HRC vamos lá ver.. Há 5 anos atrás um PC mac era considerado um pc sem vírus, sem ataques, sem problemas. A partir do momento que se começou a massificar começou a haver interesse nessas coisas.. daí que hoje em dia são mais ataques a Macs que a PCs (proporcionalmente falando).
Se RIM tem uma ninharia do mercado, qual o interesse em desenvolver algo para atacar se vai atacar meia dúzia? (Número que tem decrescido incrivelmente por razões óbvias de falta de fiabilidade).
Provavelmente não acompanhas os mercados nem fazes ideia do que se passa dentro da RIM.. fazes ideia de quantos CEOs por lá passaram nos últimos anos? E chefes gerais? E sabias que são sempre substituídos porque a RIM continua a afundar e não conseguiram até agora dar a volta?
Já que falas em segurança, sabes que o novo sistema que os RIM vão ter (e que o tablet deles já tem) vai aceitar aplicações android? Então a segurança afinal será, pelo menos, igual.. Esta situação foi uma das únicas maneiras que conseguiram para serem aceites.. Por muito que digam, por muito que argumentes (e as tuas opiniões são válidas como as minhas ou qualquer outra) os números falam por si.
Se for para segurança não faltam telemóveis bem mais seguros que RIMS (que não são android nem apple nem microsoft). Hoje em dia não é essa a questão.
Até te digo mais, os Windows Phone a nível empresarial são infinitamente melhores que qualquer RIM. Só o controlo central como se de um pc da empresa se tratasse dá 100 a zero à RIM em termos de controlo empresarial e segurança.
Quer se queira quer não os factores diferenciadores que DERAM vantagem competitiva clara à RIM foram, efectivamente, o Mail (e não tem nada a ver com o mail, mas simplesmente pelo método push, ou seja, o método em que o email é-te empurrado e não é o smartphone que vai ver se existem novos mails), a compressão de dados e um "chat" gratuito (que não era gratuito, estavam a usar os dados, era dito como gratuito a nível da operadora) entre os users.
Hoje em dia já existe push em praticamente tudo. Recebo primeiro mails no meu android que os recebo na página do gmail. O mesmo no email da empresa. Como tal, o push dos emails da RIM já não são uma vantagem que signifique "avanço" ou "funcionalidade essencial".
Depois há o reverso da medalha, que, apesar desse fantástico mail que falam, tem um problema muito grave. Problema esse que é a principal razão de montes de empresas (daquelas que envergonham qualquer nacional, daquelas tipo bancos americanos, etc) a trocarem de RIM para microsoft/apple ou android. É que o sistema push é muito bonito. Mas se falha, como tem falhado bastantes vezes, ultimamente, então NADA funciona! Não há mails e tudo para! Isso é simples e completamente inadmissível! Portanto que adianta o segundo mais cedo que chega o email em relação a androids se, depois, tens o risco de simplesmente não o receber??
Depois há a questão de trabalho que falas-te.. sabias que há windows phones e androids com teclado querty fisico? Como tal, mais uma vez, vantagem é zero.. é igual.. neste ponto só a apple falha pois não tem nenhum. Todos os outros têm..
Facilidade de trabalho: Qualquer windows phone ou android com ecrã dos mais recentes permitem ver bem mais ao mesmo tempo que qualquer RIM (estão, finalmente, agora, a lançar telemóveis com ecrãs aceitáveis, pois já perceberam que esse é o caminho correcto). A nível de organização de mails, existem aplicações para qualquer dos sistemas super completos.
Sistema de SMS? Prático e eficaz? Se precisaste de Go SMS eu não preciso e duvido que alguém precise.. 90% dos que usam apps extras é pelo seu aspecto mais agradável e de ser personalizável.. A minha aplicação nativa de sms é perfeita e faz tudo. E, principalmente, vejo cerca de 300% mais conteúdo que o RIM com maior resolução. Escrevo 100% mais rápido que qualquer pessoa com um teclado dum RIM (e estou disponível para "provas" é realmente impensável, com o tipo de teclados que os androids têm, que um qwerty fisico, principalmente com o tamanho das teclas que os RIM têm, que consigam ser tão rápidos a escrever). Uma palavra: SwiftKey
Relativo à compressão de dados, sim, foi uma boa vantagem, como, aliás, eram muitas as vantagens dos RIM na altura que não havia alternativa e tinham sistemas bem pensados para poupar dados. Hoje em dia, além de já não ser preciso, dado os tipos de pacotes de dados que existem aos preços que existem, também há compressão de dados para android. basta escolher a opção e oupa, tá feito. Sabes como é feita a compressão de dados? É através de um servidor intermédio. Ou seja, a RIM tem servidores que recebe as páginas/dados e comprime-as e só depois envia para o telemóvel.. e se falhar? ups.. Nada como ser opção..
Sistema de chamadas/sms gratuítos entre RIMS através dos seus dados.. outra grande vantagem, em tempos, da RIM que hoje em dia existe em todas as plataformas.
Ora, com todos estes factores aquilo que eu digo é que usar qualquer sistema que seja, é uma questão de gosto.. os números da RIM dizem absolutamente tudo o que há para dizer.. queda constante, instabilidade na empresa, investidores a desistir dos investimentos, RIM a querer acesso ao market do android..
Mas se se gosta.. não tenho anda contra.. mau era se gostássemos todos do mesmo..
De qualquer maneira, é sempre bom estas discussões saudáveis
sem ser de picos! lol
abraço mister