## IBIZA 90CV COM GEOMETRIA VARIÁVEL ##

Cumprimentos a todos.
Tenho uma duvida, eu tenho um Tdi de 90cv´s de 08/2000. E depois de uns minutos de aquecimento, ouço realmente um assobio por volta das 1.500 Rpm altura que o turbo exerce pressão. Isto logo após o arranque antes de atingir os 90 de temperatura. Mas parado e desengatado não ouço assobio nenhum.
Á uns tempos ouvia também um sopro curto mas muito forte por volta das 4.000 rpm antes de trocar de velocidade, mas deixou de fazer, ou pelo menos com o barulho do motor eu não ouço.
A duvida reside:
Tenho TGV ou TGF? Pois pelas fotos postadas cá não "descurtino" nada.
Tenho algum problema relacionado com tubagens?
Cumps
 
Last edited:
Cumprimentos a todos.
Tenho uma duvida, eu tenho um Tdi de 90cv´s de 08/2000. E depois de uns minutos de aquecimento, ouço realmente um assobio por volta das 1.500 Rpm altura que o turbo exerce pressão. Isto logo após o arranque antes de atingir os 90 de temperatura. Mas parado e desengatado não ouço assobio nenhum.
Á uns tempos ouvia também um sopro curto mas muito forte por volta das 4.000 rpm antes de trocar de velocidade, mas deixou de fazer, ou pelo menos com o barulho do motor eu não ouço.
A duvida reside:
Tenho TGV ou TGF? Pois pelas fotos postadas cá não "descurtino" nada.
Tenho algum problema relacionado com tubagens?
Cumps
se keres ver s o teu turbo é d geometria ou nao tens d ver uma referencia na parte fria k é gt1740v
turbotdi110cv1qh1.jpg
 
Last edited:
Cumprimentos a todos.
Tenho uma duvida, eu tenho um Tdi de 90cv´s de 08/2000. E depois de uns minutos de aquecimento, ouço realmente um assobio por volta das 1.500 Rpm altura que o turbo exerce pressão. Isto logo após o arranque antes de atingir os 90 de temperatura. Mas parado e desengatado não ouço assobio nenhum.
Á uns tempos ouvia também um sopro curto mas muito forte por volta das 4.000 rpm antes de trocar de velocidade, mas deixou de fazer, ou pelo menos com o barulho do motor eu não ouço.
A duvida reside:
Tenho TGV ou TGF? Pois pelas fotos postadas cá não "descurtino" nada.
Tenho algum problema relacionado com tubagens?
Cumps

Boas, a maneira mais facil de saberes se tens turbo de geometria fixa ou variavel e pal N75 do teu carro, ou seja se a valvula for de forma quadrada e preta e de geometria fixa, se a mesma valvula for de forma cilindrica e com a cabeça da valvula de uma cor branca e porque tens um turbo de geometria variave. Estas valvulas ficam em frente a peça de plastico que protege e ECU do carro.

Espero ter ajudado.
 
[FCS]alfamax;259856 disse:
São os dois. Para ser variàvel tinham de ser iguais.
Abraço.

Isso mesmo Alfa!! Tinham que ser iguais a excepção da parte de cima de uma das valvulas que devia ser de cor branca.
 
Boas...
Só ontem fiquei a saber q o meu 90 cv tambem foi brindado com um tgv, o meu é de 11/2000.
Qual é entao o modelo do turbo?
 
Mollini e [FCS]alfamax

Muito Obrigado.

Agora, não querendo abusar dos vossos conhecimentos necessitava de mais um exclarecimento.
Aqui à uns tempos, mais ou menos no final de Março deste ano, tive que substituir o medidor de massa de ar, então fui a uma casa de peças e foi-me facultado um medidor da bosch recondicionado. Ou seja, em vez de pagar 200 euros, paguei 90 euros e tive que lá deixar o avariado.
Até aqui tudo muito bem, 2º às 4.000 rpm 80km/h quando extritamente necessário. Os 200, 210 e 217Km/h também não constava no dicionário do veiculo.

O que me tem estado a acontecer é,
Noto que nestes ultimos tempos o meu veiculo tem serias dificuldades em ultrapassar a fasquia dos 170km/h, e depois de o fazer a muito custo, de repente "abafa" não passando dos 120Km/h. Isto depois de acontecer não pára enquanto não o desligar e arrefecer.

Para solucionar isto, eu ando a conduzir com pequenas pressões no acelarador, ou seja chego aos 165Km/h (+/-) e levanto o pé do acelarador embalando-o, depois apartir dos 130Km/h retomo até aos 165Km/h. Ando sempre nisto para pelo menos conseguir chegar a tempo aos meus compromissos.

Já me disseram que o veiculo não aguentava velocidades excessivas durante muito tempo, mas o certo é que aguentava o tempo que eu precisasse ou lhe solicitasse.Mas sem problema algum mesmo.

Já me aconselharam a mudar de Medidor de Massa de Ar de novo, e desta vez para um sem ser recondicionado. Mas fico na duvida, não só pelo preço claro está, mas também porque está modalidade de recondicionados também é praticada nas Oficinas da Marca em Espanha e eles não me transpareceram problemas. Alias, eu tenho que ir a GOIAN para executar o Adianto à Bomba, o Aumento da Pressão do TGF e meter PP502.
Isto já me vai sair caro...mais isto que não sei o que é. Tou Fo**do
Já não sei o que fazer mais, ando mesmo preocupado e sem soluções para o problema!
Cumps
 
Last edited:
boas... alguem me sabe dizer (atravez das fotos das valvulas) se este turbo do ibiza de 90cv é de geometria variavel ou nao?!!

Fotos das valvulas:

 
Back
Top