Tudo sobre os nossos 1.9d, Km's, velocidade, etc..

Deves ter o pe pesado nao???
Ou vais muitas vezes ao red line?
Eu agora inda vou meter um oleo mais fino, 100% sintectico, nao sei, mas acho que pior nao deve ficar, porque com este 15W40, quando se mete o carro a trabalhar, os primeiros segundos, nota-se que o oleo inda nao esta a lubrificar...
 
Oleo sintetico com viscosidade 5w40 nao é para estes motores !!!! :redcard:
Usa um bom 15w40, tal como o BP Visco Diesel. Ao preço que é (e o oleo em si) , é um dos melhores oleos para esse motor.

O oleo sintetico terá ( em principio ) uma acção detergente mto forte e vai limpar em excesso o motor, para além de nao "almofadar" correctamente as folgas que ele trás de fábrica (e as outras que se ganham com a idade).

;)

Deves ter o pe pesado nao???
Ou vais muitas vezes ao red line?
Eu agora inda vou meter um oleo mais fino, 100% sintectico, nao sei, mas acho que pior nao deve ficar, porque com este 15W40, quando se mete o carro a trabalhar, os primeiros segundos, nota-se que o oleo inda nao esta a lubrificar...
 
Para bem da saude do motor , eu usaria outro oleo.

Com esse consumo, acho que um teste de compressão dos cilindros era bem vindo. Isto, apesar de dizeres que ele atinge uma boa velocidade. Mas 0,75l a cada mil é um pouquinho alto. Deverias fazer 0,20 ou 0,30 no máximo, penso eu de que !

Quer dizer que o meu já comeu 0.75l/1000 km :redcard: .
Mas desde k mudei de oleo já come menos, agora anda pelos 0.5l/1000 km. Sei k mesmo assim é muito, tb nunca utilizei oleos caros, aliás o k utilizo agora é oleo marca continente 20w50 :whistle: :whistle: :whistle: .
Assim quase que nem é preciso mudar o oleo, pois ele anda sempre novo porque está sempre a ser acrescentado...:rir: :rir: :rir:
 
Bem, sou muito alto e como preciso esticar as pernas obriga a carregar no acelarador... :rir: :rir: :rir:

Eu sobria do mesmo mal, mas era por ser muito baixo, gostava de me esticar :rir: :rir:
Mas isso ajuda a beber oleo, e arrancar com o carro frio também.
 
Com esse consumo, acho que um teste de compressão dos cilindros era bem vindo. Isto, apesar de dizeres que ele atinge uma boa velocidade. Mas 0,75l a cada mil é um pouquinho alto. Deverias fazer 0,20 ou 0,30 no máximo, penso eu de que !

Em relação à compressão não sei se justifica, até porque o carro puxa muito bem (segundo um mecanico amigo k trabalha na Seat).
Quanto ao consumo de oleo, já cheguei a fazer menos de 0.5l/1000 km, mas isso só acontece qd vou nas calmas e como isso raramente acontece...:weedman: :weedman:
Também já não vou investir no carro porque estou a pensar comprar outro e este como já não tem valor nenhum fica para o meu brother mais pequeno. Ele k invista :rir: :rir: :rir:
 
Oleo sintetico com viscosidade 5w40 nao é para estes motores !!!! :redcard:
Usa um bom 15w40, tal como o BP Visco Diesel. Ao preço que é (e o oleo em si) , é um dos melhores oleos para esse motor.

O oleo sintetico terá ( em principio ) uma acção detergente mto forte e vai limpar em excesso o motor, para além de nao "almofadar" correctamente as folgas que ele trás de fábrica (e as outras que se ganham com a idade).

;)

Eu tenho usado o valvoline 15W40... E se eu começar a usar o 10W40??
Aconselhas?
 
Mas deixo sempre o carro a trabalhar uns segundos antes de arrancar e mesmo em andamento vou devagar e sem apertar até ele aquecer, depois... já se sabe :rir: :rir: :rir:

Eu tmb faço isso e o nosso n tem turbo, o ppl q tem turbo é q devia fazer isso e ter bastante cuidado, não fazer como eu ja vi, arrancar a fundo a frio e passado 2m desligar o carro sem esperar tempo nenhum ao relanti..emfim!
Carros mal empregues mesmo!

Eu tenho q confirmar com o meu mecanico mas acho que o meu bebe 15w40, e tem q ir a revisão again!

Como tem qs 250mil km e quero que o motor dure muito, vou de 7500 em 7500kms..

e vocês vão de quanto em quanto??

Abraços e boas curvas com os nossos 1.9d e 1.9td :p
 
Esse oleo, acho que é mesmo para ir de 7500 em 7500km.
Ja agora, que peças custumas alterar na revisao (filtros) e preços?
 
o meu é de 8000 em 8000, e da ultima como tava prá figueira da foz kd fui fazer ja ia nos 9000, mas o mecanico disse k nao houve stress k o oleo aguentava bem.. e como o bixo nao consome oleo tava descansado..

kt ás revisoes... looool alguem me sabe dizer o intervalo ou o k ele leva??
é k nunca fiz revisao ao meu.. kd vejo k precisa de alguma coisa mando por.. :rir:
 
Esse oleo, acho que é mesmo para ir de 7500 em 7500km.
Ja agora, que peças custumas alterar na revisao (filtros) e preços?

Segundo o meu mecanico (gajo porreiro que trabalha na mercedes mas tem o seu negocio à noite e fds), ele diz que para cima dos 200mil o melhor é 7500 em 7500 para andar sempre com oleo "novo" e que só faz bem ao motor, mas tmb depende do oleo que metes..
Gonçalo eu como o conheço ah mts anos e ja la vou ah ks 3 e é o mecanico de familia em termos de preço não conta, mas é assim:

De 15mil em 15mil leva filtros novos, filtro oleo, gasoleo e de ar..

Isto é, uma x muda oleo a proxima muda oleo e filtros e para mim é 40€ e 50€ respectivamente!

Ele nem leva mao de obra, 40€ é o preço dos litros de oleo, acho que 5l e os 10€ é os 3 filtros, mas na verdade acho que ele leva 10€ cada filtro, por isso é fazer contas, mas ele é 5Estrelas já sabe que preciso sempre do carro pk da universidade, levo o carro a casa dele sexta à meia noite, sabado ao almoço ja o posso ir buscar, isto combinado é claro!Fica no Samouco, entre o Montijo e Alcochete, recomendo para o ppl da zona, chama-se Leonel!

Abraços

PS- Sei que ah casas que ja levam 30/35€ só mudança do oleo, mas ali sei que o oleo é do bom e que o carro ta em boas mãos!
 
E que oleo ele recomenda?
Eu também mudo de 15000 em 15000Km e pago cerca de 70€ com os filtros, so o de ar deve ser 13€ se nao me engano e inda mais o de gasoleo e o do oleo, e é mais 4L de Valvoline turboV...
 
ta dentro da media.

Epa ele ja me disse 2x o oleo, mas eu n me lembro ele diz que é bom e o indicado para o carro, a marca n me lembro mas acho que é 15W40!
Brevement tenho q la ir again e pergunto se quiseres.

Ah e uma coisa que ele faz sempre que la vou diz que limpa bem o deposito e faz bem , é pralem dos 4litros de oleo, pede para eu ir atestar o carro com gasoleo e depois mete la pa dentro 1l de oleo :p

Acho que esse litro nem pago :rir:

O carro ta em boas mãos..

Ja ouve ai pessoal a perguntar se é normal o carro tremer muito quando está frio eu vou responder pelo meu exemplo.

Quando ligo o carro de manha ta mesmo muito frio ele fica nas 600 rotações e treme por todo o lado (antes tinha os apoios do motor partido, parecia que se ia desmanchar, agora so treme e muito) , mas eu acelero muito ligeiramente e meto-o logo nas 1000rpm para se preparar pa viagem e para o barulho n me incomodar..

Outra coisa que tmb é normal nos 1.9d é facilmente aquecerem e a ventoinha disparar aos 3/4, isto é 10m de transito ao relantim e aqueçe logo e espera-se 2m até a ventoinha disparar, que faz um barulhão dp volta ao meio..!

Voces tmb tem estes 2 sintomas?!
 
Outra coisa que tmb é normal nos 1.9d é facilmente aquecerem e a ventoinha disparar aos 3/4, isto é 10m de transito ao relantim e aqueçe logo e espera-se 2m até a ventoinha disparar, que faz um barulhão dp volta ao meio..!

Voces tmb tem estes 2 sintomas?!

isso é mau.

checka o sistema de arrefecimento, se tem agua, e se esta a circular bem!

senao tem atençao a junta da cabeça. o meu andava smp acima de 3/4. depois da reparaçao raramente chega a 1/2. (Agora como esta tempo frio e nao tenho viajado, nao passou disso.)
 
Tunz tks pelo advice, mas n sei se me fiz entender..

O meu o normal é entre o traço vermelho e o 1/4, mas expecionalmente, isto é quando apanho mt transito, tipu 15m praticamente parado ou então 25m para- arranca, a temperatura começa a aumentar como é normal e mal começa a chegar aos 3/4 a ventoinha dispara e gradualmente volta para o meio!

nunca passou dos 3/4, é assim mesmo o sistema eu achei estranho, foi tudo revisto e falei com o meu mecanico e outros entendidos dizem que é normal que a ventoinha dispara tarde nestes modelos, ks nos 3/4..

Ele disse foi se um dia passar dos 3/4, para desligar logo o carro!

Bem que a ventoinha podia disparar mal passa-se de um meio, mas pronto..

Pelo que vejo é normal e basta andar bem uns 500m para a temperatura baixar logo!
 
O carro em condições perfeitas de refrigeração, nao deve passar 1/2 da temperatura , ou seja, o ponteiro deverá ficar a direito.
No 1.9D, parece que estabiliza 1mm acima do meio.
No Gt Tdi, 1mm abaixo do meio.

Quando passa daqui... é porque ha bronca ! Mesmo que nao seja nada de grave. Convem reveres, porque 3/4 é +- 110/115º .

Ao meio, sao os 90º.

Abraço


Tunz tks pelo advice, mas n sei se me fiz entender..

O meu o normal é entre o traço vermelho e o 1/4, mas expecionalmente, isto é quando apanho mt transito, tipu 15m praticamente parado ou então 25m para- arranca, a temperatura começa a aumentar como é normal e mal começa a chegar aos 3/4 a ventoinha dispara e gradualmente volta para o meio!

nunca passou dos 3/4, é assim mesmo o sistema eu achei estranho, foi tudo revisto e falei com o meu mecanico e outros entendidos dizem que é normal que a ventoinha dispara tarde nestes modelos, ks nos 3/4..

Ele disse foi se um dia passar dos 3/4, para desligar logo o carro!

Bem que a ventoinha podia disparar mal passa-se de um meio, mas pronto..

Pelo que vejo é normal e basta andar bem uns 500m para a temperatura baixar logo!
 
Back
Top