Mas, os 600€ de diferença para a tua legalização não são apenas do processo da SEAT. O valor a pagar à alfandega foi bem diferende do teu, porque tu não fizeste a alteração em 2012 e o teu carro não é de 2004.
Mas, os 600€ de diferença para a tua legalização não são apenas do processo da SEAT. O valor a pagar à alfandega foi bem diferende do teu, porque tu não fizeste a alteração em 2012 e o teu carro não é de 2004.
Mas, é verdade quando dizes que o processo tratado através da SEAT fica mais caro, mas:
tu dizes que pagaste 900€ por tudo e na alfândega deixaste 379€, logo o resto ficou-te em 521€
eu paguei por tudo 1562€ e paguei na alfândega 862€, logo o resto ficou-me em 701€.
Ou seja pela SEAT o processo fica mais caro cerca de 180€ que é basicamente o valor da verificação do aperto dos cintos e o tratamento da papelada por um despachante. E estes dois são ambos opcionais e eu preferi porque se tivesse que ir para IPO-B e se tivesse que ser eu a tratar da papelada tinha que perder 1 dia de trabalho e acabava por me ficar mais caro.
Pessoal que ande a pensar em fazer a alteração:
As taxas da alfândega não vão sofrer actualização com a passagem de ano... deve ser das poucas coisas que não vai ser mexida!!
Mas, é verdade quando dizes que o processo tratado através da SEAT fica mais caro, mas:
tu dizes que pagaste 900€ por tudo e na alfândega deixaste 379€, logo o resto ficou-te em 521€
eu paguei por tudo 1562€ e paguei na alfândega 862€, logo o resto ficou-me em 701€.
Ou seja pela SEAT o processo fica mais caro cerca de 180€ que é basicamente o valor da verificação do aperto dos cintos e o tratamento da papelada por um despachante. E estes dois são ambos opcionais e eu preferi porque se tivesse que ir para IPO-B e se tivesse que ser eu a tratar da papelada tinha que perder 1 dia de trabalho e acabava por me ficar mais caro.
Pessoal que ande a pensar em fazer a alteração:
As taxas da alfândega não vão sofrer actualização com a passagem de ano... deve ser das poucas coisas que não vai ser mexida!!
No final de tudo, ficou-me pelos seguintes preços:
- Ipo B: 98€ (de referir que está incluído ipo normal, logo tira-se 30€)
- Alfandega: 370€
- Bancos, parafusos, cintos e forras traseiras: 250€ (ainda me vi apertado para arranjar bancos iguais)
- Imtt: 165€
- Plano: 50€.
Olha só o quanto eu poupei em não ir pela seat...
P.S.: As forras ainda as vendi por 50€ logo é menos esse a acrescentar.
No final de tudo, ficou-me pelos seguintes preços:
- Ipo B: 98€ (de referir que está incluído ipo normal, logo tira-se 30€)
- Alfandega: 370€
- Bancos, parafusos, cintos e forras traseiras: 250€ (ainda me vi apertado para arranjar bancos iguais)
- Imtt: 165€
- Plano: 50€.
Olha só o quanto eu poupei em não ir pela seat...
P.S.: As forras ainda as vendi por 50€ logo é menos esse a acrescentar.
Concordo que te ficou mais barato. Aliás eu próprio ponderei por diversas vezes se deveria ou não ser eu a tratar do assunto para poupar uns cobres. Mas através dos vossos relatos em que o processo não é nada igual de caso para caso, acabei por escolher o método "mais caro" mas que os preços totais estão todos bem definidos à partida.
Por exemplo o teu plano ficou-te em 50€ mas também já li que há malta a pedir 300€!
Eu coloquei aqui a minha experiência para que quem venha a seguir possa decidir de acordo com as diversas soluções possíveis para tratar de um mesmo assunto... e isto é que me chateia!!!
Seria o COC se os Ibizas tivessem, no entanto a Seat agora está a passar uns papeis que servem para este efeito e já não é preciso ir a IPO B medir gases.
Seria o COC se os Ibizas tivessem, no entanto a Seat agora está a passar uns papeis que servem para este efeito e já não é preciso ir a IPO B medir gases.
Pois, eu andei a consultar aqui o tópico mas realmente só consegui aperceber-me que devido à falta de COC no papéis que a Seat emitia era sempre necessário ir a ipo B medir gases. Os últimos posts do wifi é que me despertaram curiosidade ao ver que agora não era necessário ir a ipo B. Só gostava de saber era qual o nome do papel ou documentação a pedir na Seat para, tal como no caso do wifi, não ser necessário ir a ipo B medir gases.
Um obrigado pela resposta
Pois, eu andei a consultar aqui o tópico mas realmente só consegui aperceber-me que devido à falta de COC no papéis que a Seat emitia era sempre necessário ir a ipo B medir gases. Os últimos posts do wifi é que me despertaram curiosidade ao ver que agora não era necessário ir a ipo B. Só gostava de saber era qual o nome do papel ou documentação a pedir na Seat para, tal como no caso do wifi, não ser necessário ir a ipo B medir gases.
Um obrigado pela resposta
Basta ires à um concessionário e explicares a situação.
Que pretendes efectuar a alteração de 2 para 5 lugares mas que necessitas de toda a papelada para apresentar na alfandega com valores de CO2 e tudo o resto.
E pagas 220€ (penso eu).
Mas espera pelo wifi que ele diz-te se o papel tem algum nome especifico.
Basta ires à um concessionário e explicares a situação.
Que pretendes efectuar a alteração de 2 para 5 lugares mas que necessitas de toda a papelada para apresentar na alfandega com valores de CO2 e tudo o resto.
E pagas 220€ (penso eu).
Mas espera pelo wifi que ele diz-te se o papel tem algum nome especifico.
Vais à SEAT e dizes que estás interessado em transformar o teu de 2 para 5 lugares.
Para iniciar o processo eles vão tirar uma foto a uma chapa que está no topo do amortecedor do lado do condutor e enviam esses dados para a SEAT Portugal que vai depois emitir 2 documentos:
- declaração de emissão de gases
- declaração de homologação nacional do veículo idêntico em 5 lugares
Estes documentos custam 100€+IVA
Após receberes esses documentos, podes avançar por tua conta ou utilizar o despachante oficial da SEAT para te tratar do assunto.
Concordo que te ficou mais barato. Aliás eu próprio ponderei por diversas vezes se deveria ou não ser eu a tratar do assunto para poupar uns cobres. Mas através dos vossos relatos em que o processo não é nada igual de caso para caso, acabei por escolher o método "mais caro" mas que os preços totais estão todos bem definidos à partida.
Por exemplo o teu plano ficou-te em 50€ mas também já li que há malta a pedir 300€!
Eu coloquei aqui a minha experiência para que quem venha a seguir possa decidir de acordo com as diversas soluções possíveis para tratar de um mesmo assunto... e isto é que me chateia!!!
A mim na seat na altura disseram-me que tinha de deixar lá 275€, e achei um absurdo por 3 papeis... E mais, no imtt avisaram-me logo que com o processo "com ausência de plano" não era 100% garantido que era aceite... Optei pelo plano (e ainda bem), como foi pedido por um conhecido do engº fez-me um desconto, pois o preço normal é 125€
A mim na seat na altura disseram-me que tinha de deixar lá 275€, e achei um absurdo por 3 papeis... E mais, no imtt avisaram-me logo que com o processo "com ausência de plano" não era 100% garantido que era aceite... Optei pelo plano (e ainda bem), como foi pedido por um conhecido do engº fez-me um desconto, pois o preço normal é 125€
Se tiveres o papel da SEAT onde diz que o teu carro após transformação para 5 lugares tem homologação nacional nº xxxxx, não precisas do plano para nada!
Como já foi dito, há várias opções para fazer a transformação. Cada 1 deve avaliar o seu caso e optar. Foi o que eu fiz!
Se tiveres o papel da SEAT onde diz que o teu carro após transformação para 5 lugares tem homologação nacional nº xxxxx, não precisas do plano para nada!
Como já foi dito, há várias opções para fazer a transformação. Cada 1 deve avaliar o seu caso e optar. Foi o que eu fiz!
Há empresas que tratam disso, acho até que já colocaram para aí o contacto de alguma dessas empresas, no entanto fica sempre mais caro do que seres tu a tratar das coisas