Finalmente, o último passo importante da revisão será "como substituir o óleo dos travões". Poderão achar que, como nos carros mais antigos, não é necessário optar por esta mudança, só acrescentar, mas a verdade é que é uma etapa recomendada pela marca aos 20000/30000 km ou dois anos. Vão precisar de ajuda... cá vai (com a total cortesia do TDi-Van - o homem é um mâitre, é é muito pachorrento para fazer DIYs, LOL):
1 - Desapertar os tubos do óleo junto aos discos. Para tal, recomenda-se a remoção das rodas, pelo menos das da frente em que os discos são maiores e impedem mais a visualização, devendo haver muito cuidado para que o óleo usado não pingue o carro, pois é altamente corrosivo (ainda que se neutralise facilmente com água). Orientem o tubo de modo a deixá-lo escorrer para um recipiente;
2 - Repetir o processo em todas as outras rodas. No final, destapar a tampa do depósito do óleo dos travões para facilitar a saída do óleo. Também se pode dar uma travadela para injectar e obrigar a sair, mas... cuidado com espirros de óleo! LOL;
3 - Re-apertar os tubos, com cuidado para não enroscarem à força, pois se assim for passarão a ter problemas de vedação e a probabilidade de irem contra o chaparro aumenta...;
4 - Encher o depósito até à marca máxima com óleo (tipo DOT 4 - o recomendado actualmente);
5 - Colocar um tubo transparente (tipo de aquário) no cimo da purga, para canalizar o óleo para um recipiente limpo colocado por baixo;
6 - Vamos à parte mais complicada. Uma pessoa dentro do carro. Outra nas purgas, à vez, começando de trás para a frente, no sentido contrário ao ponteiro dos relógios (re-editado após a dica do Mário - cumps.!). Mandar injectar, pisando sucessivamente o travão, até quem lá está dentro sentir a pressão a aumentar gradualmente. Quando a pressão for significativa e deixar de aumentar, mandar suster o pé no fundo, abrir a purga (na imagem, desligada do tubo transparente), e deixar escorrer o óleo com ar. Fechar a purga e mandar re-injectar, repetindo o processo até deixar de sair ar. Passar à purga seguinte e assim sucessivamente;
7 - MUITA ATENÇÃO: a cada travão purgado, atestar o depósito do óelo, pois se entrar ar, terá de se repetir tudo novamente!!!;
8 - A cada injecção e purga, irá aumentar notoriamente a compressão no acto da injecção, que irá aumentar até quase à normalidade, à medida que se vai chegando à última roda;
9 - A fim de terminar a afinação, há que colocar o motor em funcionamento, para purgar com o servo-freio a funcionar. Para isso, com o motor a funcionar, repetir todos os procedimentos anteriores.
10 - No final, o travão terá passado de froxo e esponjoso, para a normalidade. Se assim não for, haverá ainda necessidade de purgar novamente ou de procurar por qualquer tubo mal vedante;
11 - Atestar definitivamente o depósito do óleo.
12 - Nota: podem aproveitar o óleo saído se não tiver impurezas ou restos de óleo velho, que surgem com um aspecto amanteigado.