Iuc - finaças - urgente

Boas Companheiros ...

Tenho aqui uma situação que me anda a atormentar ...

Comprei o meu carro recentemente sendo ele importado de 10/2003, fui ás finanças pagar o selo (17€) e o funcionário diz-me que são 84,91€ + 15€ multa, pois a 1ª matricula em portugal é de 06/2008 paga como sendo o selo novo.

Contudo a verdadeira questão é que o antigo proprietário não pagou o iuc de 2009 + 2010 + 2011.

Tenho que regularizar o selo de 2011 visto o só ter comprado em 10/2011, ou é responsabilidade do antigo proprietário ( para não falar nos antigos pagamentos de 2009 + 2010) ou só me tenho que preocupar com o iuc em 2012?

Agradeço a vossa ajuda pois na finanças não são conclusivos...
 
A meu ver só tens de te preocupar com o de 2012 porque quando o compras-te já o IUC já devia ter sido pago em junho pelo antigo dono. Ele que se entenda com as finanças. Só não sei é se te podem penhorar o carro por falta de pagamento do imposto, apesar de do carro já ser teu.
 
Não tenho certezas, mas deduzo que vais mesmo ter de pagar as taxas em atraso, a não ser que conheças o antigo dono, e fales com ele pra pagar, o que ele deveria já ter pago.
 
Nao tem nada que pagar, só paga a partir da data em que o carro está em nome dele.

Correcto e as finanças mandam a conta ao antigo dono, teem é que falar nisso não vão eles fazerem-se esquecidos...

Já me aconteceu situação identica e só paguei o corrente.
 
Tanto ao quanto eu sei, agora a lei mudou
e como tal, o iuc a teu cargo é apenas
após a data de aquisição da viatura. Ou seja
o iuc é do mês de Fevereiro e tu compras o carro este mês
se tiver o iuc pago tem, caso contrário fica a cargo do ex dono,
só tens de te preocupar com o iuc de 2012.
 
Pago pela internet não há multa nenhuma, eu ja paguei duas vezes fora do prazo e nunca paguei multa e não tenho lá multa nenhuma para pagar.
 
O que acho que o gajo das finanças quis dizer é que como o carro foi matriculado cá em 2008 pagas a cilindrada e o CO2 como se fosse desse ano. O meu manco foi importado ano passado e pago cerca de 150€, ele é de 2006 mas para Portugal é como se fosse de 2010.
Edit: Ora lá está "Até 1.250cm3 26,89€" + "Até 120g/km 53,98€" * 2008 1,05 = 84.91€. Se fosse matriculado antes de Julho de 2007 pagavas 16.86€.
 
Last edited:
Boas.

Informa nas finanças a data em que adquiris-te o veículo (leva cópia da factura..) para que possam remeter ao antigo dono.
Caso contrário és tu que estás em dívida e podem fazer-te alguma penhora...
 
No portaldasfinanças, certamente, só irá aparecer o IUC deste ano que é da data de compra. Paga o que tens no portaldasfinanças e ignora o resto, caso nem conheças o antigo dono.
 
Boas.

Informa nas finanças a data em que adquiris-te o veículo (leva cópia da factura..) para que possam remeter ao antigo dono.
Caso contrário és tu que estás em dívida e podem fazer-te alguma penhora...

Isso não é preciso. eles teem a data de registo de propriedade
 
Boas Companheiros ...

Tenho aqui uma situação que me anda a atormentar ...

Comprei o meu carro recentemente sendo ele importado de 10/2003, fui ás finanças pagar o selo (17€) e o funcionário diz-me que são 84,91€ + 15€ multa, pois a 1ª matricula em portugal é de 06/2008 paga como sendo o selo novo.

Contudo a verdadeira questão é que o antigo proprietário não pagou o iuc de 2009 + 2010 + 2011.

Tenho que regularizar o selo de 2011 visto o só ter comprado em 10/2011, ou é responsabilidade do antigo proprietário ( para não falar nos antigos pagamentos de 2009 + 2010) ou só me tenho que preocupar com o iuc em 2012?

Agradeço a vossa ajuda pois na finanças não são conclusivos...

É de tua inteira responsabilidade agora cabe-te a ti ajustar contas com o malandro k te vendeu o carro...
Assumiste uma divida sem saber e corres o risco de te penhorarem bens!
 
Pago pela internet não há multa nenhuma, eu ja paguei duas vezes fora do prazo e nunca paguei multa e não tenho lá multa nenhuma para pagar.

Olha que não é bem assim, vai a um balcão das finanças e coloca essa questão, vais ver que~tens lá a multa para pagar! Experiência própria.

compra a selo que tens que comprar e deixa os outros que nao tao em teu nome nao tens problemas ...

É verdade!!!

É de tua inteira responsabilidade agora cabe-te a ti ajustar contas com o malandro k te vendeu o carro...
Assumiste uma divida sem saber e corres o risco de te penhorarem bens!

Isso agora não é assim, já foi assim, mas, era muito injusto por isso mudaram as regras.
 
É de tua inteira responsabilidade agora cabe-te a ti ajustar contas com o malandro k te vendeu o carro...
Assumiste uma divida sem saber e corres o risco de te penhorarem bens!

Para o IUC não é assim, a conta vai ter ao antigo dono assim como a multa.

Passa para nós é declarações de venda caducadas e registos de locadoras por fazer, vai um gajo a pensar que para registar o carro paga só 60€ e depois FDs com o que os outro deviam ter feito, paguei mais 90€ por causa dessas merdas na carrinha que comprei...


Do IUC é como disse, já passei por isso.
 
Back
Top