então e para engordar o que será melhor? já tive aqui a dar uma vista de olhos e nao vi nada conclusivo, é que tenho 18 anos, 1.76 e 52kg, não é normal
Boas! Eu comecei no Gym com 1,74m e 55Kg! (há uns 4 anos), actualmente estou com uns 70! São organismos.. mas tudo se consegue de forma limpa.. agora, n keres engordar, queres aumentar massa! é diferente.. Para isso tens que ingerir mais calorias que aquelas que consomes!
Para começar, um gainer é o ideal, mas como eu não sou grande apologista de "só hidratos", aconselho isto:
JUMBO!
Exactamente a minha dúvida.
O que aconselham ao um homem para engordar?
(PS: comer muito, comer muitas vezes, etc simplesmente não faz engorda -.-)
Resposta acima!
E sim, comer muitas xs e mt, engorda, se souberes comer as coisas certas, às horas certas!
Engordar? No maximo ganhar massa muscular you mean, não vejo nenhum objectivo em ganhar gordura, nem a nível estético nem a nível de saúde.. Apostar numa boa dieta rica em hidratos, proteinas e em boas gorduras, juntamente com uns bons treinos de hipertrofia ou de força. Vou-te dar um exemplo da dieta de um conhecido meu para volume muscular e não me digas que comes melhor e com mais qualidade que isso..
refeição 1:
- batido com 30g de proteina
- 8 claras, 1 gema
- 250g de aveia
meal 2:
- 250g de atum
- 300g de arroz integral (cozido)
meal 3:
- 250g de carne de vaca
- 350 de arroz integral (cozido)
Meal 4: Pre treino
- batido 50g de proteina
- 150g de aveia
Meal 5: Pos treino
- batido com 60g de proteina
- Dextrose 50g
- maltodextrina 25g
Meal 6:
- 250g de peito de frango
- 350g de arroz integral (cozido)
meal 7
- 250 de salmao
- 200g de batata doce cozida
Meal 8
- 150g de queijos frescos magros 0%
- batido 40g de proteina de absorção lenta
Por isso não digas "comer muito, muitas vezes simplesmente não faz engordar", é preciso é procurar uma dieta e um treino de acordo com os objectivos.
ps: Não te estou a dizer para fazeres a dieta postada em cima, isso é para pessoal já com um nível avançado nesta área e com outros objectivos, foi só para te dar um exemplo que comer bem faz crescer, simplesmente é preciso saber adequar as coisas..
Muito bem exemplificado! uma dieta super bem elaborada! e concordo plenamente com " simplesmente é preciso saber adequar as coisas.." quantas xs dou por mim a dizer isso aos outros!
agora ando a tomar l-carnitine 750 da gold nutricion.
faço 30 m de passadeira e de resto e puxar ferro.
dizem que com l carnine posso perder massa, sera verdade?
eu tenho barriga lisa, mais ainda tem um bocado de gordura como disse em cima e quero perder para se ver bem a "tablete de chocolate".
sera que vou perder ou meto-me assim numa glutamina?
Tudo que é exercicio cardio, te vai fazer perder alguma massa muscular! Sabias que, até é mais fácil perder massa muscular que gordura?!
A Glutamina é optima para, em fase de definição, perda de peso, para evitar a perda de massa muscular! (para mim é essencial nessas alturas!)
boas em materia de engorda eu passei dos 62kg para os 84kg em um ano so aumentei a dose de ração diaria faço tres refeições por dia e antes de ir dormir como sempre alguma coisa bolachas sandes levo uma vida calma tb ajuda.mas acho k varia mto do organismo das pessoas ! sou fumador mas nao bebo! e jogo futebol quase todos os dias a noite certo gaspar lol!
Luis, o sedentarismo ajuda ao aumento de peso.. mas passar de 62 pra 84, nao foi concerteza massa muscular desenvolvida, mesmo a jogar futebol todas as noites..
Por isso, a alimentação é que é considerada o maior segredo do Bodybuilding, não fosse o ditado "Somos o que comemos!" eu ainda acrescentaria (e como comemos!)
Indoor Cycling pessoal!! + uma boa alimentação e chega pa perder a barriga de cerveja. Eu perdi em 4/5 meses 35kg. Peso 61 kg agora pk andei bastante em ginasio, ou seja, nao cometam o msm erro que eu de secar demasiado ,fikei com 56kg e meço 1.80 por isso é acompanhar com um bocadinho de ginasio e alimentacao.sempre!!
Isso é que foram progressos! Parabéns!!
Sim, não se perder a noção é importante.. respeitar indices médios de peso/altura, etc.. mas.. tb há o contrário.. eu apesar d estar na melhor forma de tda a minha vida, continuo a ver-me pequeno!
eu tenho 1.72 e tenho 66.9kg. entrei no ginasio com 72 a 2 meses. mas ja estou amgro de mais e comprei ate l-carnitine para queimar os ultimos bocados de gordura na barriga. mas tou mt magro, secalhar vou comprar glutamina para encher.
o que acham??
Boas amigo, glutamina não serve propriamente para encher, serve mais numa de evitar o catabolismo muscular (perda de musculo), principalmente quando se está numa fase de seca e talvez dê uma ajuda a nível de recuperação, agora crescimento com glutamina duvido que venhas a ter..
abraço
faço tuas as minhas palavras... =)