Popnteiro da temperatura sobe e ventuinha não liga

Boas Rapaziada.
Tou com mais um problema no meu chiante 1.4 gasosas de 96.
Já á uns dias que andava a notar que o ponteiro da temperatura parecia que subia um pouco, hoje subiu até ao traço a seguir do meio e a ventuinha não ligou. Reparei também que os tubos do radiador, o que liga em cima, estava quente pra carago, e o de baixo, quase nem morno estava.
O que pode ser isto, termoestato, mas ainda lho meti novo há pouco tempo?
Algum sensor?
Digam de voça justiça rapazes, porque eu já começo a ficar pelos cabelos com isto:mad:
Abraço a todos.
 
pode ser o motor da ventoinha... ou a ligação do sensor para a ventoinha ñ tar boa! o ex carro do meu pai tb teve esse problema e era qq coisa no sensor, embora acusasse q a temperatura sobia, ñ ligava a ventoinha
 
Boas Rapaziada.
Tou com mais um problema no meu chiante 1.4 gasosas de 96.
Já á uns dias que andava a notar que o ponteiro da temperatura parecia que subia um pouco, hoje subiu até ao traço a seguir do meio e a ventuinha não ligou. Reparei também que os tubos do radiador, o que liga em cima, estava quente pra carago, e o de baixo, quase nem morno estava.
O que pode ser isto, termoestato, mas ainda lho meti novo há pouco tempo?
Algum sensor?
Digam de voça justiça rapazes, porque eu já começo a ficar pelos cabelos com isto:mad:
Abraço a todos.

Jovem de Mirandela..... tive esse mm problema no meu carro e trokei tudo sensores valvula do radiador termostato falange de distribuição de agua...e no final era a bomba de agua k estava toda desfeita.......... trokei e bumba..... mas epah eu fui por etapas.....a valvula do radiador tava mm amrada..... o termostato tava bom e e falange tava com fugas de agua..... mas epahhh é uma kestão de veres isso td........ espero ter ajudado...
 
parece ser ou do termostado ou mesmo da bomba de agua..


dizes que um ta quente e outro nao..nao esta a ser feito a circulaçao de agua..se nao tavam os 2 quentes!:brilho:
 
Boas

No radiador é normal estar um frio e o outro quente...
Só ficam os dois quentes quando é feita a circulação da água pelo radiador... ou seja quando abre a válvula do termóstato.

Pode haver algum problema eléctrico com a ventoinha, tenta ver os fusíveis...

A temperatura nunca chegou a um nível critico pois não? Só passou um risco, certo?

É que se a temperatura continua a subir poderá ser outro problema...:rolleyes:

cump's
 
Em Principio será termostato

qndo o carro tiver quente tenta ligar a sofagem no maximo e a quente para ver se ele manda ar quente, se não mandar quase de certeza que é termostato

abraço
 
Boas

No radiador é normal estar um frio e o outro quente...
Só ficam os dois quentes quando é feita a circulação da água pelo radiador... ou seja quando abre a válvula do termóstato.

Pode haver algum problema eléctrico com a ventoinha, tenta ver os fusíveis...

A temperatura nunca chegou a um nível critico pois não? Só passou um risco, certo?

É que se a temperatura continua a subir poderá ser outro problema...:rolleyes:

cump's

Boas

A temperatura não chegou a um nivel critico, porque eu dei conta que no manometro esta continuava a subir, e quando chegou ao traço dos trêz quartos e como a ventuinha não disparou eu não deixei que esta subisse mais como é obvio, e parei o carro.
Mas essa qualquer coisa poderá ser o que eu estou a pensar ??? "junta".
Abrs
 
Quando atinge esse nível critico costuma suar um besouro dentro do tabelier... não insistas muito que podes queimar a junta, se já não a queimaste. :rolleyes:

De qualquer forma a ventoinha deveria ter disparado, independentemente de teres algum problema na junta ou até mesmo na bomba de agua...;)

O problema pode estar no termóstato que comanda a ventoinha ou terás algum problema eléctrico...

Já viste se tens fusiveis queimados?
 
vai a caixa de fusiveis...vais encontrar 1 fusivel keimado kuase de ceresa...

ou entao termostato a vida...

tens 90% de hipoteses de ser 1 destas 2 coisas!

cump.
 
Quando atinge esse nível critico costuma suar um besouro dentro do tabelier... não insistas muito que podes queimar a junta, se já não a queimaste. :rolleyes:

De qualquer forma a ventoinha deveria ter disparado, independentemente de teres algum problema na junta ou até mesmo na bomba de agua...;)

O problema pode estar no termóstato que comanda a ventoinha ou terás algum problema eléctrico...

Já viste se tens fusiveis queimados?

Boas T Silva.
Não ouvi besouro nenhum, não deve ter esse tipo de dispositivo.
Agora a junta queimada, irra moço, espero bem que não, até porque a temperatura nem subiu assim tanto, não chegou ao traço a seguir a meio, ficou antes um pouco porque eu dei conta.Espero bem, não ter esse problema, senão desta vez embarca.
Abrs
 
Já agora expliquem cá uma coisa.
O accionamento da ventuinha é feito através do termoestáto, presumo, mas de que maneira, onde é que a ventuinha vai buscar a informação para ligar.
Obrigado, abrs.
 
Já agora expliquem cá uma coisa.
O accionamento da ventuinha é feito através do termoestáto, presumo, mas de que maneira, onde é que a ventuinha vai buscar a informação para ligar.
Obrigado, abrs.


A ventoinha não vai buscar informação ao termostato... o termóstato é simplesmente uma válvula (meçanica) que abre ou fecha a circulação da água.
Deves ter algures uma válvula (sensor) de temperatura... agora não me perguntes onde... no meu polo 6N nunca tive problemas com isso.

Tens de ir por passos conforme já disseram acima...

Mas na minha opinião, tudo indica que ou tens a ventoinha lixada ( vê o fusivél) ou o sensor de temperatura marado...

Boa sorte
 
Se é o sensor que estou a pensar (sensor de temperatura do liquido de refrigeração), que deve ser, ainda lho mudei não faz 2 meses, portanto só deve ser fusivel queimado ou ventuinha nas couves. Logo à noite ao chegar a casa já vou ver isso e depois posto aqui o resultado.
Abrs.
 
o sensor pa ligar a ventoinha esta no radiador (pelo menos no audi 80 é la que desmontei um :D), que é quando o radiador nao consegue arrefecer todo o liquido de refrigeraçao e ela liga se padar dar mais ventinho :)
 
Boas
Os fusiveis estão todos bons, dai posso tirar o sentido.
Sabem algum tipo de teste que eu possa fazer para verificar se a ventuinha realmente esta boa ou não?
E já agora quem souber que me diga qual é o sensor que faz com que a ventuinha entre em funcionamento.
Obrigado
Abrs.
 
Tive a ver aqui o esquema eletrico do 6k... não sei qual é o teu motor, mas a ventoinha tem um Rélé R17 na caixa de fusiveis (vi no motor 1.4 APQ).
A contar da direita/cima é o 2º da 2ª fila. Experimenta trocar o gajo. Pode ser a ventoinha mas só se ficou em circuito aberto... se queimasse, o fusivél ía ao Ar... digo eu...


Ps. na duvida, mais vale o electricista da esquina antes que se queime uma junta...
 
Last edited:
Boas Rapaziada.
Tou com mais um problema no meu chiante 1.4 gasosas de 96.
Já á uns dias que andava a notar que o ponteiro da temperatura parecia que subia um pouco, hoje subiu até ao traço a seguir do meio e a ventuinha não ligou. Reparei também que os tubos do radiador, o que liga em cima, estava quente pra carago, e o de baixo, quase nem morno estava.
O que pode ser isto, termoestato, mas ainda lho meti novo há pouco tempo?
Algum sensor?
Digam de voça justiça rapazes, porque eu já começo a ficar pelos cabelos com isto:mad:
Abraço a todos.

no meu 6k tdi foi da junta....
 
Tive a ver aqui o esquema eletrico do 6k... não sei qual é o teu motor, mas a ventoinha tem um Rélé R17 na caixa de fusiveis (vi no motor 1.4 APQ).
A contar da direita/cima é o 2º da 2ª fila. Experimenta trocar o gajo. Pode ser a ventoinha mas só se ficou em circuito aberto... se queimasse, o fusivél ía ao Ar... digo eu...


Ps. na duvida, mais vale o electricista da esquina antes que se queime uma junta...

O motor é um aex 1.4.
Pois se calhar tens razão, mais vale consultar um eléctrico, do que depois ter que marrar na oficina.
Amanhã ao chegar a casa já vou tirar as dúvidas, depois divulgo os resultados
Abrs
 
Back
Top