Popnteiro da temperatura sobe e ventuinha não liga

A junta foi a consequencia, não a causa certo?
Costuma ser consequencia de sobreaquecimento agora o contrario desconheço...

epá, acho k foi do tipo, com a pressão deve ter ganho uma folga...
dps perdia agua por essa folga kuando eu assapava mais com ele...
ou o motor fazia mais esforço....
teve k ser trocada...
basicamente eu enchia o reservatorio da agua, se fosse fazer uma padeirinha a fundo chegava lá a cima tinha a temp a amumentar brutalmente até ao red line...:mad::mad::mad::mad:
 
Ora tens aki como diagnosticar o sensor... mas como já te disse, na duvida vai ao electricista, por meia duzia de cobres resolves isso e estás descansado...

A localização, no programa, não dá para ver bem... mas aponta para radiador mais ou menos na direção do fecho do capot, agora se é em cima ou em baixo... logo, quando chegar o meu irmão, vejo no dele onde fica. é um polo 1.4 6N de 96...não sei é as letras do motor...

Funcionamento

O sensor de temperatura do refrigerante é uma resistência sensível à temperatura. A temperatura baixa provoca alta resistência enquanto que a temperatura alta provoca baixa resistência. A unidade de controlo determina a temperatura do ar, monitorizando a tensão no sensor.

Especificação

tensão de alimentação: 5 V (conector desligada)
resistência: 2.000 - 3.000 ohm / 20°C
resistência: 200 - 300 ohm / 90°C

Diagnóstico

Verifique o(s) conector(es): Inspeccione o(s) conector(es) e se necessário limpe-os ou repare-os para assegurar boa ligação.
Verifique a resistência:
Desligue a ignição. Retire o conector do sensor.
Meça a resistência entre os pinos 1 e 3 do sensor. Compare com a resistência especificada.
Verifique a tensão de alimentação:
Desligue a ignição. Retire o conector do sensor.
Ligue a ignição e meça a tensão entre os terminais 1, 3 do conector e o terminal negativo da bateria. Um deve ser 5 V. Caso contrário verifique condutores eléctricos e, em seguida o ECU.
Verifique a ligação ao ECU:
Desligue a ignição. Retire os conectores do sensor e do ECU.
Meça a resistência entre o terminal do conector da tensão de alimentação e o terminal correspondente no conector do ECU. Deve ser < 1 ohm. Caso contrário verifique condutores eléctricos.
Verifique a massa:
Verifique no diagrama se a ligação à massa está ligada a uma massa directa ou ao ECU. Quando estiver ligada directamente à massa: Desligue a ignição. Retire o conector do sensor e meça a resistência entre o terminal de massa do conector e o terminal negativo da bateria. Deve ser < 1 ohm. Caso contrário, verifique os condutores eléctricos. Quando estiver ligada ao ECU: Desligue a ignição. Retire o conector do sensor e do ECU. Meça a resistência entre o terminal de massa do conector e o terminal correspondente no conector do ECU. Deve ser < 1 ohm. Caso contrário verifique condutores eléctricos e, em seguida o ECU.

Fonte: Vivid WorkshopData ATI
 
Last edited:
epá, acho k foi do tipo, com a pressão deve ter ganho uma folga...
dps perdia agua por essa folga kuando eu assapava mais com ele...
ou o motor fazia mais esforço....
teve k ser trocada...
basicamente eu enchia o reservatorio da agua, se fosse fazer uma padeirinha a fundo chegava lá a cima tinha a temp a amumentar brutalmente até ao red line...:mad::mad::mad::mad:

devias ter a junta já "tocada" de alguma escaldadela.. acabou por abrir o resto... do mal o menos... é sempre uma avaria para uns cobres mas há pior
 
devias ter a junta já "tocada" de alguma escaldadela.. acabou por abrir o resto... do mal o menos... é sempre uma avaria para uns cobres mas há pior

yah!
devia ja tar keimadita! dps levou com a repro... na A1 a 195km/h deu de si...
...
dps foi ver do k era e olha!!! kuase 100€ de arranjo!!:confused::(
 
Boas Hoggy.
Ainda não. Tenho andado ocupado e só hoje de manha é que ia resolver o assunto, pelo sim pelo não mandei vir termoestato, valvula termoelectrica, bomba de água, e uma vez que vou mudar esta mandei vir tb correia do alternador, distribuição e tensor, ao menos fica com a revisão feita.
O chato é que quando ia por o chiante a trabalhar, como ja não o punha em funcionamento á um mês, bateria nem sinal, os cabos que tenho aqui estão f......, o compincha mecanico que me costuma aturar está de férias, enfim tudo a ajudar. Mas la se vai resolver.
Abrs
 
Boas rapaziada.
Após algum tempo de ter resolvido o problema da temperatura, e ter mudado uma data de peças, hoje fiquei um bocado com a pulga atrás da orelha, ou seja, eu passo a explicar:
Depois da ventoinha ligar, esta continua a trabalhar (esperei ai uns 5 minutos) e dei conta que não desligava, então parei o caro, continuou a trabalhar mais um bocado e depois parou.
Será normal trabalhar assim tanto tempo, ou será mesmo do calor ?
Abrs.
 
Back
Top