comercial OFF; 5 lugares ON

Amigos gostava de saber se alguem aki do forum já fez a conversão de comercial pra 5 lugares..
vou (tentar) executar essa missão até ao fim de Maio.. evidentemente que todas as novidades e passos q fizer vou postar aki.. :D

agr o objectivo deste tópico era mais era, pra ter uma ideia, saber qt pagaram pra fazer a conversão...

o meu bólide é um 6k2 TDi sport de 12/2000

pros bancos, o menor dos meus problemas, até q se desenrrasca facilmente..

e os impostos? qt é q se tem de pagar?
alguem daki tem conhecimentos na alfandega?
segundo sei temos de saber qt o nosso carro pagou de imposto ao ser importado, dps tem de se saber qt pagava se fosse de 5 lugares, subtrai-se um plo outro e tem uma percentagem de desvalorização por cada ano do carro...

fora isso é um novo livrete, penso eu q sejam 35€ + inspecção B q são mais 45€

bem se alguém fez isso por favor poste aki qt pagou de cada uma das cenas..
 
Last edited:
Aproveito o teu tópico para tirar uma dúvida. Disseram-me que um veiculo comercial com 10 ou mais anos não tem que pagar esse impostos. Alguém me confirma isto?
 
acho q n é com tão pouco tempo...

eu tou a começar a tratar disto, pois disseram-m q o imposto desta mod iria alterar até ao fim do ano :( já andava pra fazer... agr é de vez...
 
mas amigo.. já se sabe como é.. pode semp ser treta.. mas já penso nisso desde q comprei o carro por isso.. agr vai.. :whistle:
 
tenho um carro igual ao teu e converti-o para 5 lugares em novembro passado
paguei 1240€ alfandega
47€ dgv
165€ seat para tratar dos papeis
 
eu ja comecei a tratar do meu...

1ºpasso- entrar em contacto com a alfandega para saber valores exactos de quanto se deve do belo do IA.... eu mandei mail com os dados todos do carro inclusive os "fumos", 2 dias depois tinha resposta

2ºpasso e-entrar em contacto com a Seat (concessionario) saber quanto levam de montar bancos (tem sempre de ser verificados os apertos por eles), passar certificado de homologação e certificado de conformidade, e se interessar ,executar o serviço
Ps:eek:s bancos só sao montados no fim de tudo antes de ir a inspeçao

3º-passo,agarrar no certificado de homologação passado pela seat, ir a dgv preencher a papelada para transformação para 5 lugares

4º-passo, ir a alfandega pagar a porcaria do IA+IVA

5º-passo, ir a dgv mostrar k o IA+IVA estão pagos e marcar a inspeção

6º-passo,montar bancos a Seat e trazer certificado de conformidade

7º-passo,ir a inspeçao

8º-passo, ir a dgv entregar tudo

Não e mto dificil... mas e mto demoroso.... este pais e só estupidez.... e o iva em cima do IA...essa entao mata-me


ou entao... fazes como eu.. k nao tenho tempo para andar a dar estas voltas e perder uma semana de trabalho, sem contar com inspeçoes e metes um despaxante a tratar do assunto, arranjei um k leva-me 100euros para ir a dgv e a alfandega as vezes k forem necessarias para tratar do meu assunto
 
bem isso são basicamente as indicações q me deram no forum autohoje..

basicamente isto foi o q o user me disse:
"tão é assim:

- impresso 1402 - entregar na dgv da área de residência
- livrete + regito de propriedade ou DUA
- cópia do BI
- Documento algandegário relativo à regularização previa do IA (eu presumo que é a declaração do valor que o carro pagou em novo)
- Documento Oficial da marca em como é possível a transformação
- 46€ ja inclui inspecção extraordinária e documentos
- Declaração da marca em com o índice de co2 (n sei se é mesmo necessário... mas por via das dúvidas)

+ esclarecimentos :
Alfândega telef:
218 814 121 /08/10/11/25"
 
tenho um carro igual ao teu e converti-o para 5 lugares em novembro passado
paguei 1240€ alfandega
47€ dgv
165€ seat para tratar dos papeis

amigo é mesmo igual?? mês e ano??

inda pensava q fosse um pouco mais caro :D:D mega!!!

eu ja comecei a tratar do meu...

1ºpasso- entrar em contacto com a alfandega para saber valores exactos de quanto se deve do belo do IA.... eu mandei mail com os dados todos do carro inclusive os "fumos", 2 dias depois tinha resposta

2ºpasso e-entrar em contacto com a Seat (concessionario) saber quanto levam de montar bancos (tem sempre de ser verificados os apertos por eles), passar certificado de homologação e certificado de conformidade, e se interessar ,executar o serviço
Ps:eek:s bancos só sao montados no fim de tudo antes de ir a inspeçao
(...)
ou entao... fazes como eu.. k nao tenho tempo para andar a dar estas voltas e perder uma semana de trabalho, sem contar com inspeçoes e metes um despaxante a tratar do assunto, arranjei um k leva-me 100euros para ir a dgv e a alfandega as vezes k forem necessarias para tratar do meu assunto


meu caro, a montagem é mesmo obrigatória na SEAT?? compraste os bancos a eles ou fost na boa com o banco lá só pra o montarem??

e esse despachante, é daí da zona de lisboa? podes indicar-m o nome da empresa pra ver se há cá pra coimbra?? :D

já agr se na for abusar, o mailzito da alfândega ;)

brigado pla ajuda pessoal :D:D :clap:
 
Tb ando a pensar a converter o meu bolide em 5 lugares,tlvz po ano,faz 10 anos para o ano,tenho de ver as melhores opçoes...Mas já deu pa tirar algumas duvidas sobre a legalizaçao,abraçoss
 
Pois mas o mais incrivel e que eu fui a marca e eles disseram que tinha de ir pedir a um IPO e depois de ir ao IPO eles dizem que não a teste nenhum especial a fazer e nao me conseguiram desenrascar...isto o CO2
 
Desculpem o testamento
amigo é mesmo igual?? mês e ano??

inda pensava q fosse um pouco mais caro :D:D mega!!!




meu caro, a montagem é mesmo obrigatória na SEAT?? compraste os bancos a eles ou fost na boa com o banco lá só pra o montarem??

e esse despachante, é daí da zona de lisboa? podes indicar-m o nome da empresa pra ver se há cá pra coimbra?? :D

já agr se na for abusar, o mailzito da alfândega ;)

brigado pla ajuda pessoal :D:D :clap:


Ainda não tranformei mas já me informei de tudo para ter as certezas dos passos a dar para nao ter surpresas....e vou começar a tratar disto esta semana

Então é assim na Seat pediram-me só pelo conjunto bancos/cintos 3770 euros
por isso...:finga: comprei uns novos de um particular :D
A montagem não é obrigatoria na seat... mas eu pensei assim... eles tem de verificar sempre os apertos... por isso mao de obra tenho de pagar.. lá o enginheiro disse que o tempo de verificar apertos ou de montagem dos bancos era o mesmo... por isso.. montam eles.. :D e para alem disto... se montares os bancos em casa e andares com o livrete a dizer que tens um ligeiro de mercadorias com os bancos montados....lolololllololol tás lixado

yap o despaxante é de cascais....

Agencias k tratam disso ao pe de ti... encontrei estas:

Viriato-Documentação,Papelaria e Tabacaria Lda Coimbra - São Bartolomeu
Avenida Navarro 90-r/c
3000-151 COIMBRA
239 828 522


José A Cação Bernardes Coimbra - Almedina
R Olivença 21,3º-s 307
3000-306 COIMBRA
239 911 487

Agência Automobilística Franco Lda Coimbra - São Bartolomeu
Avenida Emídio Navarro 57-r/c
3000-150 COIMBRA
239 824 830

Aníbal Garcia Coimbra - Sé Nova
R Tenente Valadim 33
3000-400 COIMBRA
239 824 829

Agência Automobilística Natália Garcia Lda Coimbra - Santa Cruz
Avenida Fernão Magalhães 481,1º-C
3000-177 COIMBRA
239 838 225

Agência Automobilística Américo Lda Coimbra - Santa Cruz
R João Machado 100,1º-s 102
3000-226 COIMBRA
239 834 059


Aki tá o mail 'ajtabaco@dgaiec.min-financas.pt'
Boa tarde



Venho informar que em relação ao veiculo abaixo mencionado, e de acordo com essas características, o valor a pagar de Imposto Automóvel mais IVA é de € 803,59.






Com os melhores cumprimentos



Susana Silva




--------------------------------------------------------------------------------

De: Ana Cristina Andrade Tomás
Enviada: terça-feira, 27 de Fevereiro de 2007 17:12
Para: Susana Carla Fernandes da Silva
Assunto: FW: informacões de alteraçoes de comercial pra 5 lugares





Susana pode responder p. f.


--------------------------------------------------------------------------------

De: Alfandega do Jardim do Tabaco
Enviada: terça-feira, 27 de Fevereiro de 2007 11:43
Para: Ana Cristina Andrade Tomás
Assunto: FW: informacões de alteraçoes de comercial pra 5 lugares






--------------------------------------------------------------------------------

De: Rodolfo Gaudencio
Enviada: terça-feira, 27 de Fevereiro de 2007 11:01
Para: Alfandega do Jardim do Tabaco
Assunto: informacões de alteraçoes de comercial pra 5 lugares



Exmos. Srs.
Comprei recentemente uma viatura ligeira de mercadorias
Com o intuito de transformar o meu veículo ,em veículo de passageiros, venho por este meio consultar-vos de modo a saber o valor de IA a pagar e como estou bastante interessado, gostaria de saber os passos que tenho que dar e por onde começar, para efectuar esta transformação na viatura,

isto claro se for possivel fornecer-me essa informação.



Informaram-me de que os bancos traseiros teriam de ser montados no representante, onde me iriam passar uma declaraçao de "conformidade"...

Como faço para circular com a viatura durante o periodo de tempo em que os bancos são montados, e a viatura e sujeita a inspecção e a legalizacão da mesma?





Dados do veiculo:
Marca e modelo: Seat Ibiza (6K3-ASV-2) 1.896 TDI de 110 cv
N.º e data da matrícula: xx-xx-xx de Março de 2001
N.º do quadro VIN:xxxxxxxxxxxxxxxx
N.º de Homologação Nacional: xxxxxxxxxxxxxx
CO2 (g/km – ciclo combinado):xxx g/km







Sem outro assunto de momento,

e agradecendo desde já toda a atenção dispensada

subscrevo com

Consideração,





Rodolfo Gaudencio
 
uffa!!!!

mais completo seria impossivel!! :D:D

mto obrigado Primo!! :respect: :respect:

vou começar com a luta esta semana.. bamo lá ber qt tempo vou demorar a tratar disso..


(um pormenor.. essa cena do IVA em cima do IA.. vou, se calhar, avançar com um processo em relação à legalidade disso ;) pago na boa, mas depois.. tribunal com isso :rir: muhahahahaha!!!! )
 
Tratar disto tudo...é mto lixado.. é voltas e mais voltas.. não tenho tempo...coisa que deves demorar 1 mes +/- e tenho de trabalhar por isso é k vou pagar...mas se alguem fizer-me isto abaixo dos 150e.. avise

Em relação ao iva em cima do ia... não é legal não... mas por isso é que portugal paga a união europeia a multa todos os anos.... mas entra mais dinheiro pros cofres do estado, estando a pagar todos os anos multa do iva em cima do ia do que acabarem com um deles... :redcard: :redcard: :redcard:
a sorte é que a multa em cima de portugal pro ano.. já se ouviu que vai aumentar consideravelmente.. por isso e que estam a pensar em acabar com um deles..mas ja tao arranjar maneira de continuarem a receber o dinheiro na mesma :redcard: .... por isso estamos sempre lixados



uffa!!!!

mais completo seria impossivel!! :D:D

mto obrigado Primo!! :respect: :respect:

vou começar com a luta esta semana.. bamo lá ber qt tempo vou demorar a tratar disso..


(um pormenor.. essa cena do IVA em cima do IA.. vou, se calhar, avançar com um processo em relação à legalidade disso ;) pago na boa, mas depois.. tribunal com isso :rir: muhahahahaha!!!! )
 
não foi bem assim que eu tratei das coisas mas cada um faz á sua maneira essas opções ditas por outros colegas estão em parte erradas
 
não foi bem assim que eu tratei das coisas mas cada um faz á sua maneira essas opções ditas por outros colegas estão em parte erradas

então caro amigo expõe aki cm trataste do teu..
qt mais opiniões tiver melhor..

necessito de despachar isto o mais depressa possível.. ;) tenho um mês e 3 semanas pra realizar a tarefa... :p

já agr, o teu carro é mesmo, mesmo igual ao meu? de q mês e ano é o teu??

abraço.. :D
 
o meu é 6k2 2001-05


1-ir á alfandega ver quanto tens que pagar o restante ia+iva

2- ir á seat pedir os documentos para tratar da legalização para eles enviarem á seat portugal demora 15 dias entretanto tens que levar oa bancos montados para eles os reapertarem eu montei os meus sozinhos porque na seat cobram-te 2 horas de mão de obra

3-depois dos papeis virem vás á alfandega com esses papeis e compras la um documento xpto que depois preenches tens que levar fotocopias de varios documentos teus depois eles dizem-te .

depois com os restantes documentos da seat e da alfandega vais á dgv entregar o livrete para eles fazerem outro novo pagas 47€ e esperas que te chamem para ir a inspecção para verem o numero do quadro do carro e depois mandam-te embora
nota que este processo até te chamarem é um pouco demoroso esperei 2 meses para ir á inpecção e 2 meses para vir o livrete novo

só te mandam á inpecção se eles o engenheiro da dgv achar necessario
isto é um processo que demora tempo mas vale a pena

muita pessoas podem dizer que não é assim eu apenas estou a contar como foi comigo mas para tu tirares duvidas é ires a alfandega e á dgv mas não é necessario

isto é super facil de fazer e cada um teu a sua opinião
ah depois tens que alterar o seguro
 
Back
Top