Pode-se conduzir com chinelos ou nao??

os chinelos não sei quanto á carta verde não assinada dá mesmo multa!!!
o não assinar pressupõe que não aceitas os termos do seguro como tal não está valido ( pelo menos perante as autoridades )
se não aceitas os termos do seguro não o pagas certo??
isso do assinarera por causa das cartas verdes antigas.. mas isso é para explicar fartava-me para aqui de escrever... lol
 
se não aceitas os termos do seguro não o pagas certo??
isso do assinarera por causa das cartas verdes antigas.. mas isso é para explicar fartava-me para aqui de escrever... lol
Antigamente era obrigatório por lei assinar a carta verde, digamos era obrigatório mas o mais engraçado é que era obrigatório mais não havia pena aplicar por não estar assinada, quando a policia multava aplicava outra multa o pessoal pagava e calava, agora as cartas verdes já nem tem sitio para assinar já por causa desta situações. O mesmo acontecia com os motociclistas que circulava sem capacete, era proibido mas não havia pena para tal, mas isso já foi corrigido e já existe pena para quem anda sem capacete....
 
Antigamente era obrigatório por lei assinar a carta verde, digamos era obrigatório mas o mais engraçado é que era obrigatório mais não havia pena aplicar por não estar assinada, quando a policia multava aplicava outra multa o pessoal pagava e calava, agora as cartas verdes já nem tem sitio para assinar já por causa desta situações. O mesmo acontecia com os motociclistas que circulava sem capacete, era proibido mas não havia pena para tal, mas isso já foi corrigido e já existe pena para quem anda sem capacete....

olha que era ilegal essa multa.. não havia nada que dissesse que não trazer a carta assinada dava alguma coima... e isso do capacete so se for há uns bons anos. tipos mais de 10.. lol
 
muito bem pessoal, então se os srs. agentes da autoridade me quiserem multar por ir de xinelos posso recusar-me a assinar e não pagar ???? não basta a chulice que é o nosso país, ainda mais os srs. agentes a quererem burlar-nos. :D

tenho um amigo gnr já vou esclarecer isto. :pip::pip:
 
se não aceitas os termos do seguro não o pagas certo??
isso do assinar era por causa das cartas verdes antigas.. mas isso é para explicar fartava-me para aqui de escrever... lol

Exactamente, porque ao estares a celebrar o contrato do seguro, o agente de seguros a entregar a papelada pela 1ª vez entrega-te uma folha com as condições gerais do seguro etc etc em que tu tens que assinar para o seguro entrar em vigor. A carta verde a seguradora não tem acesso a ela, por isso nunca poderiam comprovar que tu a tinhas assinada antes de um acidente ou algo assim... Assim a folha que assinas vai para a seguradora e ai sim eles tem um comprovativo em como aceitas os termos e condições....

Abraço
 
pelo que sei atraves de um instrutor conhecido, não existe nenhuma coima nem proibição.
apenas não é recomendado porque em caso de acidente grave podes ficar mais ferido do que a conduzir de sapatilhas
 
os chinelos não sei quanto á carta verde não assinada dá mesmo multa!!!
o não assinar pressupõe que não aceitas os termos do seguro como tal não está valido ( pelo menos perante as autoridades )
Apartir do Momento que pagas o seguro aceitaste os termos por eles impostos.. o mesmo se passa com as multas..apartir do momento que pagas a multa assumes a infracção e recorrer ja não resolve nada. Porque ninguem te obriga a pagar nada, podes sempre recorrer.. Nos seguros já a GNR não tem nada a ver com isso, o seguro é válido, é o que interessa, esteja o dono a conduzir ou mesmo um amigo qualquer, até porque no seguro não ha nada que diga que nao podes emprestar uma viatura com seguro no nome de outra. a responsabilidade é sempre atribuida ao condutor no momento, ou em situações mais graves o proprietário da viatura com o seguro em seu nome é responsabilizado EM TERMOS DE DESPEZAS e não responsavel em acidente (Guerra de seguradoras), salvo quando ao passar em radar fixo e recebendo a multa em casa.. Ai problema do proprietário.

PS: Dito a mim por um Capitão da GNR
 
Ate descalço se pode conduzir e de tronco nu. Esta é uma questão que já existe há bastante tempo e que foi esclarecida.

Podem conduzir descalços ou com chinelos e de tronco nu. Não há lei nenhuma que proiba se não vão a praticar nehuma infracção prevista no código da estrada.

Um abx a todos
 
Ate descalço se pode conduzir e de tronco nu. Esta é uma questão que já existe há bastante tempo e que foi esclarecida.

Podem conduzir descalços ou com chinelos e de tronco nu. Não há lei nenhuma que proiba se não vão a praticar nehuma infracção prevista no código da estrada.

Um abx a todos


em tronco nu sempre disseram que éra proibido mas....

mas la está as pessoas é que vao dizendo

assim como muitos dizem que na auto estrada com 3 faixas a mais a direita é para camioes loool
 
Sei que os moinas chegam a multar por utilização de chinelos, a lei não é directa em relação ao uso de chinelos ... no entanto é uma questão de "segurança" dizem os moinas. A meu ver conduzir de chinelos deve ser tão complicado como conduzir de saltos altos, no caso das mulheres ... e de alguns homens com outras preferências... e eu nunca vi um policia multar uma mulher por conduzir com saltos altos.
Em relação à minha pessoa, não sei nem quero aprender a conduzir de chinelos ou mesmo descalço, acho desconfortável e no caso dos chinelos posso até dizer que há ali uma falta de sensibilidade que depois eu já nem sei se estou a travar ou se estou apenas a empurrar o chão. Por isso no verão quando vou à praia, como não quero correr o risco de colocar em perigo os passageiros ou mesmo o "bolinhas" (termo usado para o ibiza :), tenho sempre uns ténis escondidos no carro para usar quando conduzo.

:D prefiro gastar os trinta euros da multa noutra coisa qualquer e ainda ter o luxo de conduzir confortável.
É a minha opinião.
cumps


Conduzir de saltos altos para mim não traz inconveniente nenhum, pelo contrário. Como tenho os pés "pequenos" só assento o pé no chão para travar ou acelerar. A calcar a embraiagem o meu pé está sempre em suspensão, e com saltos altos já apoio o pé no chão. De qualquer das formas com ou sem saltos altos vai dar ao mesmo. Descalça é que é bem complicado :p


já que estamos a falar de pés, já experimentaram trocar os pés?! acelerar e travar com o pé esquerdo? De mais. Atenção: não o façam com carros perto lol
 
Conduzir de saltos altos para mim não traz inconveniente nenhum, pelo contrário. Como tenho os pés "pequenos" só assento o pé no chão para travar ou acelerar. A calcar a embraiagem o meu pé está sempre em suspensão, e com saltos altos já apoio o pé no chão. De qualquer das formas com ou sem saltos altos vai dar ao mesmo. Descalça é que é bem complicado :p


já que estamos a falar de pés, já experimentaram trocar os pés?! acelerar e travar com o pé esquerdo? De mais. Atenção: não o façam com carros perto lol

Lol para travar ja vi quem o tenho feito com o esquerdo e deu como resultado uma cabecada no volate lool.
Quanto ao topico nao é proibido andar de chinelos pois fiz o exame de condução de chinelos e nao tive problema algum, mas a verdade e que a cerca de 1 mes tambem um colega meu de trabalho foi martelado com 35€ pela mesma situação.
 
Last edited:
Se foi "martelado" foi mal martelado pois no CE não ha nenhum artigo nem DL que puna isso.
Como já foi dito anteriormente.Pode-se conduzir descalço de chinelos e até de tronco nú, disso posso-vos dar a certeza ;)
 
um conselho nao andem em tronco nu!nem de chinelos!mas se mandarem parar por mandar n dizem nada!se fizeres merd@ ainda te lixam pelos xinelos
 
tbm nc ouvi dizer k era proibido,mas certeza k eu de xinelos nao conduzo pk perde se sensibilidade e ainda poxo meter o xinelo entre os dois pedais e dps vejo me a rasca pa tirar e ainda provoco um acidente por ixo mais vale descalço ou com tenis...
 
Como já foi dito acima, não há qualquer Lei contra a condução utilizando chinelos ou estando em tronco nú.

Agora também já foi dito que, se perde sensibilidade e eu (falando por mim claro), confirmo. Quando vou à praia, calço uns ténis e quando lá chego, troco-os pelos chinelos.

Simples


Abraço
 
Conduzir de chinelo não dá multa


«É um mito», esclarece a Brigada de Trânsito. Não há qualquer artigo no Código da Estrada que determine o que se veste ou o que calça quando se está ao volante.

Um não peremptório é a resposta da Brigada de Trânsito à pergunta: «É proibido conduzir de chinelos, descalço ou em tronco nu?». Não há qualquer artigo no Código da Estrada que determine o que o condutor pode vestir ou calçar quando conduz. E se não é proibido, não há multas. Apesar de a questão ser aparentemente clara, muitos portugueses estão convencidos que, quando vêm da praia, têm de vestir a t-shirt ou calçar os ténis para não serem autuados. «É verdade que há essa ideia criada. Mas na realidade não passa de um mito. Não há nada na lei que o proíba», explica ao PortugalDiário o major Lourenço da Silva, porta-voz da Brigada de Trânsito, da GNR.
Então de onde vem a ideia de proibição? O responsável responde: «É provável que o código de 1954, que vigorou durante 30 anos, tivesse alguma referência, mas actualmente não há nada que aponte nesse sentido», explicou.
O único artigo no Código da Estrada, mais abrangente, e que poderia, «no limite», ser aplicado por um agente mal disposto é o nº 2 do artigo 3º que diz: «As pessoas devem abster-se de actos que impeçam ou embaracem o trânsito ou comprometam a segurança ou a comodidade dos utentes das vias».
«Mesmo assim é difícil comprovar que os chinelos comprometam a segurança. O que dizer então dos saltos de agulha?», lembra o responsável.
A condução em trajes menos próprios também preocupa alguns condutores. Mas mais uma vez a legislação nada diz sobre o tema. No entanto, uma mulher ao volante em tronco nu poderá configurar crime se, por exemplo, provocar um acidente. Aí, o juiz pode considerar que se tratou de um acto exibicionista e mandar a condutora calorenta pagar uma multa ou mesmo cumprir pena de prisão durante um ano.

Fonte: http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=714640
 
há coisas que nao entendo..

se não há LEI que o proiba, como me vão lixar pelos xinelos ?

Pelos vistos com isto:

O único artigo no Código da Estrada, mais abrangente, e que poderia, «no limite», ser aplicado por um agente mal disposto é o nº 2 do artigo 3º que diz: «As pessoas devem abster-se de actos que impeçam ou embaracem o trânsito ou comprometam a segurança ou a comodidade dos utentes das vias».
 
A cerca de 2 semanas, uns senhores de azul, mandaram-me parar e após terem-me pedido os meus documentos e os da viatura, um deles virou-se para mim e disse: "O senhor sabe que não deve conduzir de chinelos?", pergunta a qual respondi, "sei que não devo, mas também sei que posso".
Moral da historia, sempre se pode conduzir em chinelos.
Uma amiga minha aqui á uns 14/15 anos teve um acidente, no qual não teve responsabilidade, mas quando foi chamada a policia, o outro condutor começou logo, "ela ta de chinelos, ela ta de chinelos" e o policia respondeu, "até podia estar de botas da tropa que era a mesma coisa".
 
Back
Top