Discussao 6k Td

O meu tem 349000 e anda com 10w40 e não toca numa gota se quer... Para tua informação estes motores pedem oleos com a norma 505.01, o k corresponde a oleos 15w40 ou 10w40... Se verificares bem mais a cima diz lá 15w40 ou 10w40 como qualidade alternativa... E ja agora o 10w40 é mais indicado para um td que um 15w40... Se pesquisares pela net vais encontrar informações em que dizem que quando um carro esta mechido deve optar por usar um oleo mais fino e de melhor qualidade possivel e tambem reduzir os intervalos entre as mudas de oleo... Se continuares com duvidas abre o capõ do teu carro e na tampa das valvulas esta lá um autocolante onde diz que a norma de oleo indicada para aquele motor é 505.01...

Não é 50501, mas sim 50500 penso eu de que;)
 
Obrigadão pelas respostas.
Um aparte, 505.00 não significa 10w40 ou 15w40 pois existem mais graduações que tem essa norma.
Agora se poderem ajudem-me na minha ultima questão sff.

Um abraço
 
Last edited:
vocês tem um td mas com a mania k é tdi só pode mas pronto cd faz o k ker n estou a obrigar ninguem a usar o k ker k seja aliás nem vendo óleo nem oficina tenho uma coisa sei os meus dois td´s n andam com essa óleo;)
já agora k falam tão mal do 10w40 já algumas vez o usaram?penso k n mas continuem tem k se vender material;)
já agora por falarem em km o meu golf td já fez 450000 o meu seat foi reparado agora com 320000 por uma opção:D
abraços e boas mod´s
 
vocês tem um td mas com a mania k é tdi só pode mas pronto cd faz o k ker n estou a obrigar ninguem a usar o k ker k seja aliás nem vendo óleo nem oficina tenho uma coisa sei os meus dois td´s n andam com essa óleo;)
já agora k falam tão mal do 10w40 já algumas vez o usaram?penso k n mas continuem tem k se vender material;)
já agora por falarem em km o meu golf td já fez 450000 o meu seat foi reparado agora com 320000 por uma opção:D
abraços e boas mod´s

Desculpa mas não tenho um TDI.... È um Seat Ibiza 1.9TD... Se dizes k o teu carro mama o 10w40 como um lobo é porque não tens o motor em condições normais... Eu tambem não vendo oleo mas falo-te isto por experiencia de profissão... Se reparares naquela pagina do Auto data que colocaste a cima se tambem não fala lá do 10w40... Existem muitos users aqui no forum que usam o 10w40 e não se queixam... O 15w40 tambem é aconselhado neste motor, mas nao compares um 10w40 com um 15w40 num motor turbo... Estes dois tipos de oleo podem ser usados nestes motores, mas vais depender do tipo de uso que damos ao carro, tipo se for só com o carro stock em andamento normal tipo cota, sem duvida que o 15w40 seria uma boa opção, mas para quem tem o carro mechido e gosta acelarar o 10w40 seria a melhor opção...:finga:
 
Last edited:
Tks SaaDude :D

Já agr pessoal, a vossa reserva acende quando o ponteiro está aonde?
Se poderem ajudem com a imagem abaixo.

fundosalterados2ez2.jpg


Um abraço

Um bocado mais abaixo do 1º traço..:D
 
Deverias querer dizer 15W40 certo?

Abraço
sim amigo enganei me;)

Desculpa mas não tenho um TDI.... È um Seat Ibiza 1.9TD... Se dizes k o teu carro mama o 10w40 como um lobo é porque não tens o motor em condições normais... Eu tambem não vendo oleo mas falo-te isto por experiencia de profissão... Se reparares naquela pagina do Auto data que colocaste a cima se tambem não fala lá do 10w40... Existem muitos users aqui no forum que usam o 10w40 e não se queixam... O 15w40 tambem é aconselhado neste motor, mas nao compares um 10w40 com um 15w40 num motor turbo... Estes dois tipos de oleo podem ser usados nestes motores, mas vais depender do tipo de uso que damos ao carro, tipo se for só com o carro stock em andamento normal tipo cota, sem duvida que o 15w40 seria uma boa opção, mas para quem tem o carro mechido e gosta acelarar o 10w40 seria a melhor opção...:finga:

continuo com a minha amigo e sei o k o programa do auto data tem lá,preferencialmente 15w40,podes colocar5w40tb porque n o por?
no ibiza nnc andei com o carro stock de motor,comprei com90000 e foi a cabeça tirada e levou segmentos e as restantes cenas só pra descanso pois o carro iria andar mt tal como aconteceu,com turbo com pressão com bicos intercooler com bomba embolo e etc e tal e o 10w40 alem de ser mt ruidoso vai num instante e eu mudava aos 5000.
n digo k tenhas razão, mt gente usa o 10w40 mas é porque onde fazem a revisão só tem esse ou o mecânico sem saber diz ké aquele e outras situações.
sei das qualidades dum e doutro e sei k fazia todo o sentido colocar o 10w40 mas n é assim pelo menos com os meus aaz`s;)
n leves a mal nd amigo pois discutir é saudavel e se n houver discussao ninguem aprende
abraço:D
 
sim amigo enganei me;)



continuo com a minha amigo e sei o k o programa do auto data tem lá,preferencialmente 15w40,podes colocar5w40tb porque n o por?
no ibiza nnc andei com o carro stock de motor,comprei com90000 e foi a cabeça tirada e levou segmentos e as restantes cenas só pra descanso pois o carro iria andar mt tal como aconteceu,com turbo com pressão com bicos intercooler com bomba embolo e etc e tal e o 10w40 alem de ser mt ruidoso vai num instante e eu mudava aos 5000.
n digo k tenhas razão, mt gente usa o 10w40 mas é porque onde fazem a revisão só tem esse ou o mecânico sem saber diz ké aquele e outras situações.
sei das qualidades dum e doutro e sei k fazia todo o sentido colocar o 10w40 mas n é assim pelo menos com os meus aaz`s;)
n leves a mal nd amigo pois discutir é saudavel e se n houver discussao ninguem aprende
abraço:D


Boas,
Esclarece-me aqui uma duvida:

Tu mudas de óleo 15W-40 de 5 em 5000km??
 
Pessoal eu tenho uma duvida que nao sei se alguem me sabe esclarecer mas vou tentar explicar...

Eu tenho um ibiza 6k 1.9 turbo diesel do ano de 95 e tenho uma ficha situada, ao pe dos fusiveis, ou seja quando se abre akela portinhola debaixo dos volantes a ficha encontra-se ao nosso lado direito.. ja me disseram que é a ficha da centralina.. e realmente fui a uma oficina onde me ligaram uma maquina e disseram que tinha um erro de injecçao.. nao paguei nada porque era amigo :D mas alguem me sabe dizer, sera que o meu carro tem centralina? sera que esta é a ficha da centralina?


cumps :D
 
Pessoal eu tenho uma duvida que nao sei se alguem me sabe esclarecer mas vou tentar explicar...

Eu tenho um ibiza 6k 1.9 turbo diesel do ano de 95 e tenho uma ficha situada, ao pe dos fusiveis, ou seja quando se abre akela portinhola debaixo dos volantes a ficha encontra-se ao nosso lado direito.. ja me disseram que é a ficha da centralina.. e realmente fui a uma oficina onde me ligaram uma maquina e disseram que tinha um erro de injecçao.. nao paguei nada porque era amigo :D mas alguem me sabe dizer, sera que o meu carro tem centralina? sera que esta é a ficha da centralina?


cumps :D

Tu és doido, rapaz...... erro de injecção???? se bem que até está correcto... a centralina "sente" a falta dos injectores!!

LOLLLLL

Fora de brincadeiras..... é verdade que aquela ficha é a ficha da centralina, a ibiza tem centralina (está mesmo junto da central de fusiveis, por detrás desta).. no entanto, esta centralina não controla a gestão do motor, injecção ou outra coisa qualquer - Esse assunto até já foi discutido aqui...

Esta centralina só deve controlar o alarme, imobilizador e pouco mais....
 
Tu és doido, rapaz...... erro de injecção???? se bem que até está correcto... a centralina "sente" a falta dos injectores!!

LOLLLLL

Fora de brincadeiras..... é verdade que aquela ficha é a ficha da centralina, a ibiza tem centralina (está mesmo junto da central de fusiveis, por detrás desta).. no entanto, esta centralina não controla a gestão do motor, injecção ou outra coisa qualquer - Esse assunto até já foi discutido aqui...

Esta centralina só deve controlar o alarme, imobilizador e pouco mais....

Boas,
Enganas-te, as bombas sao semi-mecânicas, não as podes controlar via centralina, mas ela recebe erros da bomba.

Um abraço
 
sim amigo enganei me;)



continuo com a minha amigo e sei o k o programa do auto data tem lá,preferencialmente 15w40,podes colocar5w40tb porque n o por?
no ibiza nnc andei com o carro stock de motor,comprei com90000 e foi a cabeça tirada e levou segmentos e as restantes cenas só pra descanso pois o carro iria andar mt tal como aconteceu,com turbo com pressão com bicos intercooler com bomba embolo e etc e tal e o 10w40 alem de ser mt ruidoso vai num instante e eu mudava aos 5000.
n digo k tenhas razão, mt gente usa o 10w40 mas é porque onde fazem a revisão só tem esse ou o mecânico sem saber diz ké aquele e outras situações.
sei das qualidades dum e doutro e sei k fazia todo o sentido colocar o 10w40 mas n é assim pelo menos com os meus aaz`s;)
n leves a mal nd amigo pois discutir é saudavel e se n houver discussao ninguem aprende
abraço:D

Eu comprendo o que queres dizer mas ja se passou comigo uma situação identica... No inicio quando comprei o carro nao era eu quem mudava o oleo e então levava-o ao mecanico que colocava 15w40 e dizia para eu fazer 7500. Quando ia fazer nova muda o oleo estava no minimo, então mais tarde comecei a mudar eu o oleo, só que desta vez pus 10w40 da castrol e fiz 12000km dessa vez e o carro nesses Kms quase nem tocou no oleo... Nunca soube que marca usava aquele mecanico, mas deu para perceber que o oleo usado naquela oficina não era o melhor...;)
O que te quero dizer é que a qualidade do oleo faz muita diferença no carro... As principais diferenças que senti quando mudei pro 10w40 foi o carro mais solto, as tuxes ja não batiam tanto e menos ruido em frio....;) Cumps
 
boas amigo eu mudava de óleo com essa frequencia com o 10w40 depois passei pros 10000;)
abraço

Ahh,
Assim tá bem... é que com o óleo 15w-40 a mudar de 5 em 5000km, o motor tinha de gastar muito oleo.....
O meu por exemplo tá com o 10w-40 a mudar de 10 em 10.000km...
 
Boas,
Enganas-te, as bombas sao semi-mecânicas, não as podes controlar via centralina, mas ela recebe erros da bomba.

Um abraço

Será????

Não acredito muito, para a centralina receber erros de injecção, os injectores teriam de ser electricos ou ter algum sensor, a bomba tambem tinha de ter sensores ou algo que permitisse enviar sinais electricos á centralina..

Pelo que conheço dos motores AAZ, a bomba somente tem o modulo do imobilizador que tem 2 a 3 fios electricos, mais nada... o resto é tudo mecanico = acelerador, injectores, turbo, etc....
 
Será????

Não acredito muito, para a centralina receber erros de injecção, os injectores teriam de ser electricos ou ter algum sensor, a bomba tambem tinha de ter sensores ou algo que permitisse enviar sinais electricos á centralina..

Pelo que conheço dos motores AAZ, a bomba somente tem o modulo do imobilizador que tem 2 a 3 fios electricos, mais nada... o resto é tudo mecanico = acelerador, injectores, turbo, etc....

Pois,
Eu falo do que os mecanicos me contam, se são histórias ou nao...LOL
Quanto ao turbo, sim sao mecanicos mas sao controlados também eles por um sensor aonde passam 2 tubos de vaco e uma ficha que diz Made in USA, não sei o nome técnico dele :rir:

Um abraço
 
Eu comprendo o que queres dizer mas ja se passou comigo uma situação identica... No inicio quando comprei o carro nao era eu quem mudava o oleo e então levava-o ao mecanico que colocava 15w40 e dizia para eu fazer 7500. Quando ia fazer nova muda o oleo estava no minimo, então mais tarde comecei a mudar eu o oleo, só que desta vez pus 10w40 da castrol e fiz 12000km dessa vez e o carro nesses Kms quase nem tocou no oleo... Nunca soube que marca usava aquele mecanico, mas deu para perceber que o oleo usado naquela oficina não era o melhor...;)
O que te quero dizer é que a qualidade do oleo faz muita diferença no carro... As principais diferenças que senti quando mudei pro 10w40 foi o carro mais solto, as tuxes ja não batiam tanto e menos ruido em frio....;) Cumps

Qual o Castrol que usas?

Um abraço
 
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