenas tenho conhecimento que todos os carros ligeiros são construídos com o tipo passageiros, e que são transformados do tipo comercial para o mercado português, mas isto apenas do que tenho conhecimento, não o posso afirmar. Boa sorte para a legalização do veículo, e fico por aqui. Cumprimentos

A diferença essencial é que para os carros nacionais não é possível obter o COC e como tal, só há 2 maneiras de certificar o CO:
Medição em IPO-B;
Certidão da marca que muitas vezes não é aceite pela alfândega.

Para além disso é necessário provar no IMTT que o carro está homologado para 5 lugares em Portugal... todos sabem que sim, menos os burritos do IMTT! E essa homologação também só há 2 maneiras de obter:
A marca passa o n.º de homologação;
É feito um pedido de homologação específico para o carro.

No entanto, há aqui algumas pescadinhas de rabo na boca:
A marca só passa a homologação se tratares da transformação através da marca;
Só podes ir a IPO-B medir o CO2 se a marca atestar que o veículo não possui COC;

O ideal para quem quer fazer a transformação é dar uma leitura atenta no tópico (últimos 2 ou 3 anos) que há seguramente muita informação importante que ajudará a decidir.
 
A diferença essencial é que para os carros nacionais não é possível obter o COC e como tal, só há 2 maneiras de certificar o CO:
Medição em IPO-B;
Certidão da marca que muitas vezes não é aceite pela alfândega.

Para além disso é necessário provar no IMTT que o carro está homologado para 5 lugares em Portugal... todos sabem que sim, menos os burritos do IMTT! E essa homologação também só há 2 maneiras de obter:
A marca passa o n.º de homologação;
É feito um pedido de homologação específico para o carro.

No entanto, há aqui algumas pescadinhas de rabo na boca:
A marca só passa a homologação se tratares da transformação através da marca;
Só podes ir a IPO-B medir o CO2 se a marca atestar que o veículo não possui COC;

O ideal para quem quer fazer a transformação é dar uma leitura atenta no tópico (últimos 2 ou 3 anos) que há seguramente muita informação importante que ajudará a decidir.

Mais esclarecedor não podias ser =D>
 
Por acaso não há aqui ninguém com ibiza 6L nacional de 2008 que tenha feito a transformação para 5 lugares?
 
Por acaso não há aqui ninguém com ibiza 6L nacional de 2008 que tenha feito a transformação para 5 lugares?

2008? Qual o mês?
É que a partir de 06/2008 os carros passaram a ser taxados pelo CO2 e o valor das emissões passou a constar no DUA. Logo, o processo fica mais simplificado.
 
2008? Qual o mês?
É que a partir de 06/2008 os carros passaram a ser taxados pelo CO2 e o valor das emissões passou a constar no DUA. Logo, o processo fica mais simplificado.

O meu é precisamente de 06/2008. Como posso verificar se esse é o meu caso?
sei que o carro novo pagou +/-4600€ de ISV.
 
2008? Qual o mês?
É que a partir de 06/2008 os carros passaram a ser taxados pelo CO2 e o valor das emissões passou a constar no DUA. Logo, o processo fica mais simplificado.
Eu acho que foi a partir de 06/2007 que passou a ser taxado de maneira diferente :s
 
A diferença essencial é que para os carros nacionais não é possível obter o COC e como tal, só há 2 maneiras de certificar o CO:
Medição em IPO-B;
Certidão da marca que muitas vezes não é aceite pela alfândega.

Para além disso é necessário provar no IMTT que o carro está homologado para 5 lugares em Portugal... todos sabem que sim, menos os burritos do IMTT! E essa homologação também só há 2 maneiras de obter:
A marca passa o n.º de homologação;
É feito um pedido de homologação específico para o carro.

No entanto, há aqui algumas pescadinhas de rabo na boca:
A marca só passa a homologação se tratares da transformação através da marca;
Só podes ir a IPO-B medir o CO2 se a marca atestar que o veículo não possui COC;

O ideal para quem quer fazer a transformação é dar uma leitura atenta no tópico (últimos 2 ou 3 anos) que há seguramente muita informação importante que ajudará a decidir.

Não precisas, podes ser tu a montar, e na alfandega assinas uma declaração como te responsabilizas pela montagem, MAS melhor mesmo é ires a seat com tudo ja montado se quizeres para te fazerem o aperto correto aos parafusos em termos de binario de aperto, e passam te um papel a certificar que está tudo nos conformes pa ires a IPOB e pagas 75 euros e fica tudo ok
 
CO2 não precisam medir nada, a Seat passa logo um papel com a homologação e a medição apresentada em papel como se o carro já tivesse 5 bancos e homologado para o modelo, cilindrada, etc, que é..
 
Não precisas, podes ser tu a montar, e na alfandega assinas uma declaração como te responsabilizas pela montagem, MAS melhor mesmo é ires a seat com tudo ja montado se quizeres para te fazerem o aperto correto aos parafusos em termos de binario de aperto, e passam te um papel a certificar que está tudo nos conformes pa ires a IPOB e pagas 75 euros e fica tudo ok

E na alfandega não temos que apresentar a factura dos bancos e da respectiva montagem?
 
Onde posso ver isso colega?desculpa lá a minha ignorância..



Não sei se estamos a falar da mesma coisa, mas quando houve aquele aumento brutal nos selos, foi a partir das matriculas 06/2007.
No meu caso. estou a pagar 30€ de selo e o carro é de 06/2008.

pagas 30€ porque para os comercias manteve-se
se transformares isso em 5 lugares é que vais pagar um grande bolo
 
Onde posso ver isso colega?desculpa lá a minha ignorância..



Não sei se estamos a falar da mesma coisa, mas quando houve aquele aumento brutal nos selos, foi a partir das matriculas 06/2007.
No meu caso. estou a pagar 30€ de selo e o carro é de 06/2008.

pagas 30€ porque para os comercias manteve-se
se transformares isso em 5 lugares é que vais pagar um grande bolo

Ora aí está a verdade dita pelo João...
 
Pois confundi-me no ano... realmente a alteração às regras, foi em 06/2007.
Neste caso, o teu DUA (documento único automóvel) aquilo a que vulgarmente se chama livrete, tem lá o valor do CO2 o que significa que não precisas de ir a IPO-B. E será por esse valor que pagarás o imposto. Depois é só simulares no site das finanças e descontar o valor de IA que o teu carro pagou em novo.

O valor do IUC anual a pagar é calculado pela data da matrícula do carro. Ou seja no teu caso como é de 2008, vais pagar bem mais que os carros iguais, matriculados antes da alteração das regras. Esse pessoal que referes, tem carros anteriores a 06/2007!
 
Pois confundi-me no ano... realmente a alteração às regras, foi em 06/2007.
Neste caso, o teu DUA (documento único automóvel) aquilo a que vulgarmente se chama livrete, tem lá o valor do CO2 o que significa que não precisas de ir a IPO-B. E será por esse valor que pagarás o imposto. Depois é só simulares no site das finanças e descontar o valor de IA que o teu carro pagou em novo.

O valor do IUC anual a pagar é calculado pela data da matrícula do carro. Ou seja no teu caso como é de 2008, vais pagar bem mais que os carros iguais, matriculados antes da alteração das regras. Esse pessoal que referes, tem carros anteriores a 06/2007!

Engraçado, fui lá ver ao livrete e no campo do CO2, só tem XX
Sendo assim tenho que ir a IPO B?
 
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