Explicação para: "Descansar o Turbo"

Até chegares ao regime em que o turbo está "a trabalhar" a turbina roda mas não o suficiente para forçar a admissão de ar.

O ar da admissão passa sempre obrigatoriamente por lá.. não tens nenhum caminho alternativo...

A ideia é: Os gases passam no turbo e fazem rodar uma turbina (lado do escape) que está fisicamente ligada pelo veio a outra turbina (lado da admissão) que é forçada a rodar à velocidade que o veio manda (estão fisicamente ligados!).

Se há poucos gases, roda tudo devagarinho e o turbo simplesmente não vai influenciar a admissão... É como se o carro estivesse, assim, a trabalhar como se fosse atmosférico. Isto é no caso extremo de estares num regime de RPM muuuito baixo.

Corrijam-me se enganado.
 
Last edited:
eu sabia como funcionava um turbo a dúvida não era essa, era a questão do que acontece ao turbo até entrar pq pelo que sei não trabalha mesmo. o qje disseste ate faz algum sentido, mas não explica o porquê dos turbos so entrarem a x rpm....ate tens os tri turbo da bmw um para altas, outro media e outro baixas...sei que o tamanho de cada um é relativo às rotações a que trabalham e não estão os 3 a trabalhar ao mesmo tempo...

Sent from my LT30p using Tapatalk 2
 
Last edited:
Ok, desculpa então se percebi mal a pergunta. Mas a explicação aplica-se a essa nova pergunta.. No caso de os turbos estarem "seguidos", ao teres um maior que o outro, apesar de terem o mesmo volume de ar a passar pelas suas turbinas, ao haver um fisicamente mais pequeno, esse vai rodar mais rápido.. Logo esse vai estar a trabalhar nos regimes baixos. Depois para regimes mais altos a coisa "inverte".

Os turbos "entrarem" é quando o caudal de gases a passar na turbina é suficiente para que haja uma velocidade tal de RPM nas turbinas que force a aspiração de mais ar na admissão. Se o caudal de gases for insuficiente, está tudo a rodar na mesma mas não o suficiente para aspirar mais ar do que iria ser admitido se não houvesse turbo.

Edit: De salientar que eu estava a falar para um sistema bi-turbo de turbos "seguidos" como por exemplo o 123D. Não conheço esses tri-turbo BMW. Mas tens depois coisas como o GTR que tem um V6 e um turbo para cada bancada, salvo erro.
 
Last edited:
O turbo para conseguir fazer pressão tem de estar a andar a muitas rpm. Dou-te um exemplo faz de conta de um turbo tem o limite de 150.000 rpm para fazer 1.5b de pressão se não tiveres caudal de gazes de escape para levar o turbo a 150.000rpm este não vai fazer 1.5b de pressão. O turbo precisa de fazer muitas rpm para conseguir comprimir o ar antes deste ser forçado para o cilindro. O tri-turbo faz com que tenhas sempre pressão no sistema, tendo um turbo pequeno que com o minimo de caudal de gases tenhas logo pressão, em médias o turbo grande entra ajudando o pequeno, e em altas outro turbo pequeno entra em acção, sendo que os dois pequenos são TGV!

[video=youtube;fteI0wDi1EQ]http://www.youtube.com/watch?v=fteI0wDi1EQ[/video]
 
Last edited:
mas os turbos de baixas tem de se desligar depois senão partem... é com as válvulas de pressão?

Sent from my LT30p using Tapatalk 2
 
Vi noutro forum, e nunca tinha ouvido :
"Spool é o tempo intervalo de tempo que o turbo leva a encher, ou seja.. rodar o suficiente para criar a pressão desejada."
 
Partem porquê?

pela mesma questão que tinhas falado... esses turbos são mais pequenos por isso com menos caudal fazem mais rotação logo em baixas rotações vão ja a elevadas rpm... portanto em altas não podem trabalhar. a não ser que os outros turbos estejam antes, nesse cawo a pressão diminui ate chegar ao turbo mais pequeno

Sent from my LT30p using Tapatalk 2
 
tudo k aki ta escrito é o k eu regra geral ouço, o k faço apos longas viagens e´deixar o carro 1/2min ao relantim, mas antes de xegar ao local final da viagem já vou moderando a velocidade
 
pela mesma questão que tinhas falado... esses turbos são mais pequenos por isso com menos caudal fazem mais rotação logo em baixas rotações vão ja a elevadas rpm... portanto em altas não podem trabalhar. a não ser que os outros turbos estejam antes, nesse cawo a pressão diminui ate chegar ao turbo mais pequeno

Sent from my LT30p using Tapatalk 2
Não sei se o que vou escrever está certo, mas deve funcionar assim, em baixas só o 1º turbo pequeno a funcionar deve fazer 1b de pressão. Quando o segundo turbo entra a pressão feita por este primeiro vai baixar para os 0.7 e o turbo grande vai fazer 1b, logo já perfaz 1.7b total. Quando entra o outro mais pequeno são mais 0.7b logo faz o total de 2.4b.
Mas isto das pressões é a titulo de exemplo, isto é só para perceberes como deve funcionar o sistema...
 
Realmente ficou isso por explicar mas já ultrapassa o meu conhecimento.. fico à espera da resposta de quem sabe.

Mas em relação a um turbo fazer X pressão que depois se soma com Y pressão do turbo grande.. não me parece. Se o turbo grande está a fazer uma certa pressão vai haver um certo fluxo de ar na admissão (imposto pelo turbo grande neste caso). Se esse fluxo estivesse a passar pelo turbo pequeno o dito iria partir.. mas isto já sou eu a divagar. Como eu não gosto de falar do que não sei vou deixar a discussão para os entendidos.
 
Pensem la um pouco. Ja alguns explicaram aqui no topico.
O turbo chega a funcionar a 150000 rpms em pressao maxima, certo?
Se pararem de acelerar,mpodem crer que ele baixa logo e muito a rotavao, e deve estabilizar a rotacao digo eu uns 5 segundos depois, nao?
O problema é o arrefecimento. Como ja foi dito, basta andarem a baixo ritmos uns 2/3 kms antes de parar.
De manha ficar o carro ligado à espera de aquecer?? Parecem os velhos :)
Ligar, esperar uns segundos para o oleo chegar as touches e toca a andar devagar.
Ai ai, o desperdicio de gasoleo e a poluicao desnecessaria.
Mas la esta, cada faz o que achar melhor, mas por amor deus, pensem pelas vossas cabeças um bocadinho.
 
Pensem la um pouco. Ja alguns explicaram aqui no topico.
O turbo chega a funcionar a 150000 rpms em pressao maxima, certo?
Se pararem de acelerar,mpodem crer que ele baixa logo e muito a rotavao, e deve estabilizar a rotacao digo eu uns 5 segundos depois, nao?
O problema é o arrefecimento. Como ja foi dito, basta andarem a baixo ritmos uns 2/3 kms antes de parar.
De manha ficar o carro ligado à espera de aquecer?? Parecem os velhos :)
Ligar, esperar uns segundos para o oleo chegar as touches e toca a andar devagar.
Ai ai, o desperdicio de gasoleo e a poluicao desnecessaria.
Mas la esta, cada faz o que achar melhor, mas por amor deus, pensem pelas vossas cabeças um bocadinho.

bom resumo :)

Sent from my LT30p using Tapatalk 2
 
Para mim a melhor maneira de descansar um turbo é esta:

1366638682_503862634_1-Pictures-of--Vw-19tdi-turbo-for-sale-R4000NEG-for-caddy-or-touran.jpg
 
Realmente ficou isso por explicar mas já ultrapassa o meu conhecimento.. fico à espera da resposta de quem sabe.

Mas em relação a um turbo fazer X pressão que depois se soma com Y pressão do turbo grande.. não me parece. Se o turbo grande está a fazer uma certa pressão vai haver um certo fluxo de ar na admissão (imposto pelo turbo grande neste caso). Se esse fluxo estivesse a passar pelo turbo pequeno o dito iria partir.. mas isto já sou eu a divagar. Como eu não gosto de falar do que não sei vou deixar a discussão para os entendidos.


se repares bem no video do Salazar quando chega a vez de cada turbo fazer o seu trabalho tens a tige da geometria que mexe ou seja se mexe para fazer a pressao pretendida tambem vai mexer para nao fazer exesso de pressao.

quando tens um so turbo tens uma tige que faz abrir ou fechar a geometria consoante o pedido, neste caso pelo que vi tens 3 tiges logo tres turbos comandados de maneiras diferentes

o primeiro como eles dizem e para teres uma rapida aceleracao ou seja turbo pequeno com poucos gases consegue fazer logo pressao depois para o torque maximo tens o segundo turbo o maior e ai quando este começa a fazer a pressao pedida vais ter mais fluxo de gazes a passar pelo escape e para segurança do primeiro turbo que ja nao precisa de fazer a mesma pressao inicial a tige vai actuar e posicionar a geometria a X % (X e o valor calculado pelos engenheiros) de duty para que ele nao faça exesso de pressao e parta, para o terceiro turbo o mesmo a tige vai actuar e posicionar a geometria na posiçao devida e ai o segundo turbo possivelmente nem precisa de baixar a sua pressao pois o terceiro deve ser so para nao sentires aquela perda a alto regime, sentires q puxa ate mais tarde

Resumidamente 3 tres turbos ligados entre sim, porque sao obrigadados a isso uma vez que so tens um colector de escape mas cada um funciona de forma independente
 
Last edited:
Back
Top