Não é bem... a linha dum 1.4 16v é colectores - pré-cat. - cat. - panela meio - panela final. O pré-cat. é agarrado aos colectores, dificilmente sai sem dares cabo dos mesmos. Agora gostava era de saber: se tirar o cat. "principal" e panela do meio, aumenta consumos p.ex.? melhora rendimento em arranque e baixas rpms, isso é o que é preciso nestes carros, porque em altas é o auge :twisted:
Sim, perde-se em altas, não há o efeito back pressure para ajudar a sair os gases escape com maior facilidade, mas em baixas ganha-se bastante que é importante na maioria do tempo que se anda com o carro :ideia: Agora não percebo é como é que o catalisador influencia nos consumos
Como está mais solto em baixas nao precisas acelerar tanto, logo os consumos podem baixar ou podem subir conforme queiras experimentar essa sensação nova
Da mesma maneira que meteres uma Remus... Os consumos tambem sobem... Lembro-me uma vez, de retirar o CAT a uma clio, e jurei que nunca mais retirava a carro algum!!!
Só não sei a explicação do porquê aumentar consumos!!!... pois a linha de escape está após se dar a combustão no motor e é apenas uma saída de gases, com ou sem restrições pelas panelas e cat's que lhes metem pra controlar barulho e emissões, por isso não entendo como é que influencia nos consumos
também tenho um manco. na minha opiniao nao vale a pena repro.(aumento de consumos, esforço de motor9 pois este é um pouco fraquinho) deixa-t tar como estas junta uns € e quand puderes troca de motor por um 1.4
Tu deves ser daqueles que já nasceu ensinado e pensas que são todos como tu :roll: Além disso isto é uma comunidade que serve, entre outras coisas, para partilhar conhecimento. Por isso tem calma contigo, com o que escreves e com a forma como o escreves :evil: Arrogância não é bem-vinda...
ora nem mais!! o pessoal esta aki pra esclarecer e tirar duvidas.. pah...kem n ker n responde!! é simples.......
o meu antigo 6L com um deposito nao fazia mais de 400/450 klm tinha uma media de 9/10 e tb era um 1.2, tentei varias vezes baixar a media e nao baixava lol, tudo depende da condução que se faz ou do percurso que se faz.
é normal..o meu 6L 1400CC 101CV faz medias de 7...8...9...anda sempre entre estes 3 e com um deposito faz 600 +/- se n estou enganado!! as vezes faz medias de 6.5 ate..numa conduçao em auto estrada ou a andar mto suave aki por as ruas..enfim..é tudo mto relativo....
Deixa lá estar quietinho esse manco, qualquer modificação que faças deixa de ser um motor económico, que já de si não é nenhuma referencia, e passa a ser um bebado sem que com isso ganhes grande coisa... Vende o teu e vai buscar o novo 1.2Tsi, tem excelentes baixas, com binário máximo logo disponível +/- às 1500rpm's o que para consumos é óptimo e não é manco...
Atenção que por filtro não colocar um K&N de caixa. O que aprova é mesmo tirar a tampa do motor fora que é onde esta o filtro de ar. Isso é muito asfixiante para a admisão. Tens de conduzir um tubo de PVC desde a borboleta até as grelhas frontais e aí colocas um filtro tipo BMC CDA.
O que um amigo meu disse foi tirar a tampa do motor por um filtro e ate tem que se por um tubo para nao pingar ou la que era! E mesmo um filtro conico salvo erro! ate que ele disse que nao dava pa ter a tampa de motor!