Explicação para: "Descansar o Turbo"

Do muito que já convivi com diversas pessoas deste "meio" já ouvi diversos bitaites sobres este assunto. E neste momento o que procuro é uma justificação de pessoas realmente entendidas no assunto...

Oiço dizer que depois de uma viagem mais ou menos longa devemos deixar o carro ao relanti durante uns minutos...dizem que isto faz bem ao turbo...

O que procuro é a justificação dos entendidos para isto..é mesmo verdade? porquê?

Obrigado :)
 
Ora bem, explicar em concreto, tambem não sei, mas acho que é para o arrefecimento de alguns componentes.

Usa-se o TurboTimer para isso mesmo.
 
Porque o turbo esteve muito tempo a puxar e ao desligares logo o carro depois de um viagem longa fica se sujeito a ele partir.

E partir porque, porque não fez com que o óleo passa se por certas partes do turbo.

Também não sei explicar bem...
 
Se o carro vem de uma viajem longa é bom deixar uns minutos até voltar pelo menos à temperatura ambiente, tanto pelo sistema de lubrificação como pelo de refrigeração
 
""Os 8 Mandamentos Da Lei TDI"


1º-De manhã ao por o carro trabalhar ,deixar pelo menos o carro 5 min ao relantim para que o oleo circule por todos componentes do motor.
2º-Evitar ultrapassar das 2500rpms enquanto o carro nao atingir a temperatura ideal de funcionamento.
3ªEvitar arranques a bruta, so quando for estritamente necessário :twisted: , epa ser o Schumacher dos somaforos da pinta de azeiteiro :lol:
4º-Depois de uma longa viagem deixar o carro ao relantim, porque ao desligar o carro o oleo deixa de circular mas turbo ainda nao parou.
5º-Evitar trajectos de curta distancia.
6º-Usar produtos de qualidade e certificados.
7º-Evitar que o carro seija mexido por mãos erradas, as vezes mais vale pagar mais um pouco e ter mao de obra profissional.
8º-Cumprir os prazos de revisão, e pra quem quiser a mudar de oleo em metade do tempo estipulado é sempre uma boa opção"
 
4º-Depois de uma longa viagem deixar o carro ao relantim, porque ao desligar o carro o oleo deixa de circular mas turbo ainda nao parou.

É isso mesmo...
 
Serve para arrefecer o veio do turbo antes de desligar, porque se tiver muito quente ao desligares deixa de ser lubrificado, não parte logo mas não da saude.
Conheço pessoas que abusam e deixam a trabalhar 10 minutos, acho que 1 minuto é o suficiente.
cumps
 
Só tenho uma dúvida: ao andar com o carro tipo a 80/90 ele vai apanhar sempre ar fresco e vai estar sempre a uma boa temperatura. Depois ao estar ali parado 5min. a trabalhar supostamente vai aquecer mais de quando estava em andamento certo?
Não vamos acabar por desligar o carro com o motor mais quente?

Reparo nisso é mais na mota que em andamento é raro passar os 70º e depois se estiver com ela parada a trabalhar antes de desligar vai para os 80/90. Não prejudica mais desliga-la a 90º de estar parada a trabalhar do que a 70º logo quando páro a mota?

ps: isto é só para tirar dúvidas,mas de resto eu também é sempre 2 min antes de arrancar e 1 para desligar LOL
 
Last edited:
Posso estar a dizer um disparate grande, e se assim for corrijam-me os entendidos..

Mas pelo que vejo através do VCDS, após chegar à minha garagem e meter o carro em ponto morto (sem voltar a tocar no acelerador) as temperaturas antes do turbo, depois do turbo e depois do DPF descem para valores "normais em relanti" ao fim de cerca de 30 segundos. Sendo assim, PARECE-ME que mais do que 1 minuto ou 2 a trabalhar após parar o carro é gastar gasóleo. Há que ter em conta que o que o VCDS mostra é temperatura dos gases e não a temperatura dos componentes do turbo si.. Por isso é que falo em 1 ou 2 minutos..

Isto é uma opinião pessoal e vale o que vale... Se estiver a dizer um disparate espero que me corrijam para eu passar a fazer bem :)
 
Só tenho uma dúvida: ao andar com o carro tipo a 80/90 ele vai apanhar sempre ar fresco e vai estar sempre a uma boa temperatura. Depois ao estar ali parado 5min. a trabalhar supostamente vai aquecer mais de quando estava em andamento certo?
Não vamos acabar por desligar o carro com o motor mais quente?

Reparo nisso é mais na mota que em andamento é raro passar os 70º e depois se estiver com ela parada a trabalhar antes de desligar vai para os 80/90. Não prejudica mais desliga-la a 90º de estar parada a trabalhar do que a 70º logo quando páro a mota?

ps: isto é só para tirar dúvidas,mas de resto eu também é sempre 2 min antes de arrancar e 1 para desligar LOL


É verdade isso que dizes.
 
Em vez de pararem e ficarem a espera feitos tolos que arrefeça que tal Antes de chegar ao local pretendido moderar a velocidade para as temperaturas baixarem?!! lolol
Ok, é um carro a diesel, não aquece tao rapido por ai alem parado a relanti mas aquece. o problemas aqui é mesmo o veio do turbo como qualquer metal dilata com o aquecimento! convém fazer circular o óleo em andamento e a baixa velocidade.. mas isso sou eu que o faço! quem quiser que gaste dinheiro a toa num turbo timer. é mais fácil do que moderar a velocidade antes de chegar ao local!
 
Posso estar a dizer um disparate grande, e se assim for corrijam-me os entendidos..

Mas pelo que vejo através do VCDS, após chegar à minha garagem e meter o carro em ponto morto (sem voltar a tocar no acelerador) as temperaturas antes do turbo, depois do turbo e depois do DPF descem para valores "normais em relanti" ao fim de cerca de 30 segundos. Sendo assim, PARECE-ME que mais do que 1 minuto ou 2 a trabalhar após parar o carro é gastar gasóleo. Há que ter em conta que o que o VCDS mostra é temperatura dos gases e não a temperatura dos componentes do turbo si.. Por isso é que falo em 1 ou 2 minutos..

Isto é uma opinião pessoal e vale o que vale... Se estiver a dizer um disparate espero que me corrijam para eu passar a fazer bem :)

Ou entao como está aqui explicado em cima.. Duvidas? :)
 
Em vez de pararem e ficarem a espera feitos tolos que arrefeça que tal Antes de chegar ao local pretendido moderar a velocidade para as temperaturas baixarem?!! lolol
Ok, é um carro a diesel, não aquece tao rapido por ai alem parado a relanti mas aquece. o problemas aqui é mesmo o veio do turbo como qualquer metal dilata com o aquecimento! convém fazer circular o óleo em andamento e a baixa velocidade.. mas isso sou eu que o faço! quem quiser que gaste dinheiro a toa num turbo timer. é mais fácil do que moderar a velocidade antes de chegar ao local!

Faço exactamente como tu... Uns quantos km antes de chegar a casa não há mais acelerador quase! É tudo ao sabor da gravidade. :)

Quanto a isso de aquecer mais quando estão parados.. Lembrem-se que apesar de não terem o tal ar fresco a passar pelo motor também não estão a pedir esforço nenhum ao motor.. uma coisa "compensa" a outra. ACHO EU.
 
eu falo por mim e pelo que faço no meu cupra por norma antes de chegar onde quero modero a velocidade e depois de chegar deixo sempre uma media de 2m ao ralenti

como foi postado no mandamento n 4 " Depois de uma longa viagem deixar o carro ao relantim, porque ao desligar o carro o oleo deixa de circular mas turbo ainda nao parou " mas nao e so o facto do turbo nao ter parado pq o turbo nao para(a nao ser com o carro desligado), o problema e a rotaçao do turbo convem sempre deixar o turbo atingir a sua rotaçao de funcionamento normal antes de o desligar.

ao desligar o carro com o turbo ainda com a rotaçao acima do normal ao ralenti vai-se curtar a lubrificaçao do veio como ja foi dito e assim sendo o veio vai rodar sem lubrificaçao ate parar, uma vez o turbo a sua rotaçao normal de funcionamento ao ralenti pode-se desligar a vontade pois o tempo que ele levou para atingir essa rotaçao ja deu para tudo lubrificar e baixar a temperatura sendo que como tem menos inercia para de rodar apos cortar o contacto
 
Isto faz-se normalmente quando se puxa muito com o carro ou mesmo que seja a fazer uma auto estrada a 100 120 ?

Normalmente faço a A1. No sentido Lisboa, assim que chego a 2ª circular vou sempre a 80. Quando faço sentido norte, faço identico mas em estrada nacional..
 
Mais uma vez com base em logs que fiz a ideia que retirei foi que as temperaturas de gases de escape antes do turbo oscilam muito e com grande rapidez.. Quero dizer com isto que às vezes basta entusiasmares-te um pouco mais no stop a 100 metros de casa para que elas subam (e bem) mas depois baixam com a mesma rapidez..
Na prática a cena de não puxar quando estou quase a chegar ao destino faço sempre... Quanto a dar 1 ou 2 minutos a trabalhar parado faço sempre que posso. É isto! :D
 
Deve-se deixar a trabalhar porque o turbo vem a trabalhar a 50 000rpm's(exemplo) se desligas, deixa de passar óleo e ele fica a rodar "em seco" se tiver a trabalhar é mais gradual, não passa tão de repente, nem deixa de ter óleo.
Mas atenção, também não é para estar ali a olhar para ontem, não deixa de ser um carro ao vosso serviço e não vocês ao serviço do carro.
O ideal é nessas mesmas grandes viagens vir mais devagar uns poucos Km, não quer dizer que seja desengatado, mas mais devagar, que é o que costumo fazer, aliás tenho de fazer pois da AE até casa(seja minha, ou das visitas das tais viagens grandes) ainda são uns Km.
Nas Areas de serviço é que convém deixar ao relanti, sai-se li directo da AE...
 
Depois de andar mas kms no Red liberdade. Chego e desligo logo Pk o gasóleo tá caro.

Sempre fiz isso de deixar uns mins dps.

Send from my HTC one X using Tapatalk 2
 
Back
Top