Ora bem, toda esta conversa sobre turbinar os 1.9D deixou-me de água na boca... Curto muito o meu turbolento, mas queria ver se ele virava turbomenoslento :rir:
Em conversa com um amigo, falou-se numa possível aplicação do turbo que vem nos dCi's de 65cv da Renault, que faz cerca de 0,8bar de pressão. É um turbo pequeno, que enche rápido e dá para aquelas recuperações mais rápidas de que às vezes sinto falta no 1.9D.
Se aplicasse o turbo que referi acima, qual seria o ganho a nível de potência? Passaria de 64cv's para quanto? Alguém me consegue dar uma estimativa?
Para começar a turbinar um 1.9D (mas sem ser para grandes aventuras, nem para carga), poder-se-ia começar apenas com os colectores de admissão e escape e o turbo, mantendo a bomba de origem?
E a seguir? Linha de escape e IC? Ou será que o ideal é meter logo tudo, colectores, turbo, linha e IC?
Outra questão, depois na IPO não irão embirrar, e muito provavelmente chumbar, o carro por causa do turbo, IC, etc.?