GT Tdi em Safe-mode

tavar3s disse:
Isso em principio nao dá erro da n75

Começa-me a irritar isto.

Ha pouco quando liguei o carro fez o som do turbo perfeitinho, tipo ovni.

Mas ele com o da Seat tambem fazia e depois... kaput.

Precisava mesmo de alguem com o Vag-com, plzzzzzzzzzzz :confused:

Ja devo ter um Log de erros na centralina enorme !
 
tavar3s disse:
És de onde rapaz?


Sou de sesimbra.

Ontem foi curioso. Estava na recta da costa com o bLueviper e apeteceu-me puxar um pouco pelo carro. Saí de trás, faço o pisca e zuca....
Dei um coice forte, passo... estrabilizo e 2 ou 3 segundos deopis, volto a dar uma gazada bem forte. Passou 1 segundo de acelaração forte.... e * OFF *. Acabou-se a pilha logo ali.

A caminho de casa, desliguei o carro, voltei a ligar e pronto. Fiz a AE a 140 e ainda o levei aos 170 progressivamente. Nunca desligou o turbo.

Hoje de manhã, quando liguei o carro, já fez o som de ovni na perfeiçáo. Ouvi mesmo o turbo a activar.

Portanto... será que ando com a geometria presa devido ao carvão ?
Depois, quando vou a acelarar, aquilo "cola" e cria excesso de pressão.

Eu costumo andar devagar e apanhar transito todos os dias.

Penso que seja disso. Mas só o Vag-com dirá !!:respect:
 
Barometer disse:
Não estou muito por dentro das questões técnicas...

Camaleão Ibiza, um dia , estiveste em Aveiro e provavelmente estiveste com o antigo dono do meu carro, o Rtdi. Se fores a ver o link aqui do forum em que tens o teu dyno... está lá o meu azulinho.

http://www.ibizaclubpt.com/forum/showthread.php?t=2750&page=3&highlight=dyno+aveiro

Pois é... voltei a colocar o chip reprogramado e curiosamente, oiço menos o turbo ao ralanti quando o ligo (não faz aquele som de Ovni típico de quando está frio, nem o oiço a "activar" segundos depois). Mas quando está quente, o som é praticaemente igual ao som que faz com o chip da Seat.

Mas mesmo com chip repro..... voltou a entrar em safe-mode hoje. Apercebi-me disso, quando ia a desligar o carro, pois nao ouvia o turbo.

Será que a N75 está a fazer das suas?
Precisava, se possível, da ajuda de alguém que tivesse um PC e Vag-com para me ajudar a identificar o problema.:respect:

Obrigado !!

Quando vires um mapa de uma repro logo vês as diferenças de valores que a centralina leva para áquela rotaçao injectar x de diesel, por sua vez a pressao e por ai fora, logo as coisas diferentes proteçoes diferentes, o programa de origem do carro entra em safe mode o turbo a 1,7b.
É muita ano a programar em software.
 
Last edited:
yamen disse:
Mas a MB tem carros com turbos maiores e afins e alguns teem quase 200cv com mapas de origem ,porque sera:confused: :whistle:


Bom, tambem não conheço nenhum 6K1 com 200cv e mapas de origem,talvez por usarem map´s k não sejas as de origem
6K2 110 eles andem ai:cool:

Facil! Está na escolha de cada material empregue.
Se tiveres uns injectores e uma bomba que permitam debitar muito gasoleo, por vezes valores superiores a 65mgR ( relembro que um original no maximo debita 51mgR ) e um elevador caudal de ar é perfeitamente natural esses ganhos. Nao esquecer é que os 43mgR que alguns têm de debito stock sao os 65mgR ( dito de cabeça ) e que 1Bar de pressão de turbo com o turbo original so admite x lb/m enquanto que com um turbo estudado admite muito mais.

PS: arranja la uma ECU original e monta nesse 6K3 e ves se nao está la a potencia tal e qual o dyno em MAHA.
PS1: 6K1 com 200cv stock anda la um muito perto. Nao participa é nos foruns! O senhor tem 52 anos.
 
Camaleão_Ibiza disse:
Quando vires um mapa de uma repro logo vês as diferenças de valores que a centralina leva para áquela rotaçao injectar x de diesel, por sua vez a pressao e por ai fora, logo as coisas diferentes proteçoes diferentes, o programa de origem do carro entra em safe mode o turbo a 1,7b.
É muita ano a programar em software.

Whow....1,7 bar?

Bem o antigo dono disse-me que o Ibiza faz cerca de 1,3 de pico e 1,2 estavel quando reprogramado.

De origem deve andar por 1,1 de pico e 1,0 estavel.
Nada como confirmar com um barometro. Gostava de arranjar um.

Ou seja, para aquilo fazer 1,7bar... deve ficar estrangulado e nao deixa escoar pressao fora. Digo eu :whistle:

Tenho feito agora a AE a 140 progressivamente e o curioso, é que ha já 2 dias que oiço perfeitamente o turbo a activar de manhã , o sonzinho tipo ovni quando está frio e também ... não tem entrado em safe !!! :clap:

Será geometria presa devido ao carvão? N75? Se nao tiver nenhum tubo roto...:rolleyes:
É que habitualmente, eu ando mesmo devagar.
 
Barometer disse:
Whow....1,7 bar?

Bem o antigo dono disse-me que o Ibiza faz cerca de 1,3 de pico e 1,2 estavel quando reprogramado.

De origem deve andar por 1,1 de pico e 1,0 estavel.
Nada como confirmar com um barometro. Gostava de arranjar um.

Ou seja, para aquilo fazer 1,7bar... deve ficar estrangulado e nao deixa escoar pressao fora. Digo eu :whistle:

Tenho feito agora a AE a 140 progressivamente e o curioso, é que ha já 2 dias que oiço perfeitamente o turbo a activar de manhã , o sonzinho tipo ovni quando está frio e também ... não tem entrado em safe !!! :clap:

Será geometria presa devido ao carvão? N75? Se nao tiver nenhum tubo roto...:rolleyes:
É que habitualmente, eu ando mesmo devagar.

Eu tinha os tubos eltalados nas uniões que vao ás electorvalulas e o carro entrava em excesso de pressao passava o pico de 1,5b de origem a esticar 3ª e entrava em safe mode a 1,7b e desligava o turbito.
 
Camaleão_Ibiza disse:
Eu tinha os tubos eltalados nas uniões que vao ás electorvalulas e o carro entrava em excesso de pressao passava o pico de 1,5b de origem a esticar 3ª e entrava em safe mode a 1,7b e desligava o turbito.

Tubos entalados, como assim?

Há um tubinho.... aquele que vai para a centralina, que fica um pouco esticado demais e talvez quando entra na zona da centralina... faça um " L " que vinque !! Eu acho que estiquei esse tudo demais para poder entrar na centralina, quando lá mexi pela 1º vez.
Talvez um tubo de gasolina, mesmo diametro e maior de comprimento seja boa solução.


E os teus tubos. Que tubos sao esses. Consegues-me uma fotografia? Que achas que eu deva verificar?

Obg.
 
Barometer disse:
Tubos entalados, como assim?

Há um tubinho.... aquele que vai para a centralina, que fica um pouco esticado demais e talvez quando entra na zona da centralina... faça um " L " que vinque !! Eu acho que estiquei esse tudo demais para poder entrar na centralina, quando lá mexi pela 1º vez.
Talvez um tubo de gasolina, mesmo diametro e maior de comprimento seja boa solução.


E os teus tubos. Que tubos sao esses. Consegues-me uma fotografia? Que achas que eu deva verificar?

Obg.

Eu queria dizer estalados. Desculpa.
Os tubos sao aqueles de 3mm e 5mm que vao ás electovalvulas(turbo e egr porque a tenho recalibrada via vag-com ) são de borracha preto e tem uma malha de nylon preta com uma riscas amarelas.

Adiciona-me ao msn: paulouro@iol.pt

Já agora que li que esticas-te o tubo que vai á centralina, vê senão está estalado o sensor onde engata o tubo na centralina, é que se tiveres ai uma fuga de pressao a centralina nao consegue saber o valor correcto da pressao do turbo na programaçao e origina um erro, activando as proteçoes.
Fica bem
 
Last edited:
Camaleão_Ibiza disse:
Eu queria dizer estalados. Desculpa.
Os tubos sao aqueles de 3mm e 5mm que vao ás electovalvulas(turbo e egr porque a tenho recalibrada via vag-com ) são de borracha preto e tem uma malha de nylon preta com uma riscas amarelas.

Adiciona-me ao msn: paulouro@iol.pt


Olá. No emprego nao tenho MSN. acho que meio é proibido. Há quem use, mas...

Eu gostava de instalar um manometro de pressao do turbo, pra ver realmente que pressão ele faz nas mais várias circunstancias.
O antigo dono disse-me não ter tido este tipo de problema. Aliás aconselhou-me a colocar o chip reprogramado para nao haver conflitos software e turbo/injectores.
Mas... mesmo o reprogramado me deu o problema, até que... decidi andar um pouco mais rapido e "limpar" um bocado o motor. Isto teve que ser gradual, para nao entrar em safe-mode.
Mas ja fiz o mesmo percurso que faço todos os dias e ontem e hoje.... trabalhou perfeito.

Agora... só mesmo verificar tubagens , instalar manometro , ver com o vag-com. Se até lá não voltar a acontecer, provavelmente foi carvão que saiu do turbo !! É possivel?
 
Barometer disse:
Olá. No emprego nao tenho MSN. acho que meio é proibido. Há quem use, mas...

Eu gostava de instalar um manometro de pressao do turbo, pra ver realmente que pressão ele faz nas mais várias circunstancias.
O antigo dono disse-me não ter tido este tipo de problema. Aliás aconselhou-me a colocar o chip reprogramado para nao haver conflitos software e turbo/injectores.
Mas... mesmo o reprogramado me deu o problema, até que... decidi andar um pouco mais rapido e "limpar" um bocado o motor. Isto teve que ser gradual, para nao entrar em safe-mode.
Mas ja fiz o mesmo percurso que faço todos os dias e ontem e hoje.... trabalhou perfeito.

Agora... só mesmo verificar tubagens , instalar manometro , ver com o vag-com. Se até lá não voltar a acontecer, provavelmente foi carvão que saiu do turbo !! É possivel?

A repro que tens tá estudada para o tipo de turbo, injectores que tens e nao deves colocar o chip original com esse material, porque vais estar a não usufruir dele correctamente podendo dar erros que poderão originar males maiores.
 
Camaleão_Ibiza disse:
A repro que tens tá estudada para o tipo de turbo, injectores que tens e nao deves colocar o chip original com esse material, porque vais estar a não usufruir dele correctamente podendo dar erros que poderão originar males maiores.

Lá isso tens razão, mas o carro trabalha certinho com o original na mesma.
Noto um ligeiro lag ( ou será que é o chip reprogramado que está mais forte??:D ). O carro consegue andar rapido na mesma, mas nao é tao pronto na resposta e claro, de pico é bem menos forte, mas eu raramente ando a abrir. Gosto de ser progressivo , porque a gota ta cara.

Tanto um chip, como o outro, fazem-me em média 500km com 25€, ao actual preço.
É só aquele receio que reprogramado possa ter um desgaste maior, mesmo que nao usufrua de toda a sua potencialidade. Provavelmente vai dar ao mesmo.:bored:
 
kiko_barradas disse:
Acho que é possível mas, a meu ver, pouco provável.. É ver se ele aguenta o fim de semana todo sem cortar o turbo. Cumps

Durante o fim de semana nao faço estrada o suficiente para poder testar !! Mas se ficar mais de uma semana assim, entao deve ter resolvido a questao! :)
 
Ve a geometria...

O meu carro, anda assim porque mexi no actuador da geometria
Com a electronica stock, faz safe mod...
Reprogramado, nunca fez....

como o meu foi feito para andar reprogramado, deixo estar assim....
 
Back
Top