Boas. eu ja tive um manco 1.2 6L e agora tenho um manco 1.4 tdi 6J xD
Quanto ao mito dos plasticos interiores, a minha opiniao é a seguinte:
Hoje em dia, mais revestimento ou padrao ou nao, por dentro, sao todos de plastico. Por isso este plastico do 6J sera melhor ou pior que o 6L? So daqui a 3 ou 4 anos, quando os 6J ja tiverem passado por muito frio, sol, e uso, se vera se estes plasticos aparentemente pior, sao na realidade melhor.
Eu tenho o Stylance, com pack executivo, e vidros escurecidos e digo-te, tirando o ruido do motor manco claro, nao tenho queixas do carro.
É verdade que peca pela altura interior atras, mas isto parece estar a pegar moda, e digo-te que por exemplo o novo opel insignia, é ainda pior. eu no meu 6J ainda caibo, a 1 ou 2 cm do tecto, no insignia so curvando o pescoço. Por isso, se andas mais sozinho, ou raramente com gente alta atras, nao te preocupes com isso.
Quanto à apresentaçao interior, é pena os plasticos dos manometros, que cortam a visibilidade ao passageiro, e esses sim e unicamente, parecem ser uns maus plasticos que daqui a uns anos irao vibrar ao tocar no vidro dos manometros..
Quanto ao som do carro, eu acho formidavel, mesmo a comparar com o 6L que ja era bom, nesta nova versao esta ainda melhor, e finalmente os cd's ja nao saltam quando passamos lombas
A nivel de estabilidade e segurança pronto o equipamento que tras de serie a versao stylance ou mesmo a reference, é muito boa mesmo. desde os discos de serie atras, ou o esp, fazem deste pequeno carro mesmo sem uma boa suspensao para diversoes ou velocidades, uma boa estabilidade em caso critico.
A nivel deste motor, caso seja do teu interesse saber, tem so e so 1 defeito. ruidoso. De resto, é um motor de rotaçoes altas, ou seja andar com ele entre as 1000 e 2000 rpm é um motor morto, apos isso ate que se sente um pequeno saque de aceleraçao. As minhas medias, com o meu que ja vai em 8mil km, variam. a andar normal sem arranques nem nada disso, faço em cidade entre 4,5 a 5,5 dependendo do transito. em passeio por estradas com pouco para-arranca, faz entre 3,5 a 4... E a andar a partir, faz 6,5 a 7. nao mais. Mas claro nao deixa de ser um motor que puxa bem ate aos 130 140 mas depois disso.... é lento, e ate hoje so dei 190. Mas quem compra um manco assim nao é de certeza para andar a puxar.
Quanto ao conforto... atras nao sei, mas nao gosto dos apoios de cabeça atras, mas la esta, para quem ande sozinho ou com 1 pessoa, isso é um mal menor.. Á frente o corforto, ate que é bom para o carro ao preço que é.
Quanto as paneleirisses, desde o cornering que quase nada faz de diferença, ao hill-hold que eu amo e da um jeito enorme para estacionar em inclinaçoes, digamos que esta melhor equipado que o anterior e a concorrencia.
O meu conselho é... Se queres um carro citadino para 1 ou 2 pessoas, acho que pelo preço dificilmente arranjas, novo, melhor, e com a fiabilidade VW.
O motor a comparar com o outro, dizem ser o mesmo mas da-me ideia que de igual mesmo, so o bloco, pois o barulho do motor em si, principalmente na aceleraçao é um bocado diferente do antigo. Levou aperfeicoamentos pelo que sei ao nivel de turbo+ic, e tem mais eletronica e sensores. Mas certamente a fiabilidade sera tao boa ou melhor que o anterior, que surpreende e bem apesar de ser um manco.
Para finalizar, escolher jantes de 15 de serie, ou 16/17, em que a diferença de largura estamos a falar de 185 para 215, é ao gosto da carteira. se queres economico, os de 15 chegam mas nao esperes uma excelente estabilidade a curvar apesar do esp que fará com que poucos sustos apanhes. Se queres mais estabilidade, mas com um custo maior na hora de trocar, opta pelos outros.