Lei abate

Boas

Alguém já sabe se a lei do abate já foi aprovada e se já está em vigor? Já estou á espera do meu carro á quase 2 meses!

Abraço
 
Boas...

Está tudo na mesma!! A lei do abate continua suspensa e nem se sabe bem quando irá entrar em vigor :?
A unica coisa certa é que o limite de CO2 irá baixar para 130g/km e à partida os apoios também deverão baixar- 10 a 14anos 750€ +IVA ; 15 ou + Anos 1.000€ +IVA (foi a ultima versão que saiu cá para fora mas com o k hj é verdade, amanha é mentira, é esperar para ver :lol: )


Boas

Alguém já sabe se a lei do abate já foi aprovada e se já está em vigor? Já estou á espera do meu carro á quase 2 meses!

Abraço
 
Boas...

Está tudo na mesma!! A lei do abate continua suspensa e nem se sabe bem quando irá entrar em vigor :?
A unica coisa certa é que o limite de CO2 irá baixar para 130g/km e à partida os apoios também deverão baixar- 10 a 14anos 750€ +IVA ; 15 ou + Anos 1.000€ +IVA (foi a ultima versão que saiu cá para fora mas com o k hj é verdade, amanha é mentira, é esperar para ver :lol: )

espera lá... esse +IVA que falas... é o IVA do novo carro que é descontado ( não me parece...) ou é pura e simplesmente os 1000€+IVA=1000€+200€= 1200€?

Se for o 1º caso... assim que a lei for desbloquesda, troco já de carro... (Não o Ibiza, como é obvio :) )
 
O que mais me chateia é que as outras marcas como a ford, citroen, opel, estão assegurar o abate e a oferecer mais dinheiro pelos carros antigos. a seat não está a fazer isso!
 
Fui à seat pq a seguir à pascoa vou encomendar o fr 2.0 tdi, e tambem falei acerca do abate. Disseram me que como o carro tem 20 anos não há problema, isto conjugado com o facto das emissoes de co2 do ibiza serem abaixo das 130g co2. dão 1500euros. tenho pena, era o carro do meu pai (faleceu há pouco mais de 3meses) e o melhor...o carro tem cerce de 300.000mil kms e o motor nunca foi aberto! funciona muito bem! disseram é que para o ano o abate em principo deixa de ter apoio, por isso pessoal, é aproveitar este ano enquanto dá senão chapéu....
 
Fui à seat pq a seguir à pascoa vou encomendar o fr 2.0 tdi, e tambem falei acerca do abate. Disseram me que como o carro tem 20 anos não há problema, isto conjugado com o facto das emissoes de co2 do ibiza serem abaixo das 130g co2. dão 1500euros. tenho pena, era o carro do meu pai (faleceu há pouco mais de 3meses) e o melhor...o carro tem cerce de 300.000mil kms e o motor nunca foi aberto! funciona muito bem! disseram é que para o ano o abate em principo deixa de ter apoio, por isso pessoal, é aproveitar este ano enquanto dá senão chapéu....

Já agora... de que carro estás a falar? (o do teu falecido pai)
não sei se conseguia vender o carro... só se estivesse muito mau ou não tivesse nenhum valor sentimental...
 
sim, o do meu pai! claro que tem valor sentimental....mas como ele me disse....vive a tua vida! se não aproveitar agora depois nem a particular o vendo....dai a razão de o dar para abate! mas o meu irmão é que vai aproveitar...ele tambem vai trocar de carro, e na ford dao pelo nosso 5mil!!!ainda é uma diferença a ter em conta! o valor sentimental tem sempre....mas a vida e mesmo assim! o importante é nao deixarmos morrer a memoria e sorrir! o carro nao esta mau...mas tem idade, nao tem direcçáo assisitida e nem nada e para a minha mae fica o corsa do meu irmao pq e mais pequeno tem direcção assistida e assim safa-se melhor na estrada!
 
o meu vendedor disse ke dia 15 ja saia a lei no diario da republica mais alguem tem novidades?
 
"Olá

Sou responsável pela area de abates de uma empresa que detem 5 centros de abate cobrindo toda a zona norte da rede valorcar.

Lembro que a legislação em vigor é muito concreta em relação ao abate e incentivo à aquisição de viaturas novas, existem porem situações que requerem uma analise mais especifica.

Deixo algumas informações relactivas ao incentivo para o ano 2010.

1- o incentivo terá o valor de 750€ para viaturas abatidas com 10 anos ou mais e menos de 15.
2- o incentivo terá o valor de 1000€ para viaturas abatidas com 15 anos ou mais.
3- a viatura abatida terá que estar registada há mais de seis 6 meses em nome do requerente.
4- o CO2 da viatura nova a adquirir não poderá ultrapassar os 130.
5- a viatura abatida não pode ter qualquer onus ou encargo ( reserva, penhora etc)
6-o requerente não pode ter dividas ao estado nomeadamente ás finanças e segurança social.
7-nesta data (22/04/2010 não é possivel entregar o processo nas alfandegas pois o orçamento de estado aguarda promulgação do presidente da republica e posterior publicação, no entanto, o ponto 5 do artigo 10º da proposta 1241 P apovada pela assembleia da republica no dia 12 de Março de 2010 permite que o incentivo fiscal seja concedido sob a forma de reembolso, relactivamente aos automoveis ligeiros novos, matriculados entre 1 de Janeiro 2010 e a efectiva entrada em vigor do Orçamento Geral do Estado 2010, mediante pedido apresentado pelo requerente na alfandega. (ou seja, pode comprar carro novo, abatendo antes o velho, paga todos os impostos nomeadamente o ISV pois é sobre este que incide o incentivo e quando entrar em vigor o orçamento de estado entrega o processo na alfandega para assim ser reembolsado).
8- o incentivo incide sobre o ISV e é só para veiculos ligeiros.
9- o certificado de abate é valido por um ano.
10- para efectuar o abate são basicamente necessários os seguintes documentos - originais do veiculo, copia do BI e Contribuinte, modelo 9 do IMTT devidamente preenchido e assinado( este deve ser fornecido pelo centro de abate). Existem outras situações que deverão ser analizadas caso a caso.

Devo acrescentar que atendendo ao atraso de 34 dias no envio do Orçamento Geral do Estado para o Presidente da Republica, sendo que este tem como prazo maximo 20 dias para a promulgação e ainda que existem 30 dias prazo maximo para a entrada em vigor do mesmo, só deveremos, infelizmente, ter o incentivo a funcionar em pleno lá para o final do Mês de Maio.

Quero esclarecer tambem que ao incentivo deve ser acrescentado IVA sempre que o ISV tambem tenha IVA.

Gostava de lembrar que o abate de viaturas não existe só para efeitos de incentivo pois para o efectivo cancelamento de matricula é necessário que o veiculo seja destruido, aliás, esta é actualmente a unica forma legal de cancelar uma matricula e respectiva propriedade.

O conselho que dou é que não se deixe enganar por alguns "sucateiros" que garantem o cancelamento de matricula mas afinal não o fazem
e no mês de Matricula, até a viatura ter 28 anos, o seu proprietário legal tem que pagar o imposto sem ter a viatura."


fonte: autohoje por CARVALHO27
 
Last edited:
Back
Top