Sensor Temperatura de ar de admissao - GTTDI

Pelos vistos nao me fiz entender bem.:)
Eu disse normal o excesso de pressão, pois tb chipo carros e ao fazer uma repro num tdi de 150cv por exemplo, nao me preocupo com isso e nos de 110cv se forem bem carregados começam a vir problemas desse género.
Os MAPS são ambos de 1,6bar, mas os ficheiros das centralinas nem sempre lêem o valor máximo dos maps, mesmo que se altere o ficheiro para fazer com que ele as leia.
 
O carro tem vb hibrido a 20, embraiagem, iq neste momento a 3.6, linha com panela intermedia, absolutamente mais nada!

ja troquei de N75 e o problema nao vem de lá, o tubinho do sensor map para alem de nao estar roto nem sequer oleo tinha, os tubinhos estao todos bons pois substituios nao vai a muito tempo!

obrigado a todos
 
Rufiatdi, nao faz sentido o que dizes. Dizer que permite um ligeiro pico de pressão é possível pois ha menos backpressure, dizer que faz mais pressão nao pode, pois por algum motivo está o MAP para ler e uma N75 para corrigir e caudal de gases de escape ao longo de todo o regime de RPM é igual quer tenhas um escape mais livre ou menos livre ( inalterando qualquer condição mecanica ou gestao electrónica ).

Correcto, mas apartir das 3500 r.p.m. começa a fazer desvio, em vez dos 1.2 bar que deveria fazer começa a subir até que as 3800r.p.m. se for em numa 5 ou 4 chega a fazer 1.4 e tal, mesmo com a geometria toda aberta isto acontece:(
E enquanto tive o catalizador a pressão estava perfeitamente controlada.
Atenção a electronica não está stock
 
Com o aumento da quantidade de injecçao, geras maior caudal de escape, para uma mesma posição de geometria é possível que a pressão va subindo. Stock nao se verifica. Mesmo alterado de electrónica consegues corrigir essa situação, nao ha relação entre teres ou nao catalizador. Os gases têm que fluir na mesma e passam sempre pelo turbo.
 
Acho que já sei de aonde vem o teu problema.
O turbo Híbrido como o teu sofre disso mesmo, pressão a mais, pois suga muito ar e não consegue manda-lo fora. E isso sente-se bem em 4 e 5 mudança, como disse e muito bem o Rufiatdi, porque são velocidades aonde o motor demora mais tempo a comer rotação e pressão mantém-se durante mais tempo.
 
Novamente... 1.6 bar ( assumindo relativos ) só se tiveres uma pressão atmosférica de 900mbar ( não me parece ). Normalizando a coisa e sabendo que temos geralmente 1000mbar, tens 1.5bar restante para gestão de sobrealimentação ( o sensor do carro só lê até 250kpa ABSOLUTOS )

em relação ao desvio do turbo, se tens um vnt20 porque não copiar o mapa de geometria do carro onde originalmente é usado, ou pelo menos comparares para teres uma ideia ? ;) Só uma sugestão... Desvia muito, mete um log do campo onde tens a pressão do turbo e o duty cycle da n75 e vê-se logo, só por si não chega pode haver outros mapas que causem isto mas já ajuda a perceber
 
Vou por a electronica de origem e fazer os log´s pa ver se conigo que me ajudem

muito obrigado a todos
 
Tambem me dá a entender que tem pouco curso. Mas nada que verificar de origem e saber se o problema advém desde a altura da instalação deste turbo.
 
Acho que já sei de aonde vem o teu problema.
O turbo Híbrido como o teu sofre disso mesmo, pressão a mais, pois suga muito ar e não consegue manda-lo fora. E isso sente-se bem em 4 e 5 mudança, como disse e muito bem o Rufiatdi, porque são velocidades aonde o motor demora mais tempo a comer rotação e pressão mantém-se durante mais tempo.


Exactamente o k me acontece. Primeiro pensei k seria da electronica mas mudava e tornava a mudar e não obtia os resultados desejados.
Então tirei o tubo que liga a valvula amal, deixando a geometria completamente aberta, fui experimentar e la estava o desvio:cryy:

ei sei k é facil basta cortar a injecção mas não keria mt:D

E tdiSportR quando eu tirei o catalizador garanto que este desvio aumentou e muito...

Cump.
 
Exactamente o k me acontece. Primeiro pensei k seria da electronica mas mudava e tornava a mudar e não obtia os resultados desejados.
Então tirei o tubo que liga a valvula amal, deixando a geometria completamente aberta, fui experimentar e la estava o desvio:cryy:

ei sei k é facil basta cortar a injecção mas não keria mt:D

E tdiSportR quando eu tirei o catalizador garanto que este desvio aumentou e muito...

Cump.

Em parte tem justificaçao porque em baixo regime o carro está mais livre/solto sem estrangulamento.
Cumps
 
Em parte tem justificaçao porque em baixo regime o carro está mais livre/solto sem estrangulamento.
Cumps


Mas o problema não está em baixo regime, até porque isso facilmente se controla em regimes baixos.
acho que o turbito é k é junior de mais para o debito de gasóleo em altas, e isso acentuou-se depois de ter retirado o catalizador.
 
Exactamente o k me acontece. Primeiro pensei k seria da electronica mas mudava e tornava a mudar e não obtia os resultados desejados.
Então tirei o tubo que liga a valvula amal, deixando a geometria completamente aberta, fui experimentar e la estava o desvio:cryy:

Qual desvio? É normal que a pressão suba a medida que a RPM aumenta para uma posição igual de geometria. Tu tiras o tubo de vacuo e fica aberto ( posição fixa ). À medida que aceleras a pressão começa a subir tambem. Normal.

ei sei k é facil basta cortar a injecção mas não keria mt:D

Basta pores de origem ou então aprofundares o assunto e descobrires a forma de controlares a geometria.

E tdiSportR quando eu tirei o catalizador garanto que este desvio aumentou e muito...

Cump.

Usa la a cabeça! Tenhas nenhuma panela ou 100 panelas e 50 catalizadores, o caudal de gases de escape tem que fluir pelo mesmo sítio, ou seja, da falange do turbo até a ponteira de escape. Logo isso nao pode acontecer!
Acredito que com uma menor oposição ao sentido dos gases de escape permita picos de pressão superiores. Ganhares pressão excessiva com isso nao...
 
repara uma coisa, ao tirar o catalizador vai haver menos resistência á saída dos gases, logo a velocidade a que eles passam na turbina vais ser maior!!!
OU TOU A DIZER ALGO ASSIM DE TÃO ERRADO????
 
Nao sei que carro tens, mas relê o meu texto e tenta lá dar uma explicação.

um pd100
td bem falaste bem. mas isto é um facto que enquanto com cat. conseguia mater a 1.2, sem o mesmo ele faz 1.4 ou mais, mesmo com a geometria tda aberta.
é só isso que estou a tentar expelicar.
Acho que não ha solução milagrosa na electronia alem de reduzir o débito de gasóleo.
 
Last edited:
este problema surgiu desde o momento que alterei o valor de IQ da bomba para obter mais gasoleo
 
Last edited:
um pd100
td bem falaste bem. mas isto é um facto que enquanto com cat. conseguia mater a 1.2, sem o mesmo ele faz 1.4 ou mais, mesmo com a geometria tda aberta.
é só isso que estou a tentar expelicar.
Acho que não ha solução milagrosa na electronia alem de reduzir o débito de gasóleo.

Se na teoria nao ha explicação, entao passa-se a mecanica! Se tornares a por catalizador, será que torna a ir a 1.2Bar? Se calhar ja nao e tens um turbo a necessitar de verificar a parte do escape!

Deve de haver aí quem te diga onde controlas a geometria de forma a evitar o desvio. Nao sou a pessoa indicada pois nao percebo nada disso!
 
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