Velocidade ponta

Eheheh !!

Para teres uma ideia, á dias com uns amigos fizémos Algarve - Lisboa sempre a fundo num Audi A3. O carro ainda assim nunca ultrapassou os 115º de Temp. Oleo...que ja é alto mas ainda está dentro dos indices de viscosidade para os 5w30 ( recomendado para os PD170 ). Não achas que o desgaste ia ser muito menor, se só fizesse 105º ? O indice de viscosidade era completamente diferente! Lá porque um carro "stock" tá estudado para poder alcançar uma " determinada " temperatura, não quer dizer que essa temperatura não seja perigosa a longo prazo.

Um radiador para mim é essencial em qualquer carro, mas depende do condutor... como é obvio! Se tu não passares dos 120km/h qual é o interesse de teres um radiador de Oleo ? Se for com termostáto secalhar nem o chegas a abrir ! Se me indicares o sitio em que, por 30€ me metam um radiador de Óleo no meu ibiza, e que eu não ande com o coração nas mãos com medo que os tubos se rarguem, eu ponho. Já por seu lado, o catalizador é uma mod inofensiva... só corre mal se dobrarem o tubo de escape e não houver passagem de gases! eheheh!! E esses 50€ são algo exagerados meu... mas eu percebi a ideia.

O meu amigo, tinha cerca de 160cv... uma condução domingueira, mas que como todos com os seus deslizes. Aqui podemos começar a entrar por outras vias... Será que tinha EGT's a mais ? Será que fazia pressão a mais? Que racharam racharam... a causa é incerta. Aponta-se para o catalizador.

"Os colectores dos tdi´s aguentam temperaturas loucas...nao nos podemos esquecer que os 22´s montados em muitos ibizas usam colectores dos tdi´s
90, certo?"

Conheçes algum com catalizador, e com linha de diametro "muito" inferior á saida de escape do dito turbo? Um 22 tendo maior caudal de admissão também tem de escape amigo...

Tirar o CAT é uma mod simples e com resultados... poucas são as casas que não tiram o catalizador...:rolleyes:
 
Pedro,só um aparte,no meu caso tenho um PD 100,ja conta com repro vc power,elevando para os 132cv,retirar o cat sera bom? visto que de tudo o resto ser stock,e para mim fiabilidade acima de tudo....a embraegem ja patina,reforçar?tenho tb alguem que me vende uma em bom estado da PD130sport,que aconselhas?ja ha muito que queria falar contigo mas nao tenho tempo...o turbo acho que acusou um stress qualquer...talvez uma fugazita,tb tenho um da PD130sport em bom estado em vias de negociaçao,e nao quero ir muito mais alem...160cv fiaveis é o k quero:)

um abraço e bom topico sim senhor;)

Se já patina com catalizador, vai patinar ainda mais sem catalizador já que apesar de não dar cavalos vai-te mudar as linhas de binário em todo o regime ( principalmente quando o turbo enche ). Mas claro que te aconselho a tirar.

Em relação a embraiagem.... material de desgaste EU só meto novo. Perfiro chorar mais 100 ou 200€ e ter a certeza que tá tudo em condições, e que só mexo uma vez! Mas depende da ideologia e das possibilidades de cada um, como é obvio.

Em relação ao turbo, é superior ao teu.. mas não esperes grande melhora. Era perferivel um VB para se notar algo digno ! :D Mas ai acarretavas mais mudanças.... que penso não ser a tua ideia pra já.

Um abraço "Pito" :p
 
Eheheh !!

Para teres uma ideia, á dias com uns amigos fizémos Algarve - Lisboa sempre a fundo num Audi A3. O carro ainda assim nunca ultrapassou os 115º de Temp. Oleo...que ja é alto mas ainda está dentro dos indices de viscosidade para os 5w30 ( recomendado para os PD170 ). Não achas que o desgaste ia ser muito menor, se só fizesse 105º ? O indice de viscosidade era completamente diferente! Lá porque um carro "stock" tá estudado para poder alcançar uma " determinada " temperatura, não quer dizer que essa temperatura não seja perigosa a longo prazo.

Um radiador para mim é essencial em qualquer carro, mas depende do condutor... como é obvio! Se tu não passares dos 120km/h qual é o interesse de teres um radiador de Oleo ? Se for com termostáto secalhar nem o chegas a abrir ! Se me indicares o sitio em que, por 30€ me metam um radiador de Óleo no meu ibiza, e que eu não ande com o coração nas mãos com medo que os tubos se rarguem, eu ponho. Já por seu lado, o catalizador é uma mod inofensiva... só corre mal se dobrarem o tubo de escape e não houver passagem de gases! eheheh!! E esses 50€ são algo exagerados meu... mas eu percebi a ideia.

O meu amigo, tinha cerca de 160cv... uma condução domingueira, mas que como todos com os seus deslizes. Aqui podemos começar a entrar por outras vias... Será que tinha EGT's a mais ? Será que fazia pressão a mais? Que racharam racharam... a causa é incerta. Aponta-se para o catalizador.



Conheçes algum com catalizador, e com linha de diametro "muito" inferior á saida de escape do dito turbo? Um 22 tendo maior caudal de admissão também tem de escape amigo...

Tirar o CAT é uma mod simples e com resultados... poucas são as casas que não tiram o catalizador...:rolleyes:

Já que estamos aqui a falar em temperaturas venho-m intrometer um pouco tambem na conversa!!
Em relação aos catalisadores aos diesel nunca medi as temperaturas de entrada e saida do mesmo mas teoricamente sera da mesma ordem dos as gasolina. Foi medido as temperatura dos gases de escape de uma sharan vr6 as temperaturas de entrada no catalisador é menor do que à saida do mesmo.
Ou seja a propriedades quimicas do catalisador vão fazer com que a temperatura aumenta para a diminuição dos gases poluentes, nos diesel nunca vi ser medido mas tambem deve aumentar as temperaturas à saida do catalisador.
Em relação as temperaturas de oleo, o meu como é um 6Lsport de 2002 tem manometro de temperatura do oleo e ele de origem se ander na esfrega sobe e bem a temperatura do oleo, ja me chegou perto do 120º!!
Não percebi o que é perigoso por um radiador de oleo, tenho um à um ano e verteu um pouco ao inicio nas ligações e ate agora nada, nunca mais verteu, e ja fez 30000km.

Abraço

;)
 
Se já patina com catalizador, vai patinar ainda mais sem catalizador já que apesar de não dar cavalos vai-te mudar as linhas de binário em todo o regime ( principalmente quando o turbo enche ). Mas claro que te aconselho a tirar.

Em relação a embraiagem.... material de desgaste EU só meto novo. Perfiro chorar mais 100 ou 200€ e ter a certeza que tá tudo em condições, e que só mexo uma vez! Mas depende da ideologia e das possibilidades de cada um, como é obvio.

Em relação ao turbo, é superior ao teu.. mas não esperes grande melhora. Era perferivel um VB para se notar algo digno ! :D Mas ai acarretavas mais mudanças.... que penso não ser a tua ideia pra já.

Um abraço "Pito" :p

a minha ideia é ter fiabilidade,e como a embraegem se esta a deitar,e o turbo tb n ta no seu melhor....queria algo em que nao gasta se muito dinheiro...entao para ja nao vou tirar,vou ver se reforço a embraegem e dp sim tiro,o turbo,é pah n sei...queria o VB mas o ic cupra ta tao caro:(

ja me conheces pelo nome?:p
ai menina andreia...:D:D quando dais um salto ca cima? cafe por minha conta;)
se nao me engano eu ja t vi ca em cima:finga:

sorry off topic
 
Não percebi o que é perigoso por um radiador de oleo, tenho um à um ano e verteu um pouco ao inicio nas ligações e ate agora nada, nunca mais verteu, e ja fez 30000km.

Abraço

;)

Nada quando é bem feito, mas o "termo" foi só para frisar que montar um RAD. Oleo não são só 30€.

Tirando o aquecimento mais rápido do carro, consequentemente menos tempo de funcionamento a frio, em que ponto é que a EGR faz bem a um carro ?

Tamos sempre a aprender !

Um abraço
 
Nada quando é bem feito, mas o "termo" foi só para frisar que montar um RAD. Oleo não são só 30€.

Tirando o aquecimento mais rápido do carro, consequentemente menos tempo de funcionamento a frio, em que ponto é que a EGR faz bem a um carro ?

Tamos sempre a aprender !

Um abraço

Pedro poderá tar a referir-se ao fecho da válvula em caso de partires um turbo e n permitir o desalvorar do motor.

Tirando isso tb n vejo grandes benefícios, tirei a minha com 15000kms e já tava cheia de alcatrão.

Cumpts
 
Isso é a valvula de Shutdown Hugo, não é a EGR.

A valvula da EGR é uma moeda de 1€, que mexe na vertical... e que faz com que o ar proveniente do IC se misture com os gases de escape. Se a valvula de shutdown fexasse , o carro engasgava-se por falta de ar penso eu.

Abraço!
 
Pedro poderá tar a referir-se ao fecho da válvula em caso de partires um turbo e n permitir o desalvorar do motor.

Tirando isso tb n vejo grandes benefícios, tirei a minha com 15000kms e já tava cheia de alcatrão.

Cumpts


homem que é homem...quando partir o turbo desalvora o motor...mais nada...lolol EGR ta a mais e a valvula tb...AÇO:D
 
Isso é a valvula de Shutdown Hugo, não é a EGR.

A valvula da EGR é uma moeda de 1€, que mexe na vertical... e que faz com que o ar proveniente do IC se misture com os gases de escape. Se a valvula de shutdown fexasse , o carro engasgava-se por falta de ar penso eu.

Abraço!


Mas a valvula de shutdown e EGR tão no mm sitio logo presumo que seja dessa mais valia a que o rapaz se refere, isto pk de facto n vejo outra vantagem. lol

Se o turbo partir e deixar de puxar ar esta valvula fecha e daí evitar o desalvorar.

Tirando a diminuição de emissão de gases poluentes n vejo mais valia em tal peça que tantos stresses traz em todos os motores.

Abraço
 
A valvula só fecha se o carro for abaixo... Normalmente só fecha se o conseguires desligar lol

Eu penso que as unicas vantagems que pode trazer, é no aquecimento da admissão enquanto o carro tá frio, e sendo uma mistura mais rica há menos temperatura dentro das cameras, que se traduz num menor desgaste do motor. Mas pá isso é muito relativo...

Cumpts
 
A valvula só fecha se o carro for abaixo... Normalmente só fecha se o conseguires desligar lol

Eu penso que as unicas vantagems que pode trazer, é no aquecimento da admissão enquanto o carro tá frio, e sendo uma mistura mais rica há menos temperatura dentro das cameras, que se traduz num menor desgaste do motor. Mas pá isso é muito relativo...

Cumpts

Amigo pois o radiador de oleo ainda sai carote!! Pelo menos o meu saiu!!:(!! Em relação à EGR proteger o motor, ou seja, ao estar a meter gazes queimados provenientes da combustão para dentro do motor esta combustão vai-se traduzir numa combustão mais "fria", não atingido temperaturas tão altas de combustão, prolongando assim a vida do motor, visto que o ar que entra para dentro do motor já não tem as propriedades iniciais do ar atmosferico, fazendo com as temperaturas dentro da camara de combustão baixem um pouco mais, isto é bom para quem queira que o motor faça o maximo quilometros possiveis com o menor desgaste do motor!! Isto aplica-se mais é para quem quer um ibiza para fazer quilometros e durabilidade, nós como queremos um pouco mais de potência retiramos a EGR e catalisadores!!:D!!

Abraço

;)
 
Amigo pois o radiador de oleo ainda sai carote!! Pelo menos o meu saiu!!:(!! Em relação à EGR proteger o motor, ou seja, ao estar a meter gazes queimados provenientes da combustão para dentro do motor esta combustão vai-se traduzir numa combustão mais "fria", não atingido temperaturas tão altas de combustão, prolongando assim a vida do motor, visto que o ar que entra para dentro do motor já não tem as propriedades iniciais do ar atmosferico, fazendo com as temperaturas dentro da camara de combustão baixem um pouco mais, isto é bom para quem queira que o motor faça o maximo quilometros possiveis com o menor desgaste do motor!! Isto aplica-se mais é para quem quer um ibiza para fazer quilometros e durabilidade, nós como queremos um pouco mais de potência retiramos a EGR e catalisadores!!:D!!

Abraço

;)

[-X

A EGR foi introduzida com o intuito de reduzir as emissões, de modo a que que na Alemanha os preços dos TDi VAG não fossem os mesmos de um JAG.

O ar nunca entra mais frio, basta ver as temperaturas das EGT´s, e ainda entra menos oxigénio.
 
O que o Igor quis dizer é que as temperaturas de combustão com EGR e sem EGR são diferentes. Quanto mais rica for a mistura ( QB ) menor é temperatura lá dentro.

Em relação ás EGT's muitos dizem que "gasoleo" lubrifica em temperatura as pás da turbina, outros dizem que cria mais EGT's... sinceramente nunca me foi explicado a 100%.

Cumpts
 
[-X

A EGR foi introduzida com o intuito de reduzir as emissões, de modo a que que na Alemanha os preços dos TDi VAG não fossem os mesmos de um JAG.

O ar nunca entra mais frio, basta ver as temperaturas das EGT´s, e ainda entra menos oxigénio.

Certo amigo foi com o intuito de reduzir as emissões, mas tambem diminui a temperatura da combustão de um motor, protegendo-o!!
Não percebeste o que eu quis dizer!!
O que eu disse foi que ao entrar gazes de uma combustão já efectuada, que vai se juntar com o ar atmosferico que vem turbo(da atmosfera), vai fazer com que depois na execussão da combustão esta não atinja temperaturas tão altas, visto que os gazes de escapes não têm as propriedades ideias para uma boa combustão, traduzindo numa combustão com uma menor temperatura!!

Abraço

;)
 
vai fazer com que depois na execussão da combustão esta não atinja temperaturas tão altas, visto que os gazes de escapes não têm as propriedades ideias para uma boa combustão, traduzindo numa combustão com uma menor temperatura!!

Abraço

;)

:brilho: oki :brilho: e correcto.

A EGR é uma espécie de AfterBurner dos F16, os gases que lá estão tambem ajudam na combustão, já que saiem com gasoleo não queimado e oleos.
 
O que o Igor quis dizer é que as temperaturas de combustão com EGR e sem EGR são diferentes. Quanto mais rica for a mistura ( QB ) menor é temperatura lá dentro.

Em relação ás EGT's muitos dizem que "gasoleo" lubrifica em temperatura as pás da turbina, outros dizem que cria mais EGT's... sinceramente nunca me foi explicado a 100%.

Cumpts

Em relação a essa parte, é que em cada ciclo em que seja depositado combustivel se puserem mais combustivel vai arrefecer o motor internamente e sua lubrificação, como podemos ver os nossos carros de origem tambem deitam algum fumo.
Agora se o carro ao deitar fumo e se debitar mais binario do que quando não tem fumo pelas leis da termodinamica, ao debitar mais binario, "trabalho", ele esta com as temperaturas de combustão mais elevadas, porque esta a obter mais potencia que deriva o trabalho "da camara de combustão", como sabemos tudo depende da combustão para gerar potencia!!
É como os carros a gasolina com turbo tem que trocar de camisas para umas mais resistentes, porque as temperaturas de combustão vão ser de tal maneira altas que acabam por rachar ou acontecer outra coisa qualquer as mesmas, ao ter temperaturas elevadas, cuidado que posso estar a induzir pessoal em erro porque temperatura tambem não é sinomino de potencia, mas quando as potencias são elevadas e esta tudo bem afinado as combustões vão estar com temperaturas tambem muito elevadas!!
Os diesel tambem podem deitar muito fumo e não ter binario/potencia como s não deita-se fumo, ou seja as temperaturas na camara de combustão ai tambem vão ser menores porque esta com gasoleo a mais para o ar que esta a ser admitido ou esta ser colocado nos graus de cambota indicados!!

Abraço

;)
 
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