Eheheh !!
Para teres uma ideia, á dias com uns amigos fizémos Algarve - Lisboa sempre a fundo num Audi A3. O carro ainda assim nunca ultrapassou os 115º de Temp. Oleo...que ja é alto mas ainda está dentro dos indices de viscosidade para os 5w30 ( recomendado para os PD170 ). Não achas que o desgaste ia ser muito menor, se só fizesse 105º ? O indice de viscosidade era completamente diferente! Lá porque um carro "stock" tá estudado para poder alcançar uma " determinada " temperatura, não quer dizer que essa temperatura não seja perigosa a longo prazo.
Um radiador para mim é essencial em qualquer carro, mas depende do condutor... como é obvio! Se tu não passares dos 120km/h qual é o interesse de teres um radiador de Oleo ? Se for com termostáto secalhar nem o chegas a abrir ! Se me indicares o sitio em que, por 30€ me metam um radiador de Óleo no meu ibiza, e que eu não ande com o coração nas mãos com medo que os tubos se rarguem, eu ponho. Já por seu lado, o catalizador é uma mod inofensiva... só corre mal se dobrarem o tubo de escape e não houver passagem de gases! eheheh!! E esses 50€ são algo exagerados meu... mas eu percebi a ideia.
O meu amigo, tinha cerca de 160cv... uma condução domingueira, mas que como todos com os seus deslizes. Aqui podemos começar a entrar por outras vias... Será que tinha EGT's a mais ? Será que fazia pressão a mais? Que racharam racharam... a causa é incerta. Aponta-se para o catalizador.
Conheçes algum com catalizador, e com linha de diametro "muito" inferior á saida de escape do dito turbo? Um 22 tendo maior caudal de admissão também tem de escape amigo...
Tirar o CAT é uma mod simples e com resultados... poucas são as casas que não tiram o catalizador...
Para teres uma ideia, á dias com uns amigos fizémos Algarve - Lisboa sempre a fundo num Audi A3. O carro ainda assim nunca ultrapassou os 115º de Temp. Oleo...que ja é alto mas ainda está dentro dos indices de viscosidade para os 5w30 ( recomendado para os PD170 ). Não achas que o desgaste ia ser muito menor, se só fizesse 105º ? O indice de viscosidade era completamente diferente! Lá porque um carro "stock" tá estudado para poder alcançar uma " determinada " temperatura, não quer dizer que essa temperatura não seja perigosa a longo prazo.
Um radiador para mim é essencial em qualquer carro, mas depende do condutor... como é obvio! Se tu não passares dos 120km/h qual é o interesse de teres um radiador de Oleo ? Se for com termostáto secalhar nem o chegas a abrir ! Se me indicares o sitio em que, por 30€ me metam um radiador de Óleo no meu ibiza, e que eu não ande com o coração nas mãos com medo que os tubos se rarguem, eu ponho. Já por seu lado, o catalizador é uma mod inofensiva... só corre mal se dobrarem o tubo de escape e não houver passagem de gases! eheheh!! E esses 50€ são algo exagerados meu... mas eu percebi a ideia.
O meu amigo, tinha cerca de 160cv... uma condução domingueira, mas que como todos com os seus deslizes. Aqui podemos começar a entrar por outras vias... Será que tinha EGT's a mais ? Será que fazia pressão a mais? Que racharam racharam... a causa é incerta. Aponta-se para o catalizador.
"Os colectores dos tdi´s aguentam temperaturas loucas...nao nos podemos esquecer que os 22´s montados em muitos ibizas usam colectores dos tdi´s
90, certo?"
Conheçes algum com catalizador, e com linha de diametro "muito" inferior á saida de escape do dito turbo? Um 22 tendo maior caudal de admissão também tem de escape amigo...
Tirar o CAT é uma mod simples e com resultados... poucas são as casas que não tiram o catalizador...