comercial OFF; 5 lugares ON

Bom dia pessoal,

Estou a pensar fazer a alteração para 5 lugares, o meu carro é um 6L FR 130cv de Dezembro de 2005.

O site do agarrido está em remodelação e o site das finanças dá-me um valor de 4.961,00€, mas pelo que li a esse valor tem de ser retirado o valor de IA que foi pago na altura da compra, que não faço ideia. Alguém tem um simulador actual que dê mais ou menos o valor final ou por acaso tem noção do que se paga neste ano de 2012?

A minha questão é, aquando da inspecção B para a emissão dos gases eles só vêem isso (escusado será dizer que terei de tirar a linha directa e meter panela e catalizador) e os bancos, ou vêem suspensão e isso tudo?

Agências como o agarrido trata de levar o carro à inspecção e isso tudo ou só trata da burocracia?
Obrigado

Cumprimentos


Boas Dunhil,

Vamos por partes :p

Ao valor que o simulador de ISV deu tens que deduzir o valor já pago quando o mesmo foi comprado.
Tenta enviar um mail para a alfandega que eles dizem-te o valor - penso eu.

Quando fores à insp. medir gases (caso seja necessário) eles apenas medem os gases, não querem saber de películas nem nada que se pareça. No entanto fazem tb um inspecção periódica antes de iniciarem a B. Se o mesmo não passar na periódica não chega a ir medir gases ;)
Outros users com películas e tudo mais não tiveram qualquer problema ;)

O agarrido já não trabalha com a Seat, sendo que terás que recorrer a outra agência caso decidas entregar este processo.
Eles apenas tratam da burocracia após a Insp. B, nada mais ;) a parte "chata" és tu que a fazes.
 
Boas Dunhil,

Vamos por partes :p

Ao valor que o simulador de ISV deu tens que deduzir o valor já pago quando o mesmo foi comprado.
Tenta enviar um mail para a alfandega que eles dizem-te o valor - penso eu.

Quando fores à insp. medir gases (caso seja necessário) eles apenas medem os gases, não querem saber de películas nem nada que se pareça. No entanto fazem tb um inspecção periódica antes de iniciarem a B. Se o mesmo não passar na periódica não chega a ir medir gases ;)
Outros users com películas e tudo mais não tiveram qualquer problema ;)

O agarrido já não trabalha com a Seat, sendo que terás que recorrer a outra agência caso decidas entregar este processo.
Eles apenas tratam da burocracia após a Insp. B, nada mais ;) a parte "chata" és tu que a fazes.

Boas Rui,

Obrigadinho pela informação, tou a ver que se tem que tirar férias para tratar disto, se calhar vou aproveitar é para o fim do ano que o meu carro vai à inspecção em Dezembro e assim lá para Novembro trato disso e meter o carro apto para passar na inspecção, que mato dois coelhos de uma vez.

Grande abraço
 
Boas,

Estive na alfândega à bocado e relativamente à reserva de propriedade, fui informado de que teria de ter uma autorização por parte da financeira.

Fiz a simulação do ISV mas não sei em que categoria dos ligeiros de mercadorias se insere o ibiza van diesel:

Automóvel ligeiro de utilização mista (que reúna cumulativamente os requisitos previstos na al. a) do art.º 9º da Lei n.º 22-A/2007, de 29 de Junho), ou automóvel ligeiro de mercadorias constante da al. b) do art.º 9º. (Taxa reduzida de 15% do imposto resultante da tabela B)

Automóvel ligeiro de mercadorias de caixa fechada. (tabela B)

Automóvel ligeiro de mercadorias, de caixa aberta, fechada (não abrangido pela classificação anterior), ou sem caixa com lotação máxima de 3 lugares, incluindo o condutor. (Taxa reduzida de 10% do imposto resultante da tabela B).

Automóvel ligeiro de mercadorias, de caixa aberta, ou sem caixa, com lotação superior a 3 lugares, incluindo o do condutor, que apresentem tracção às quatro rodas, permanente ou adaptável. (Taxa intermédia de 50% do imposto resultante da tabela B)

Automóveis ligeiros de mercadorias que não sejam tributados pelas taxas reduzidas nem pela taxa intermédia (Tabela A).

É que dependendo da opção os valores mudam e não é pouco...

Alguém me pode ajudar?
 
Boas,

Estive na alfândega à bocado e relativamente à reserva de propriedade, fui informado de que teria de ter uma autorização por parte da financeira.

Fiz a simulação do ISV mas não sei em que categoria dos ligeiros de mercadorias se insere o ibiza van diesel:

Automóvel ligeiro de utilização mista (que reúna cumulativamente os requisitos previstos na al. a) do art.º 9º da Lei n.º 22-A/2007, de 29 de Junho), ou automóvel ligeiro de mercadorias constante da al. b) do art.º 9º. (Taxa reduzida de 15% do imposto resultante da tabela B)

Automóvel ligeiro de mercadorias de caixa fechada. (tabela B)

Automóvel ligeiro de mercadorias, de caixa aberta, fechada (não abrangido pela classificação anterior), ou sem caixa com lotação máxima de 3 lugares, incluindo o condutor. (Taxa reduzida de 10% do imposto resultante da tabela B).

Automóvel ligeiro de mercadorias, de caixa aberta, ou sem caixa, com lotação superior a 3 lugares, incluindo o do condutor, que apresentem tracção às quatro rodas, permanente ou adaptável. (Taxa intermédia de 50% do imposto resultante da tabela B)

Automóveis ligeiros de mercadorias que não sejam tributados pelas taxas reduzidas nem pela taxa intermédia (Tabela A).

É que dependendo da opção os valores mudam e não é pouco...

Alguém me pode ajudar?

escolhe a primeira opção da lista - Automóvel ligeiro de passageiros ou automóvel ligeiro de utilização mista. (tabela A)

Podias ter pedido para fazerem logo lá a simulação, assim ja sabias quanto tinhas que pagar - isto a considerares um suposto valor para o CO2.
 
Mas aconselham a ir medir os gases em inspeção ou levar já o valor.do.fabricante?

Esta tudo nos posts anteriores.

Deves pedir o COC na marca - declaração que contem o valor de CO2.
Caso este não possua COC é que vais medir os gases a IPO B.

É este o procedimento para que na alfandega aceitem o valor de CO2 que irá servir pa calcular o ISV a pagar.
 
Boas pessoal,

Como já tinha escrito anteriormente, fiz a transformação do meu 6l fr de 12/2006 nas duas últimas semanas do ano passado, isto porque quis esperar que o carro fizesse 5 anos (que fazia em 20/12/2011) para usefruir do desconto de 52% por causa de redução por anos de uso. O processo teve algumas dores de cabeça e contratempos muito por causa da seat, mas no final tudo correu bem e o orçamento ficou bem abaixo do que esperava.

Ora então vou tentar fazer um resumo do meu processo para ajudar também outras pessoas que o queiram fazer.

- Ora então primeiro de tudo liguei para a seat Portugal e pedi o COC, disseram-me logo que o meu carro não tinha devido a ser um ligeiro comercial e não um ligeiro de passageiros, mandaram-me uma declaração com o valor de CO2 do meu carro e garantiram-me que era o necessário para fazer o pagamento na alfandega, eu avisei que na alfandega só aceitavam o COC ou uma declaração a dizer que não tem COC na sua ausência, como eles nunca acreditaram na minha palavra lá tive que esperar que me enviassem a carta da declaração do co2. Demoraram 6semanas para enviar aquela treta, e eu a telefonar dia sim dia não depois da quarta semana (que foi o tempo estipolado que demorava a chegar dito por a seat), sempre a darem desculpas e eu a passar-me já com a situação... Ora então chega a carta no fim de 6semanas vou à alfandega com a carta, e logo o homem me disse que tal não era aceite, lá tive eu que telefonar mais uma vez para a seat a tentar explicar a situação, a telefonista mais uma vez não acreditou na minha palavra e tive que pedir ao homem da alfandega para falar com eles pois eu já não me entendia com a seat, inicialmente nenhum queria falar mas depois lá aceitaram... Conclusão a mulher da seat ficou sem razão e lá teve que me enviar a declaração da ausência do COC, pediu desculpa pelo secedido, etc...
- Esperei mais 3 semanas para me enviarem a carta da seat (e já estava a ficar sem tempo para fazer o processo), entretanto não tendo COC tive que fazer ipo b para medir gases... com geitinho e tal acusou 135g/km, ora a seat tinha enviado a carta com o valor de 139g/km.
- Vou então à alfandega com o papel do ipo b mais declaração da seat, estava eu a contar pagar os 139g/km que a seat referiu (visto que segundo a lei tenho sempre que pagar o valor de co2 superior entre a marca e ipo b), quando não é o meu espanto que só pago os 135g/km que me acusou em ipo b, eles na alfandega não têm como se guiar e eu também não falei que tinha a carta da seat com o devido valor :lol: então em vez de deixar 650€ deixei apenas 370€.
- Depois de pagar na alfandega deram-me o DAV, e com isso mais a declaração da seat e documentos meus e do carro, foi ao imtt para tratar de meter no documento... Faço o processo com ausência do plano, mas não foi aceite porque precisava de uma declaração da seat com o nº de homolgação nacional para fazer a transformação, mas sabia que no imtt de braga foi aceite com os mesmo documentos que eu tinha, mas segundo cheguei à conclusão em braga estavam a aceitar indevidamente. A seat pedia-me 100€+iva pela declaração e tinham de ser eles a fazer a montagem, sei que no total tinha que deixar lá 270€. A concelho do eng. do imtt de viana mandei fazer plano do meu carro para acabar o processo, o plano até me ficou num bom preço por ter sido pedido pelo eng. do imtt.
- O processo ainda ficou um bocado retardado devido a ter que fazer a alteração no sistema informático do imtt de sem plano, para com plano, e fiquei com 15€ a arder devido ao processo sem plano ser 15€ mais barato.

No final de tudo, ficou-me pelos seguintes preços:
- Ipo B: 98€ (de referir que está incluído ipo normal, logo tira-se 30€)
- Alfandega: 370€
- Bancos, parafusos, cintos e forras traseiras: 250€ (ainda me vi apertado para arranjar bancos iguais)
- Imtt: 165€
- Plano: 50€.

Ficou-me tudo em perto de 900€ e fiquei a pagar menos 20€ de seguro e tenho para venda a divisória completa e 2 forras para abater no orçamento total...

Um muito obrigado ao RuiMCF pela ajuda preciosa dele ;)

Abraço.

Boas André,

Gostava de saber se para além dos bancos e cintos é necessário arranjar as forras ou pode ficar como está?
 
Boas André,

Gostava de saber se para além dos bancos e cintos é necessário arranjar as forras ou pode ficar como está?

As forras só substituis se quiseres, não és obrigado. As minhas por acaso deixei estar as originais que não estavam muito arranhadas :)
 
Boa tarde,

Fui hoje à seat por curiosidade para perguntar o valor os bancos. E lá o senhor informou-me que eu para montar os bancos precisava de calhas e não sei mais o quê?
Sempre pensei que montar os bancos fosse plug and play! Afinal para montar os bancos o que é que preciso??

Cumps.
 
Boa tarde,

Fui hoje à seat por curiosidade para perguntar o valor os bancos. E lá o senhor informou-me que eu para montar os bancos precisava de calhas e não sei mais o quê?
Sempre pensei que montar os bancos fosse plug and play! Afinal para montar os bancos o que é que preciso??

Cumps.

Não sei como é a comprar uns bancos novos na Seat mas se fores a uma Sucata e uma vez que sendo bancos de 6L é plug and play.

Talvez os novos venham sem nada, no entanto se tirares os bancos do teu as calhas são as mesmas.
 
Estou a precisar de um carro com 5 lugares, depois de ler, falar com a alfândega e com a Seat, creio que vou avançar para a transformação.

O meu carro é um 1.4 tdi de 11/2002.

Ainda tenho que confirmar o valor de CO2, se for 120 g/km, na alfândega pago à volta de 590€.

Na Seat pediram-me 200€ pelo certificado de homologação (esqueci-me de perguntar se tinha o CO2), mais 90€ para a montagem dos bancos.

Depois tenho que ir ao IMTT com a papelada e largar mais 165€ para ter um livrete novo.

Tenho que comprar uns bancos e uns cintos (espero encontrar numa sucata, aí pelos 100€).

Sendo assim fico com um ligeiro de passageiros por 590+200+90+165+100 por 1145€.

Se alguém ajudar em alguma coisa, agradeço, quando estiver tudo tratado, faço nova exposição!
 
Estou a precisar de um carro com 5 lugares, depois de ler, falar com a alfândega e com a Seat, creio que vou avançar para a transformação.

O meu carro é um 1.4 tdi de 11/2002.

Ainda tenho que confirmar o valor de CO2, se for 120 g/km, na alfândega pago à volta de 590€.

Na Seat pediram-me 200€ pelo certificado de homologação (esqueci-me de perguntar se tinha o CO2), mais 90€ para a montagem dos bancos.

Depois tenho que ir ao IMTT com a papelada e largar mais 165€ para ter um livrete novo.

Tenho que comprar uns bancos e uns cintos (espero encontrar numa sucata, aí pelos 100€).

Sendo assim fico com um ligeiro de passageiros por 590+200+90+165+100 por 1145€.

Se alguém ajudar em alguma coisa, agradeço, quando estiver tudo tratado, faço nova exposição!

assim por alto estas a ser roubado no certificado e na montagem dos bancos.
o certificado custa metade disso mais iva...e a montagem dos bancos nao tem que ser na SEAT... ;)
tudo o resto parece-me OK
 
Obrigado TMoreira, já vi que há pessoal a conseguir o certificado mais barato, ainda não percebi é como.
E quanto aos bancos, pelo que percebi, a Seat dá-me um certificado para o Imtt ver que está tudo OK,
se houver outra forma mais barata, agradeço.
 
Obrigado TMoreira, já vi que há pessoal a conseguir o certificado mais barato, ainda não percebi é como.
E quanto aos bancos, pelo que percebi, a Seat dá-me um certificado para o Imtt ver que está tudo OK,
se houver outra forma mais barata, agradeço.

A forma mais barata é pedires directamente à Seat Portugal. Quanto a montagem dos bancos n precisas de papel nenhum. Monta em casa e ja ta. Na alfandega apenas escreves uma declaraçao de responsabilidade e está tudo.
O certificado na seat fica por 120€ se n estou em erro, isto no caso de ter.

O resto das explicaçoes esta neste topico mas se precisares pergunta nos.
 
As declarações da Seat que custam 200€ têm o valor do co2 e o plano de transformação para entregar no imtt, ou seja na alfândega pago o valor do co2 e no imtt apenas pago 50€ pelo trabalho de alterar o registo. Isto segundo me disse a senhora do concessionário da Seat.
Vi um banco traseiro num centro de abate, pedem-me 200€, acham que é normal?
Se isto bater tudo certo fica em 590€ (alfândega)+ 200€+90€ (seat)+50€ (imtt)+200€ (bancos), isto somado dá uns 1130€. Espero que a informação da senhora esteja correcta!
 
As declarações da Seat que custam 200€ têm o valor do co2 e o plano de transformação para entregar no imtt, ou seja na alfândega pago o valor do co2 e no imtt apenas pago 50€ pelo trabalho de alterar o registo. Isto segundo me disse a senhora do concessionário da Seat.
Vi um banco traseiro num centro de abate, pedem-me 200€, acham que é normal?
Se isto bater tudo certo fica em 590€ (alfândega)+ 200€+90€ (seat)+50€ (imtt)+200€ (bancos), isto somado dá uns 1130€. Espero que a informação da senhora esteja correcta!

Se a declaração for para dizer que tem o COC sim senhor, senão podes c@g@r nessas declarações que não são aceites na alfandeda, isto para o processo da alfandega, o processo do imtt já é outro...
 
As declarações da Seat que custam 200€ têm o valor do co2 e o plano de transformação para entregar no imtt, ou seja na alfândega pago o valor do co2 e no imtt apenas pago 50€ pelo trabalho de alterar o registo. Isto segundo me disse a senhora do concessionário da Seat.
Vi um banco traseiro num centro de abate, pedem-me 200€, acham que é normal?
Se isto bater tudo certo fica em 590€ (alfândega)+ 200€+90€ (seat)+50€ (imtt)+200€ (bancos), isto somado dá uns 1130€. Espero que a informação da senhora esteja correcta!

Se a declaração for para dizer que tem o COC sim senhor, senão podes c@g@r nessas declarações que não são aceites na alfandeda, isto para o processo da alfandega, o processo do imtt já é outro...

corto, como diz o amigo André e bem nem sempre o que a Seat diz ser é a verdade e o que realmente na pratica se aplica.

E fala quem já fez isto, tanto eu como o André, e passou por toda a salgalhada que é contactar com a Seat.

A declaração que dizem custar 200€, na Seat Portugal apenas cobram 100€ + iva = 123€, só pra veres como começa a festa.
Depois, e apesar de existir este preçário para esta declaração (COC) não significa que o teu carro possua um, ou seja, não tendo tens que ir a IPO B medir o CO2 e por ai fora.

Quanto ao preçário dos bancos, não acho caro, tudo depende do estado deles e se vem com todas as ferragens incluídas.
 
Se a declaração for para dizer que tem o COC sim senhor, senão podes c@g@r nessas declarações que não são aceites na alfandeda, isto para o processo da alfandega, o processo do imtt já é outro...

corto, como diz o amigo André e bem nem sempre o que a Seat diz ser é a verdade e o que realmente na pratica se aplica.

E fala quem já fez isto, tanto eu como o André, e passou por toda a salgalhada que é contactar com a Seat.

A declaração que dizem custar 200€, na Seat Portugal apenas cobram 100€ + iva = 123€, só pra veres como começa a festa.
Depois, e apesar de existir este preçário para esta declaração (COC) não significa que o teu carro possua um, ou seja, não tendo tens que ir a IPO B medir o CO2 e por ai fora.

Quanto ao preçário dos bancos, não acho caro, tudo depende do estado deles e se vem com todas as ferragens incluídas.

Resposta da Seat: "Vimos por este meio informar que na declaração de transformação de 2 para 5 lugares não consta o índice de CO2 que a viatura emite, contudo essa informação irá constar noutro documento que irá conjuntamente, com a declaração de homologação." -Ou seja, vou mesmo ter que ir fazer a inspecção tipo B?

Onde é que vocês pediram o certificado a 123€? Fui a outro concessionário saber o preço, 205€+IVA, ainda pede mais! A Seat Portugal remete-me para os concessionários!

Os bancos pareceram-me estar como novos, e inclui tudo, pré-tensores, cintos, etc.
 
Desculpem lá o off topic, mas cada stand tem um preço que lhes dá na telha ? Parece o mercado, secalhar se regatearem conseguem melhor lol...
Ridiculo, façam isso tudo na fonte que é bem melhor..
 
Resposta da Seat: "Vimos por este meio informar que na declaração de transformação de 2 para 5 lugares não consta o índice de CO2 que a viatura emite, contudo essa informação irá constar noutro documento que irá conjuntamente, com a declaração de homologação." -Ou seja, vou mesmo ter que ir fazer a inspecção tipo B?

Onde é que vocês pediram o certificado a 123€? Fui a outro concessionário saber o preço, 205€+IVA, ainda pede mais! A Seat Portugal remete-me para os concessionários!

Os bancos pareceram-me estar como novos, e inclui tudo, pré-tensores, cintos, etc.

Eles quando efectuei a transformação indicaram-me esse preço, eu pedi o COC. Disseste isso?

Apesar de ter pedido o COC o meu carro não possui, sendo-me enviado um papel a indicar isso mesmo e sem qualquer custo. Só dps disto é que podes fazer IPO B.

Os 205€ tb me pediram a mim, dizem que é para o plano de transformação e todas as burocracias deles e para verificar apertos dos cintos (desnecessário).
Ou seja, com estes 205€ fazes a IPO B e ainda te sobra dinheiro para os bancos.

Se te parecem bons axo que são bom negocio. Já agora quais são? antes ou após o restyling?
 
Back
Top