a "nuvem" não é nada mais que a internet com um nome apaneleirado..
algo que está na nuvem é algo que está na internet e pode ser acedido de qualquer dispositivo e, normalmente, permite mecanismo "push" do que está/foi colocado na cloud para os outros dispositivos ligados..
um simples mail(conta) pode ser considerado cloud.. pois podes enviar/receber um mail e, caso tenhas dispositivos com essa conta de email, o servidor (Conta) de mail envia-te esse mail (por push) para o teu dispositivo..
dropbox é um exemplo de cloud computing em que podemos ter uma pasta no nosso pc (p.e.) e o que colocamos la vai ser replicado por outros dispositivos que tenhamos ligados a essa conta.. na realidade tem de existir um "espaço" na net que permita o armazenamento desta informação, daí, tipicamente, em serviços de cloud gratuitos, estamos bastante limitados pelo espaço que nos disponibilizam..
o conceito de cloud computing já existe à varios anos apesar de não muito usado e não lhe chamarem "cloud", nome que hoje está "na moda"..
o software que desenvolvemos na empresa onde trabalho funciona com mecanismos push e, apesar de na sua maioria ser usado em redes empresariais internas, caso o "servidor" esteja numa máquina comprada/alugada na net (como as máquinas onde estão os sites, etc) é considerado cloud computing.. o que acontece num lado é automaticamente replicado "pela cloud" para todos os outros clientes ligados..