Motor vai abaixo

Boas.
Tou com uns problemas no carro. De vez enquando vai a baixo.

Estou a andar, ao carregar na embraiagem a rotaçao cai toda e o motor vai a baixo.

Dantes ao relanti carregava no acelerador, quando largava a rotaçao caia até as 500rpm e dps subia até ao normal. Foi a oficina "afinou-se" o relanti e isso ja nao acontece. Porem em andamento quando vem de um rotaçao mais alta ao carregar na embraiagem a rotaçao por vezes cai a pique, e o motor vai abaixo.

Motor 1.4 16v.

Ja alguem teve o mesmo problema?
 
ja tiveste esse problema?

Ja agora a partir de um certa rotaçao o carro começa assobiar ao acelerar (o assobiu é muito baixo), tera alguma coisa a ver com isso?
 
corpo da borboleta sujo!

o meu 1.4 também anda assim...mas só de manha ao arrancar a frio...pega, a rotação anda ali instavel e depois acaba por ir abaixo...dou a chave outra vez e ai arranca na boa....depois o resto do dia pega maravilhosamente e a 1ª...
o meu também ja vai com 116 mil e acho que nunca lhe foi limpa a borboleta...(pelo menos o mecanico das ultimas vezes na revisão não fez) e duvido que a antiga dona o tenha feito...
mas ja agora n há nenhum diy para fazer a limpeza???
 
o meu 1.4 também anda assim...mas só de manha ao arrancar a frio...pega, a rotação anda ali instavel e depois acaba por ir abaixo...dou a chave outra vez e ai arranca na boa....depois o resto do dia pega maravilhosamente e a 1ª...
o meu também ja vai com 116 mil e acho que nunca lhe foi limpa a borboleta...(pelo menos o mecanico das ultimas vezes na revisão não fez) e duvido que a antiga dona o tenha feito...
mas ja agora n há nenhum diy para fazer a limpeza???

Existem sprays para esse efeito mas nunca fica a coisa como deve ser;-)
O corpo da injecção não ganha sujidade só na borboleta de admissão, quando se procede á limpeza normalmente limpa-se o interior do corpo da injecção, mas isso é uma operação de baixo custo e rápida... meia horita e tens o carro como nôvo!!
Abraço
 
Existem sprays para esse efeito mas nunca fica a coisa como deve ser;-)
O corpo da injecção não ganha sujidade só na borboleta de admissão, quando se procede á limpeza normalmente limpa-se o interior do corpo da injecção, mas isso é uma operação de baixo custo e rápida... meia horita e tens o carro como nôvo!!
Abraço

obrigado pela info
mas já agora onde posso fazer isso aqui na zona de Lisboa ou Santarém??
 
obrigado pela info
mas já agora onde posso fazer isso aqui na zona de Lisboa ou Santarém??

Nada a agradecer;-)
Aí pelos lados de Lisboa não conheço grande coisa... Mas não é uma operação que necessite grande especialização qualquer mecânico que faça jus ao nome te faz isso sem problemas!!
Mas de certeza que existe pessoal aí da zona de Lisboa registados cá no forum que te possa indicar um mecânico porreiro.

Abraço
 
aamigo ja resolveste essa situaçao? é porque tenho ca em casa um peugeot 206 1.4 xr e esta precisamente com esse problema..será da borboleta?? cumpss
 
Sujidade no corpo da borboleta, não se fiem na eficácia desses sprays milagrosos... o ideal é desmontar e limpar como deve ser.
 
quando se limpa, a peça que controla o fluxo de ar, nao deve mexer?

Não deve mexer?? Como?

Se tu forçares à mão isso mexe... mas não convém muito, é que depois pode não ficar na posição correta e depois quando ligares o carro pode-te dar erro.

Pelo menos no 6L é assim, visto que a borboleta é controlada eléctricamente e não por cabo.

Mas acho que no teu caso não ha problemas, visto que o teu volta sempre à posição inicial devido à mola, penso eu...;-)
 
Não deve mexer?? Como?

Se tu forçares à mão isso mexe... mas não convém muito, é que depois pode não ficar na posição correta e depois quando ligares o carro pode-te dar erro.

Pelo menos no 6L é assim, visto que a borboleta é controlada eléctricamente e não por cabo.

Mas acho que no teu caso não ha problemas, visto que o teu volta sempre à posição inicial devido à mola, penso eu...;-)

Era isso mesmo que eu queria saber. Obrigado.

Ja agora, quando damos volta a chave na igniçao no ponto antes de ligar o motor, aquele barulho que faz, nao é a aumentar a pressao da bomba de gasolina e a afinar a borboleta?
 
Last edited:
Ainda nao tratei disso. Mas no outro dia em conversa com um mecanico, ele disse me que a borboleta suja nao fazia isso... n sei nao.
 
Ainda nao tratei disso. Mas no outro dia em conversa com um mecanico, ele disse me que a borboleta suja nao fazia isso... n sei nao.

só a borboleta talvez não...mas como disse o amigo BLmotor...a sujidade acomula-se em todo o corpo de injecção...daí esse problema...o meu também ainda não foi resolvido...mas não passa da semana que vem...já tou farto do motor instavel todas as manhas....
 
desculpem aproveitar este topico... queria perguntar algo do genero...mas tenho um amigo meu com um 6K que lhe acontece isto mas com a rotação alta.. mesmo sem tocar na embraiagem ele volta e meia desliga-se... que podera ser? o motor acho que seja o 1.3 a gasolina ou o 1.4
 
Back
Top