GT Tdi em Safe-mode

Barometer disse:
Pois, é que a mim é estranho.
Qd isto acontece, basta desligar e voltar a ligar e pronto. Ta resolvido.

WEIRD !

Eu vou exprimentar limpar a MAF, mas nao sei como. Talvez desmontando o tudo de ar que vai ao filtro e ver dentro daquela caixinha.

Algum DIY para isto que conheçam?


Dasse ninguem sabe limpar uma maf tenho de vir eu que nem sou mecanico, porra. Já limpei a minha duas vezes e tem 220mil km e é a de origem têm lá gravado o ano de 1998, apesar de o filamento de tungesténio nao se sujar devido ás temperaturas que atinge, mas mesmo assim as redes ficam cheias de lixo e tal. Basta agarrar na MAF e atençao ela têm de ser tirada do carro muito antes de fazer (quando se desliga o carro o filamento atinge aproxiamdamente 1000º durante menos de 1 segundo) isto porque senao dao cabo do filamento dela, ou seja o filamento funde, "rompe".
Aqui ficam alguns tópicos:

Existe um tópico no tol
http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q="clean+MAF"+&meta=cr=countryPT

http://www.scoobymods.com/forums/showthread.php?t=6336

http://autorepair.about.com/library/a/1i/bl565i.htm

http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q="clean+MAF"seat&meta=

O metodo que eu copiei:
http://forums.vwvortex.com/zerothread?id=1446627

PS- Atençao só depois de estar mesmo seco sem humdade pode ser ligada a ficha, para garantir que o filamento está seco, para nao se verificar um choque térmico. Ela estar humido e ser levada a temperaturas elevadas e fundir.

Espero ter ajudado.
 
Muito obrigado pela tua ajuda :clap:

Eu andava a procurar algo sobre o assunto da limpeza, mas nao encontrei !

No topico que usaste, posso mesmo retirar a caixa/preça preta na totalidade e mergulha-la em Alcool a 96%? De certeza que isto nao é prejudicial ou não vai interferir ou algum componente interno do conjunto da MAF?

Lá diz que não... mas, nao sei.
 
Last edited:
Deixa lá estar a MAF quietinha.....abre a geometria do turbo ( uma ou duas voltas a menos na haste que regula a geometria do turbo) ou coloca o chip com a programação alterada.

Abraço
 
Ok, então vamos por partes :

1º - Vou verificar a MAF. Pelo sim, pelo não, uma vez que ja tem 199.500km e já lá está há buéréré. O filtro era um KN de caixa e o antigo dono aconselhou-me a trocar, porque apesar de deixar respirar bem o motor, tambem deixa entrar porcaria. Ja te filtro de papel novo.

2º - Verificação da Geometria. Não sei bem onde fica - aonde é que dou 1 ou 2 voltas? Isso serve para quê concretamente, para mandar ar em excesso fora mais cedo e fazer um pico de pressão mais baixo?

3º - Alfa, é mesmo linha de 60mm artesanal sem kat e apenas com flexivel e panela final. Devo ter escrito mal concerteza.

4º - Parece-me que vejo uma pequena racha no colector de escape. Mas nao vejo fumo qualquer fumo a sair, nem sinto cheiro no habitaculo.
De qualquer forma, vou tambem por 2 ou 3 pingas de solda just in case.

Obrigado!
 
Barometer disse:
Muito obrigado pela tua ajuda :clap:

Eu andava a procurar algo sobre o assunto da limpeza, mas nao encontrei !

No topico que usaste, posso mesmo retirar a caixa/preça preta na totalidade e mergulha-la em Alcool a 96%? De certeza que isto nao é prejudicial ou não vai interferir ou algum componente interno do conjunto da MAF?

Lá diz que não... mas, nao sei.

A parte electroninca NÂO DEVES molhar, esqueci-me de avisar :mad: Basta tapares uma das extremidades da MAF com um saco de plastico transparente e colocar um eleastico á volta do tubo(dessa extremidade) e drenar o liquido lá pra dentro é simples e fiável.
 
Barometer disse:
Muito obrigado pela tua ajuda :clap:

Eu andava a procurar algo sobre o assunto da limpeza, mas nao encontrei !

No topico que usaste, posso mesmo retirar a caixa/preça preta na totalidade e mergulha-la em Alcool a 96%? De certeza que isto nao é prejudicial ou não vai interferir ou algum componente interno do conjunto da MAF?

Lá diz que não... mas, nao sei.

A parte electroninca NÂO DEVES molhar, esqueci-me de avisar :mad: Basta tapares uma das extremidades da MAF com um saco de plastico transparente e colocar um eleastico á volta do tubo(dessa extremidade) e drenar o liquido lá pra dentro é simples e fiável.
 
ok :)
Ainda nao tive tempo para o fazer.
Andei agora uns dias ok. Ontem voltou a ficar com o turbo off. Fica um Sdi autentico.
 
******* andei agora ali num guerra...ou eu sou mta parvo ou nao sei cm se tira a ***** da maf?

Aquilo tem lá dois parafusos que rodam sobre si...nem sei cm mas rodam...dp tem uma patilha que se tem que tirar no interior da caixa do filtro de ar....enfim...camaleão xega-te a frente
 
Last edited:
GTTDi disse:
******* andei agora ali num guerra...ou eu sou mta parvo ou nao sei cm se tira a ***** da maf?

Aquilo tem lá dois parafusos que rodam sobre si...nem sei cm mas rodam...dp tem uma patilha que se tem que tirar no interior da caixa do filtro de ar....enfim...camaleão xega-te a frente

Segura dentro da tampa da caixa do filtro os parafusos da maf com uma 10/11 de bocas ou com um alicate e assim já ficam "presos" para poderes rodar os dois parafusos. A cen da patilha é que nao tou a ver qual será, porque depois de tirar os 2's parafusos a maf já está separada da caixa do filtro.
Força nisso
 
Ainda nao revi isso. Também convém saber como tirar.

Uma coisa curiosa, há cerca de 4 dias, fiquei sem turbo outra vez... e o som ficou muito rouco. Ouvia-se muito o som de escape.

O carro so tem panela final e kat , com linha de 6cm. Mas com tudo a funcionar normalmente, não se ouve tanto o som do escape ao ralanti.

Portanto....cheira-me a turbo....
 
Barometer disse:
Ainda nao revi isso. Também convém saber como tirar.

Uma coisa curiosa, há cerca de 4 dias, fiquei sem turbo outra vez... e o som ficou muito rouco. Ouvia-se muito o som de escape.

O carro so tem panela final e kat , com linha de 6cm. Mas com tudo a funcionar normalmente, não se ouve tanto o som do escape ao ralanti.

Portanto....cheira-me a turbo....

Tdi com som de carro à gasolina ou de SDI com escape directo é turbo de certeza! O meu quando deu o berro a geometria parecia o SDI do tt, lol.
 
Barometer disse:
Ainda nao revi isso. Também convém saber como tirar.

Uma coisa curiosa, há cerca de 4 dias, fiquei sem turbo outra vez... e o som ficou muito rouco. Ouvia-se muito o som de escape.

O carro so tem panela final e kat , com linha de 6cm. Mas com tudo a funcionar normalmente, não se ouve tanto o som do escape ao ralanti.

Portanto....cheira-me a turbo....

Tdi com som de carro à gasolina ou de SDI com escape directo é turbo de certeza! O meu quando deu o berro a geometria parecia o SDI do tt, lol. Se quiseres hibridar o turbo e aproveitar e meter a compressoda do 17vb ou va, é só dizer... €300.00.
Abraço.
 
O turbo foi hibridado ha uns milhares para as specs do Tdi de 130. Nao sei ao certo a especificação, mas parece-me ser VNT1749vb , será?

Isto só me aconteceu apartir do momento em que coloquei o chip original.

Depois da IPO, vou por o chip reprogramado outra vez e verificar se isto acontece ou não.

Não poderá ele simplesmente bloquear o turbo, por forma a que nao faça pressao?
 
Barometer disse:
O turbo foi hibridado ha uns milhares para as specs do Tdi de 130. Nao sei ao certo a especificação, mas parece-me ser VNT1749vb , será?

Isto só me aconteceu apartir do momento em que coloquei o chip original.

Depois da IPO, vou por o chip reprogramado outra vez e verificar se isto acontece ou não.

Não poderá ele simplesmente bloquear o turbo, por forma a que nao faça pressao?

Como é obvio o mapa do chip de origem tem protecçoes e nao sao poucas pra excessos de pressa, seja de turbo, gazoel etc.... e como o turbo faz mais pressao do que o de origem vai dai ter que entar em safe mode...;)
 
Camaleão_Ibiza disse:
Como é obvio o mapa do chip de origem tem protecçoes e nao sao poucas pra excessos de pressa, seja de turbo, gazoel etc.... e como o turbo faz mais pressao do que o de origem vai dai ter que entar em safe mode...;)



Mas a MB tem carros com turbos maiores e afins e alguns teem quase 200cv com mapas de origem ,porque sera:confused: :whistle:


Bom, tambem não conheço nenhum 6K1 com 200cv e mapas de origem,talvez por usarem map´s k não sejas as de origem
6K2 110 eles andem ai:cool:
 
Hoje, voltou a acontecer.
Preciso do vag-com e um cabo. Alguém tem possibilidade , na margem sul?
Moro na zona de Sesimbra.
 
yamen disse:
Mas a MB tem carros com turbos maiores e afins e alguns teem quase 200cv com mapas de origem ,porque sera:confused: :whistle:


Bom, tambem não conheço nenhum 6K1 com 200cv e mapas de origem,talvez por usarem map´s k não sejas as de origem
6K2 110 eles andem ai:cool:

Aho que te estás a contradizer.... :p
 
Camaleão_Ibiza disse:
Aho que te estás a contradizer.... :p

Não estou muito por dentro das questões técnicas...

Camaleão Ibiza, um dia , estiveste em Aveiro e provavelmente estiveste com o antigo dono do meu carro, o Rtdi. Se fores a ver o link aqui do forum em que tens o teu dyno... está lá o meu azulinho.

http://www.ibizaclubpt.com/forum/showthread.php?t=2750&page=3&highlight=dyno+aveiro

Pois é... voltei a colocar o chip reprogramado e curiosamente, oiço menos o turbo ao ralanti quando o ligo (não faz aquele som de Ovni típico de quando está frio, nem o oiço a "activar" segundos depois). Mas quando está quente, o som é praticaemente igual ao som que faz com o chip da Seat.

Mas mesmo com chip repro..... voltou a entrar em safe-mode hoje. Apercebi-me disso, quando ia a desligar o carro, pois nao ouvia o turbo.

Será que a N75 está a fazer das suas?
Precisava, se possível, da ajuda de alguém que tivesse um PC e Vag-com para me ajudar a identificar o problema.:respect:

Obrigado !!
 
Back
Top