Tópico Oficial: Operações STOP!!!

Eu tambem acho isso das luzes irrelevante ate porque isso não ajuda na segurança da viatura. Melhoramentos de travoes e amortecedores assim como pneus que podem salvar vidas é que rende 250€ para o patrão(estado) que tantos vos f@de.

Isso nao é bem assim...

POdes meter uns travoes ultra bons mas que so travam bem a quente... Mas em uso normal nunca chegam a aquecer... ;)

Logo nao sao assim tao seguros...
 
Last edited:
Boas cunhami, desde já obrigado por tentares esclarecer por aqui o pessoal (acredito que às vezes seja difícil com algumas bocas, mas às vezes o pessoal tem dificuldade em distinguir bons de maus profissionais).

Aproveitava para tirar uma dúvida, caso me saibas/possas esclarecer em relação às barras AA. Peço-te a tua opinião profissional e não pessoal, isto pelo facto de que, acredito, se visses uma barra AA da seat num ibiza não irias colocar problema (numa situação normal).

Então passa-se a seguinte situação:

Pessoal tem barra AA oficial da seat para o modelo (pode ser comprado como um extra, tal como um ar condicionado/velocidades automáticas, etc) e, como tal, não é necessário essa informação estar no livrete.

Mesmo assim, para evitar problemas, tenho uma factura de compra da peça na seat, tenho uma factura de montagem na seat e uma declaração da seat portugal a declarar que a peça é oficial, para o carro em questão (com número de factura da peça e chassi do carro onde está montado) garantindo que em nada afecta o bom funcionamento do carro.

Pergunto aos fiscais dos centros de inspecção sobre o assunto pelo que me dizem que seja que barra for, original ou não, não é suposto vir no livrete (não serve para esse tipo de peças) e, além disso, uma das leis nas inspecções (do imtt) é que um carro com qualquer barra AA frontal superior (da marca ou não) fica aprovado na inspecção.

No entanto correu uma circular por várias esquadras (um alferes amigo contou-me) que dizia, especificamente relativo a barras AA, "em caso de dúvida enviar para inspecção B".

Questões:

- Em caso de dúvida, numa coisa tão banal, não se deve deixar passar? Não é uma questão de "será que é droga" ou "será que aquela arma é verdadeira e não de airsoft" em que se deve tomar medidas preventivas. Ou seja, somos culpados por razão das dúvidas.
- Se, segundo as regras das inspecções no IMTT, um carro é aprovado com qualquer barra AA então porque, por essa razão, enviam tantos para insp B?
- Mesmo que na insp B aprovem o carro (pois é legal) devolvem o dinheiro da multa (os 250€). Mas é possível pedir o dinheiro que pagamos pela insp B? E pelo dia que tivemos de meter de férias para poder ir a insp B? (já nem estou a falar de outras coisas como o tempo sem documentos e outras chatices).
- Consideras (agora pessoalmente) que esta medida não é especificamente caça à multa, dado que, segundo os peritos, é legal? (já houveram relatos de Op Stop em que pedem, especificamente, para verem se tem barra AA).

Obviamente estou a tentar perceber isto do ponto de vista legal pois sei que há bons e maus profissionais em todos os lados mas é apenas para tentarmos perceber efectivamente como funcionam as coisas nesta situação.

Não sei se viste mas já por cá colocaram um link para um fórum da GNR em que um agente perguntava que tipo de atitude tinham os colegas perante barras AA. Uns 80% diziam que, se tudo estivesse normal no resto não pegavam com isso pois, efectivamente, é uma peça que só trás benefícios. No entanto, haviam uns 20%, incluindo um específico que dizia: "não quero saber, tem barra AA envio logo para insp B +250€ e, se ele quiser, que prove que é legal" sem haver qualquer tipo de tentativa de sequer perceber o conceito, para que serve, qual o objectivo.

São destas situações que se vai tendo receio, de apanhar um agente assim (obviamente estou a falar em situações em que somos pessoas normais e não daqueles que se armam em finos e que sabem tudo das leis, etc) em que apenas tendo uma barra AA nos arriscamos, sem fundamento lógico/técnico nenhum (a própria circular dizia, ou pelo menos, na explicação da circular "faz com que o condutor sinta uma falta sensação de segurança" o que não faz qualquer sentido, qualquer pessoa sabe os benefícios que a barra trás, por exemplo, no teste do alce em que previne capotar) a levar uma multa, ficar sem documentos, perder dias de trabalho, ter de andar a passar noites ao relento no imtt (pelo menos do porto, para ser atendido, é preciso ir para a fila na noite anterior e passar a noite na rua) para provar que é legal.

Obrigado, desde já, pela atenção e opinião..
 
Belo post, Valter. =D> Pelo que me tenho apercebido, é completamente aleatório se o agente te vai enviar para inspecção B ou não (infelizmente, é um escolha dele, embora como justificas, não faça qualquer sentido).

Agora, tenho curiosidade em ver resposta às tuas questões, incluindo a questão acerca do eventual reembolso do valor da inspecção B, o da multa e o do tempo perdido, já que é um acessório aprovado em inspecção.
 
Respondendo muito sumariamente:
O problema do código da estrada, é o mesmo que o das outras leis: Podem haver diversas interpretações.
O CE fala em alterações às característica técnicas - logo, tudo o que não vem original. A barra (na minha opinião) é um preconceito que foi associado no início das alterações, em que poucos/nenhuns carros traziam de origem. As marcas, com o conhecimento adquirido em competição, vão adaptando aos carros de venda ao público, o que poderá a levar que alguns agentes/guardas levem para as tais ditas alterações às características.
Na minha opinião, em nada interfere numa situação de fiscalização, e por experiência própria, com os que trabalho (DT de Lisboa), não se liga a isso, tal como a escapes (Linhas directas em diesel, que passam mais despercebidas) entre outros. Eu pessoalmente não autuo.
Quanto à situação da devolução da coima, sim é possível. Quanto ao do IPO B, desconheço, mas penso que não. Todas essas despesas é um pouco ingrato por dois motivos; 1º Em situação normal, terás que mover um processo de indemnização, que é moroso, mas dará os seus frutos. 2º Muitos alegam que quando vão ao IPO B o carro passa, mas vejamos, a IPO B não trata-se mesmo de meter um carro em condições? (Não o caso concreto das barras AA, mas exemplo problemas de direcção/suspensão etc), então é lógico que o IMTT pode alegar isso para não fazer a devolução.
Como disse, é ingrato, mas acho que não é impossível.

Qualquer dúvida, manda PM (a net tá "fóked")
 
Pois amigo, é a tal situação, eu percebo nas outras situações, há várias em que faz sentido. Fiquei, sinceramente, um pouco revoltado, apesar de até hoje nunca tive qualquer problema com isto ou seja com que o for com as autoridades, com o facto dessa tal circular ter acontecido no máximo há um ano, ou seja, é recente, quando no caso do imtt (neste caso muito concreto das barras AA) diz mesmo que essa alteração é legal, pelo que essa tal circular é, no mínimo, de estranhar.

Mas obrigado pela resposta é bom perceber que ainda há quem tenha noção da realidade e saiba distinguir um acessório da pessoa que o está a usar, ou melhor, que a pessoa não deve ser vista pelo acessório (neste caso concreto).

abraço
 
E no caso de quem comprar o carro já com isso(meu caso) e na altura que foi vendido em 2000 o 1ºdono quis isso como extra.
Já fui a alguns concessionários bem como mail´s para a Seat Portugal os quais me dizem que na altura da venda era considerado um extra comum como umas grelhas.
E na factura da compra do carro(eles tem acesso), nada vem registado.
Como devo proceder neste caso?

Cumps
 
Hoje pelas 07h30 lá estavam dois motoqueiros de braçadeira vermelha em Mem Martins numa rua que só tem fabricas a ver se retiravam algum aos pacatos ordenados minimos de centenas de trabalhadores que ali ainda trabalham,40mts a frente um acidente com um carro e uma mota e o transito todo baralhado nem para a frente nem para tras.Chegou o Natal é necessario estar preparado a caça a multa.
 
Pois amigo, é a tal situação, eu percebo nas outras situações, há várias em que faz sentido. Fiquei, sinceramente, um pouco revoltado, apesar de até hoje nunca tive qualquer problema com isto ou seja com que o for com as autoridades, com o facto dessa tal circular ter acontecido no máximo há um ano, ou seja, é recente, quando no caso do imtt (neste caso muito concreto das barras AA) diz mesmo que essa alteração é legal, pelo que essa tal circular é, no mínimo, de estranhar.

Mas obrigado pela resposta é bom perceber que ainda há quem tenha noção da realidade e saiba distinguir um acessório da pessoa que o está a usar, ou melhor, que a pessoa não deve ser vista pelo acessório (neste caso concreto).

abraço
Atenção que essa circular, pode ser algum parecer do IMTT. Tal como aconteceu há uns bons anos, em que era para autuar os carros que tivessem rádios com TV.
Se o IMTT dá esse parecer...
 
Claro amigo, mas neste caso não era do imtt, era interno (não só da esquadra).

Quanto aos rádios com TV penso que são permitidos desde que, ligando o carro, ela desligue automaticamente.. mas sim, havia quem alterasse de maneira a dar sempre.. um perigo.. qualquer dia ainda metiam sportv nos carros heheehe
 
Boas realmente as barras estão a dar muito que falar, um dia destes um colega meu ao fazer a inspecção ao carro colocou essa questão a uma pessoa que trabalhava la e garantiu que a barra e legal e que não podem multar por isso o que e um contra-senso com as autoridades.
 
Respondendo muito sumariamente:
O problema do código da estrada, é o mesmo que o das outras leis: Podem haver diversas interpretações.
O CE fala em alterações às característica técnicas - logo, tudo o que não vem original. A barra (na minha opinião) é um preconceito que foi associado no início das alterações, em que poucos/nenhuns carros traziam de origem. As marcas, com o conhecimento adquirido em competição, vão adaptando aos carros de venda ao público, o que poderá a levar que alguns agentes/guardas levem para as tais ditas alterações às características.
Na minha opinião, em nada interfere numa situação de fiscalização, e por experiência própria, com os que trabalho (DT de Lisboa), não se liga a isso, tal como a escapes (Linhas directas em diesel, que passam mais despercebidas) entre outros. Eu pessoalmente não autuo.
Quanto à situação da devolução da coima, sim é possível. Quanto ao do IPO B, desconheço, mas penso que não. Todas essas despesas é um pouco ingrato por dois motivos; 1º Em situação normal, terás que mover um processo de indemnização, que é moroso, mas dará os seus frutos. 2º Muitos alegam que quando vão ao IPO B o carro passa, mas vejamos, a IPO B não trata-se mesmo de meter um carro em condições? (Não o caso concreto das barras AA, mas exemplo problemas de direcção/suspensão etc), então é lógico que o IMTT pode alegar isso para não fazer a devolução.
Como disse, é ingrato, mas acho que não é impossível.

Qualquer dúvida, manda PM (a net tá "fóked")

em relação ao que está em bold, acredito mesmo que o façam, até porque aqui estão a tirar fotos aos componentes "ilegais" quando mandam parar um carro que é sujeito a IPO B
 
Boas realmente as barras estão a dar muito que falar, um dia destes um colega meu ao fazer a inspecção ao carro colocou essa questão a uma pessoa que trabalhava la e garantiu que a barra e legal e que não podem multar por isso o que e um contra-senso com as autoridades.

é exactamente isso que me faz confusão..
 
Mas gostava imenso que explicasses o que aconteceu para estares sempre com estes comentários. Podes mandar pm se preferires não expor publicamente o que se passou.

Podias ter dito isso antes em vez do Infeliz comentario que fizes-te.Como deves calcular o forum é publico como tal gostando ou não,devemos ouvir os comentarios e não partir para a ignorancia de puxar infancias,familia,ameaças etc.Eu quando não gosto de ler algo nem me digno a responder pelo menos respeito a opnião dos outros.

Abraço
 
Podias ter dito isso antes em vez do Infeliz comentario que fizes-te.Como deves calcular o forum é publico como tal gostando ou não,devemos ouvir os comentarios e não partir para a ignorancia de puxar infancias,familia,ameaças etc.Eu quando não gosto de ler algo nem me digno a responder pelo menos respeito a opnião dos outros.

Abraço

podias explicar melhor o porquê de certos comentários, em vez da célebre desculpa do "porque sim", senão ficam todos a perceber o mesmo
 
Podias ter dito isso antes em vez do Infeliz comentario que fizes-te.Como deves calcular o forum é publico como tal gostando ou não,devemos ouvir os comentarios e não partir para a ignorancia de puxar infancias,familia,ameaças etc.Eu quando não gosto de ler algo nem me digno a responder pelo menos respeito a opnião dos outros.

Abraço

Estava só a responder com a infelicidade que demonstram "alguns" os teus comentários. Mas já agora se quiseres explicar... Pelos vistos não sou o único com curiosidade.
 
Estava só a responder com a infelicidade que demonstram "alguns" os teus comentários. Mas já agora se quiseres explicar... Pelos vistos não sou o único com curiosidade.

Concerteza será mais um comentario infeliz,por isso esquece,quando não se sabe respeitar a opnião dos outros ainda por cima quando feita num local publico para k mais dialogo.Existe por aqui quem goste de estragar topicos o que não é o meu caso.
 
Concerteza será mais um comentario infeliz,por isso esquece,quando não se sabe respeitar a opnião dos outros ainda por cima quando feita num local publico para k mais dialogo.Existe por aqui quem goste de estragar topicos o que não é o meu caso.
:lol:

Pelo menos neste tópico a intervenção é sempre a mesma. Cascar, cascar e cascar nas autoridades tomando todos os agentes por igual (imbecis sem escrúpulos e à caça de dinheiro).
 
Back
Top