Ibiza 6K 1.9D o o que da para fazer???

Tal como referiste, se leres o tópico todo entendes a parte do Turbo de origem da TD pois tal como dizes não é para carga.
Logo não se justifica outro que não o original.
Mesmo não sendo para carga não convém a linha de escape D pois é fechada demais, eu notei isso nos primeiros dias, e o carro não estava afinado sequer.
A manter a linha D tem de ser apenas com panela final, sendo o ideal uma feita ou original TD.
E sim eu sei desse furo, mas alem dele tens de fazer o que eu escrevi, não é so meter um tubo nesse furo e está feito.
Eu compreendo que tu percebes do que falas, mas nem todos sabem o mesmo, e não podemos pintar as coisas tão fáceis senão vamos iludir as pessoas sem necessidade.

Cumps
mas julgo k kualker mecanico tira da cabeça k se ja tem um furo para a admissão de oleo do turbo terá de fazer um no carter para o esgoto e não vai ser isso k vai encarecer mto.
concluindo, será sp melhor levar a alguem k ja tenha feito este tipo de aplicações para não complicar mto o k até é facil.
cumps
 
Eu fiz o swap de 1y para 1 AAZ, e mantive a linha de escape do 1y, a pouco tirei a panela do meio. Tinha ideia que a linha de escape era igual nestes dois motores.
 
mas julgo k kualker mecanico tira da cabeça k se ja tem um furo para a admissão de oleo do turbo terá de fazer um no carter para o esgoto e não vai ser isso k vai encarecer mto.
concluindo, será sp melhor levar a alguem k ja tenha feito este tipo de aplicações para não complicar mto o k até é facil.
cumps

Sim mas se fizermos as contas a 25€ á hora que é o levado normalmente, mais a compra dos tubos...entendes?
O ideal é alguem que saiba o que faz e que o faça com gosto.

Eu fiz o swap de 1y para 1 AAZ, e mantive a linha de escape do 1y, a pouco tirei a panela do meio. Tinha ideia que a linha de escape era igual nestes dois motores.

Mas olha que não é, eu notei bem quando fiz a troca..
 
Sim mas se fizermos as contas a 25€ á hora que é o levado normalmente, mais a compra dos tubos...entendes?
O ideal é alguem que saiba o que faz e que o faça com gosto.

Então diz-me lá Ricardo, quem estiver a ponderar fazer isso tudo é melhor contar com quanto assim por alto? :roll:
 
Eu fiz o swap de 1y para 1 AAZ, e mantive a linha de escape do 1y, a pouco tirei a panela do meio. Tinha ideia que a linha de escape era igual nestes dois motores.

que letras tens cravadas no teu bloco ao pe da saidas de escape ?

sabes ?

d/td ? td ? 1.9td ?

ainda nao vi bloco com a mesma marcacao k o meu ...
 
Eu que fiz a alteracao todo, gastei a vontade 1000€,
-turbo,
-ic
-radiador de oleo
-tubagens de ic
-tubagens de oleo
-linha de escape
-manometros de turbo e temp do oleo
-bomba trabalhada
e ja nao estou a por na mesma conta o motor AAZ que comprei para substituir o 1Y
 
Então diz-me lá Ricardo, quem estiver a ponderar fazer isso tudo é melhor contar com quanto assim por alto? :roll:

Mandando assim um numero provável uns 500/600€..
Por esse preço compra-se um motor TD e sempre é outra coisa...agora, quer de uma maneira ou de outra nunca fica barato..
 
Eu que fiz a alteracao todo, gastei a vontade 1000€,
-turbo,
-ic
-radiador de oleo
-tubagens de ic
-tubagens de oleo
-linha de escape
-manometros de turbo e temp do oleo
-bomba trabalhada
e ja nao estou a por na mesma conta o motor AAZ que comprei para substituir o 1Y

Mas o teu carro está carregadinho até aos dentes xD aqui estamos a falar de potencias de cerca de 90 cavalos mais ou menos, e sendo assim penso que nao seja tanto o investimento...
 
Mas o teu carro está carregadinho até aos dentes xD aqui estamos a falar de potencias de cerca de 90 cavalos mais ou menos, e sendo assim penso que nao seja tanto o investimento...

Ainda nao esta ate aos dentes, ainda queria fazer umas coisas mas nao chega para tudo, neste momento ainda tenho que aranjar a fuga no colector
 
Mandando assim um numero provável uns 500/600€..
Por esse preço compra-se um motor TD e sempre é outra coisa...agora, quer de uma maneira ou de outra nunca fica barato..
a compra de um motor numa sucata deve envolver sp a troca de alguns componentes baratos, k tdos juntos fica caro, pois não sabemos quando foram mudados, e no caso do 1.9TD são:
- bomba de água e termostato (com a troca disto tem de levar anti-congelante novo);
- correia de distribuição, tensor, carreto da cambota, parafusos do carreto da cambota, correia do alternador e da direcção assistida;
- óleo, filtro de óleo e filtro de gasoleo (o filtro de ar ve-se o estado).
agora é fazer bem as contas e ver kual compensa mais...
cumps
 
O antigo motor que tinha era D/TD, este nunca reparei, mas tenho ideia que é igual.

entao o k muda ? trocaste 2 blocos iguais? como sabes k e 1 aaz original ?

tou a ver mesmo k o meu bloco e especial de corrida

quando puderes ver diz kk coisa.

akilo para ver nao e preciso desmanchar nada , contrariamente ao k diziam por aki

basta passar os dedos ao pe da saida dos colectores e sentes logo o relevo , ou entao 1 espelho virado para as saidas e da para ver perfeitamente .

no meu bloco so diz 1.9 td ... queres ver k no d tenho 1 motor mais td k os aaz k dizem d/td ...
ja nao tou a perceber nada.

ja agora alguem sabe identificar 1 aaz ?
 
entao o k muda ? trocaste 2 blocos iguais? como sabes k e 1 aaz original ?

tou a ver mesmo k o meu bloco e especial de corrida

quando puderes ver diz kk coisa.

akilo para ver nao e preciso desmanchar nada , contrariamente ao k diziam por aki

basta passar os dedos ao pe da saida dos colectores e sentes logo o relevo , ou entao 1 espelho virado para as saidas e da para ver perfeitamente .

no meu bloco so diz 1.9 td ... queres ver k no d tenho 1 motor mais td k os aaz k dizem d/td ...
ja nao tou a perceber nada.

ja agora alguem sabe identificar 1 aaz ?

Os motores têm identificação, o numero de motor serve para isso mesmo.
Se lá estiver 1Y tens 1y, se tiveres AAZ tens um AAZ...não ha que enganar.
Não confundam o tipo de motor com o tipo de bloco.

O teu é um D ou TD?
 
Last edited:
o meu e o 1 y pelo menos por o k diz no livrete

mas no bloco teem marcado so 1.9 td

onde tens o numero do motor ?
ao pe dos injectores? aquela numeracao ?

tens algum sitio no bloco ou no motor k diga aaz ?

eu por essa numeracao nao cheguei a conclusao nelhuma..

o k tou a achar estranho e nao haver por ai mais nelhum bloco cravado como o meu , na maioria teem d/td
o meu so diz 1.9td ...

quando puderes ades ver o k esta cravado no teu ao pe da saida dos colectores .
da para ver bem
eu ate senti com a mao visto k as letras sao em relevo
 
o meu e o 1 y pelo menos por o k diz no livrete

mas no bloco teem marcado so 1.9 td

onde tens o numero do motor ?
ao pe dos injectores? aquela numeracao ?

tens algum sitio no bloco ou no motor k diga aaz ?

eu por essa numeracao nao cheguei a conclusao nelhuma..

o k tou a achar estranho e nao haver por ai mais nelhum bloco cravado como o meu , na maioria teem d/td
o meu so diz 1.9td ...

quando puderes ades ver o k esta cravado no teu ao pe da saida dos colectores .
da para ver bem
eu ate senti com a mao visto k as letras sao em relevo

Provavelmente terá a ver com o ano do carro/motor.
Daí as varias referencias que existem..mas se não me engano os blocos são todos o mesmo. Pode mudar é a designação.
Pra te ser sincero não sei onde fica essa numeração pois nunca procurei..

Assim k puder vejo o que diz no meu.
 
sim isso partindo do principio k o bloco e todos os internos sao iguais...

sendo assim ate da para alguns serem enganados e levarem motores 1y turbinados em vez dos aaz originais...


bom tenho k o abrir para ver se teem os injectores de oleo para arrefecimento dos pistons.

vou comecar a juntar material


pessoal qual o melhor colector de escape e de admissao para tuurbinar akilo ?

e que turbo ?

ic de que medida ?
 
Back
Top