GT Tdi em Safe-mode

Olá a todos.
O meu GT Tdi entrou em safe-mode (acho eu) ja pela 3º vez em 2 semanas, sem estar a andar muito rapido.
O oleo estava a 90/92º, como sempre e estava numa subida a +- 110 km/h.
Devo dizer que para efeitos de teste, o carro nao conseguiu dar mais do que 140/150...e chegou la lentamente.

O carro tem o seguinte instalado:

- Linha de escape de 6mm (creio ser este o diametro)
- Turbo hibridado para o do TDI 130 (nao confirmei, mas foi o que o antigo dono me disse).
- Injectores com um caudal ligeiramente maior.
- Chip de fábrica.

A questão é que o carro vinha com um chip em que se fez um programa diferente, por sinal bastante bom, porque andava muito e sem fazer fumo exagerado.
Eu decidi retirar esse chip e por o original, apenas para não sobrecarregar tanto o motor.

Mas só com um chip original é que me aconteceu isto do Safe-mode. Pelo menos, o carro deixa de puxar e comporta-se como um 1.9D . Nao oiço o turbo , alias, oiço.... mas é muito muito mal. E ao ralanti, nao gira sequer.
Dá a sensação que passa de 110cv para 70 :cryy:

Bastou-me desligar o carro e .... tudo volta ao normal.

Será que o turbo ao estar hibridado, estará a fazer mais pressão do que o que o chip permite? Ou é o chip que determina a pressao que o turbo vai fazer?

Estou um pouco confuso.

Se alguem me puder esclarecer, obrigado.
 
Last edited:
boas eu nao so mecanico mas se desligas e depois voltas a ligar efica tudo ok pode ser a geometria presa mas alguem mais entendido ja te ajuda
 
Vou exprimentar colocar de volta o chip repgrogramado a ver se o prob desaparece.


Ja agora , é possivel lavar a maf? ou limpar?
 
Pois, como? Tenho que retirar o tubo com a caixinha preta?

Provavelmente deve ser isso. Eu só sei que deixo de ouvir o turbo, e tenho que pisar para ouvir e mesmo assim, oiço muito muito mal.

Daí... vem a perda de potencia.

Hoje voltou a acontecer. É a 4º ou 5º vez. :eek:
 
boas eu ja tive esse problema, e em principio é o turbo.
precisas de fazer uma limpeza ao turbo e fica novo outravez.
:) :)
 
Pois, é que a mim é estranho.
Qd isto acontece, basta desligar e voltar a ligar e pronto. Ta resolvido.

WEIRD !

Eu vou exprimentar limpar a MAF, mas nao sei como. Talvez desmontando o tudo de ar que vai ao filtro e ver dentro daquela caixinha.

Algum DIY para isto que conheçam?
 
Barometer disse:
Pois, é que a mim é estranho.
Qd isto acontece, basta desligar e voltar a ligar e pronto. Ta resolvido.

WEIRD !

Eu vou exprimentar limpar a MAF, mas nao sei como. Talvez desmontando o tudo de ar que vai ao filtro e ver dentro daquela caixinha.

Algum DIY para isto que conheçam?
como o desi 1 disse limpa a maf com alcool e fica 5* eu tambem costumo a limpar a minha assim:)
 
Boas isso em principio acontece por pores o xip original.

Tens 1 turbo maior e mais gasóleo, o xip original tem limitadores que te fax entrar em safe-mode.

Poe o xip reprogramado e ve se acontece o mesmo, se acontecer na mesma aí sim, pode ser de alguma parte mecânica.

Abraços...
 
Ja pensei nisso.

O chip reprogramado até não é mau. Mas eu acho que para um carro com praticamente 200.000km em cima, nao é de todo saudavel meter-lhe uma coisa dessas.
Ele está feito de forma a responder... apenas se quisermos. Em tudo..!

:)

Mas vou exprimentar.

1º - Descobrir e limpar a maf.

Obg
 
Barometer disse:
Ja pensei nisso.

O chip reprogramado até não é mau. Mas eu acho que para um carro com praticamente 200.000km em cima, nao é de todo saudavel meter-lhe uma coisa dessas.
Ele está feito de forma a responder... apenas se quisermos. Em tudo..!

:)

Mas vou exprimentar.

1º - Descobrir e limpar a maf.

Obg

Se pensas assim poe o turbo de origem e os bicos tb.

Aproveitas e vendes esse material e ainda ganhas pasta.
 
GT_Bruno_TDI disse:
Se pensas assim poe o turbo de origem e os bicos tb.

Aproveitas e vendes esse material e ainda ganhas pasta.

Percebo o que queres dizer, mas a troca de bicos, foi feita (segundo o antigo dono), porque os originais ja tinham cerca de 170.000 em cima e ja acusavam algum fumo. Estes ao que consta, ficaram-lhe mais baratos e permitem mais debito, se necessario.

O turbo foi hibridado, aquando da sua revisão, salvo erro mais ou menos na mesma quilometragem.

Mas, vou tentar limpar a MAF. Se o problema persistir, troco o chip para o outro. Se resolver a questão... fica o chip reprogramado.

Acredito que seja pelo facto dos injectores serem mais largos e o turbo permitir mais pressão. Mas pensei que o turbo so fazia a pressao que a centralina mandasse fazer. ou seja, o turbo poderia aguentar 1,3 e a centralina so mandar fazer 1,0. E aí não haveria problema.
Mas acho que estou errado.
 
Pode estar a fazer safemod por pressao de turbo...
Não faz com o chip reprogramado pk o mapa de limite de turbo esta alterado...

Alguem que te veja a geometria... que a afine para abrir um pouco mais
 
Ainda n tive oportunidade para limpar.
Hoje vim nas calmas para o emprego e nao cortou.

Mas ontem ao regressar a casa, é sempre.... sempre... depois da ponte 25 quando começo a subida para a A2. Lá no cimo da subida....ele começa a comportar-se como um 1.9D . :) Eu sei, porque tive um.

Well...:whistle:
Tenho que por mãos à obra.
 
Back
Top