Atenção pessoa, essas "desculpas" do iva são completamente infundadas. Podem, obviamente, comprar as mesmas para uso em recinto fechado. Já fui à seat pedir para me montarem umas molas (pois ao fim e ao cabo têm oficina) e recusaram-se por não ser algo original.
Ao que o ibiza6j_JU disse, sim, é verdade, seja lá o que mudes, nem que seja a moca das velocidades, podes ser multado. A lei foi feita de uma forma que lhes permite faze-lo. Se não o fazem com tudo é por algum bom senso que muitos vão tendo. até o rádio, legalmente, não podes mudar (claro que ninguém vai stressar com isso, mas é verdade).
Quanto ao material "original" tipo as molas de rebaixamento seat sport vermelhas, barra AA seat sport, etc. Caso sejam montadas depois do carro comprado, para ser legal, deverá ser comprado/montado na seat e pedir documento como prova para averbação no livrete. é a única maneira de ser legal. Caso já venham no carro quando comprado, como extra, não necessitam disso mas a polícia vai implicar, vamos a insp b, vamos passar, vamos pedir o dinheiro de volta, mas ninguém nos vai pagar o dia perdido e as chatices. Pior, quem passou a multa por "intuição" nem vai ter qualquer problema, pois a lei assim o permite. Em todo o mundo somos inocentes até sermos provados como criminosos. Em portugal é ao contrario, somos todos crimonosos até NÓS provarmos a nossa inocência. Acho de uma falta de civismo e de um desrespeito enorme às regras da humanidade o facto de a polícia passar circulares a dizer "em caso de dúvida, IPOB".