Não tens de ser obrigado a concordar amigo, é só um debate saudável de opiniões, por isso acho escusado o "Falas de boca cheia", ninguém está aqui em picardias.
Falas aí na questão de viver em Lx... Pah, se me arranjares emprego na área dos SI/TI Management, consultoria, projectos implementação SAP, análise de sistemas, etc, etc... numa zona mais afastada de Lx eu aceito de imediato! Eu moro em Évora e na Margem Sul e prefiro Évora, Lx é mais fixe, tem montes de sitios para ir, há sempre pessoas em todo o lado e é muito mais interessante. Mas em contra-partida o Alentejo tem outro feeling (para mim, que nasci lá!), é tudo tranquilo e as coisas são INCOMPARAVELMENTE mais baratas. A questão é que o emprego e a vida estão aqui e não lá (quem me dera ter emprego lá).
Neste momento e aproveitando que se fala em casas, não comprem casas, aluguem! A vida muda a cada instante, é muito mais vantajoso ter uma casa alugada nos primeiros anos de vida de emprego. Hoje trabalha-se no Saldanha, amanhã no Tagus Park e depois de amanhã no Porto...
Agora uns anos depois, acho bem que se compre uma casa, procure-se estabilidade e um cantinho para ficar, daí o crédito, o crédito é para pessoas estáveis, não é para quem está em clima de mudança.
E é isto que falta perceber e eu concordo contigo numa coisa "Há que ser responsável" Sim!!! O problema não está no crédito, está sim na cabeça, no sentido de responsabilidade.
Eu se tivesse a pagar um crédito em vez de ir jantar fora 1x por semana, ia 1x por mês, porque ia ficar mais ponderado e responsável nos gastos pessoais. Mas também preferia ir jantar fora 1x por mês e ter um Scirocco do que ir jantar fora 1x por semana e ter um 6L.
Depende de pessoa para pessoa, de objectivo para objectivo, de emprego para emprego, de salário para salário.
O crédito tem muita variável a ser analisada.