Esse utensílio chama-se hardware e SO.. não é preciso um software que na realidade só complica.. obriga-te a ter o iTunes, obriga-te a logares com a tua conta.. mais fácil que ligar a qualquer computador (porque podemos estar num computador de um amigo ou trabalho no qual não posso ter iTunes) e simplesmente copiar e colar o que quiser, onde quiser? Chegar ao ponto de querer criar uma pasta com determinadas fotos de um aniversário ou que e ter de criar a pasta pelo iTunes e não o poder fazer directamente no iPhone.. :S realmente é um utensílio brutal.. que só ajuda a desajudar..
A conta simplifica-te em muito as coisas, mas quem não usa não sabe. A conta ta associado a uma base de dados .
Então porque os androids usam uma "nuvem" para guardar os contactos, dados etc? não é uma forma de simplificação?
o que tu querias era ter acesso ao iphone pelo explorer e arrastar para la o que tu querias. mas sinceramente nao acho grande coisa no ponto de vista de segurança, o itunes gere apenas as extensões definidas pela marca, mais nenhum outro ficheiro. enquanto que pelo explorer podias arrastar para la qualquer tipo de ficheiro.
Acho que vais gostar um pouco mais do iOS5, graças à nova politica "PC free". Por exemplo para criares albums das fotos que se tira ja não será preciso do pc. etc a activação do iphone ja nao vai ser feito pelo itunes do pc.