esta cabeça esta boa? (aaz) [fotos]

já é o segundo motor que derreto em menos de 5 mil km:cryy:
comprei o meu ibiza TD com motor AAZ com 167mil... full stock o carro tava impek... depois de meia dúzia de viagens Aveiro-Setúbal a velocidades medias de 150-170... com raros picos aos 190... o primeiro motor começou a perder imensa compressão e comer oleo feito doido.. até que começou a trabalhar a 3,5 cilindros e a comer mais oleo que gazolio... ](*,) tudo isto em 3mil km ou 4 mil no maximo... abri apenas a colaça, e tudo normal, nd de pistons furados nem juntas de colaça queimadas... nd foram msm os sgmentos apenas com 160 e poucos mil...
motor "novo"... com apenas 70mil km em optimo estado... desta vez um 1Y que converti em AAZ... 2mil km em cima... e ficou no mesmo estado do anterior... perde imensa compressão... e bebe oleo que nem um louco....:(
os motores 1y e aaz são iguais. logo n vale a pena espingardear por ai... o turbo (origem) tá porreiro... os oleos usados eram shell ellix plus 10w40 foi o k o AAZ comeu até ao fim dos seus dias... já o 1Y comeu BP visco 3000 10w-40.... depois começou a comer oleo, começou a levar castrol GTX 15w.40 e assim acabou os seus dias....
porque raio os segmentos se rendem todos nas minhas mãos?:cryy::cryy::cryy:
 
Last edited:
No meu ver, acho que deivas ter recuperado o outro motor, pois o 2º motor já podeira estar um pouco "queimado"! E o dinheiro que gastaste no 2 podeiras ter colocado na recuperação do outro!
Enfim mas isso é a minha ideia!

Agora sobre a tua condução influençiar um desgaste permaturo dos segmentos, duvido! Pois para isso tinhas que abusar mesmo a sério com o motor a frio, não respeitar os intervalos de muda de oleo e de filtro de oleo(recomendo SEMPRE a mudar o filtro a todas as mudas de oleo)!

Agora devias abrir o motor, verificar o porque da falta de compressão, pois pode ser segmentos, pistons, problema com as valvulas, cabeça "rachada", e por fim bloco com passagem!
E depois reparar consoante o problema, e se a coisa for bem feita ficas com um motor "novo"...
 
No meu ver, acho que deivas ter recuperado o outro motor, pois o 2º motor já podeira estar um pouco "queimado"! E o dinheiro que gastaste no 2 podeiras ter colocado na recuperação do outro!
Enfim mas isso é a minha ideia!

Agora sobre a tua condução influençiar um desgaste permaturo dos segmentos, duvido! Pois para isso tinhas que abusar mesmo a sério com o motor a frio, não respeitar os intervalos de muda de oleo e de filtro de oleo(recomendo SEMPRE a mudar o filtro a todas as mudas de oleo)!

Agora devias abrir o motor, verificar o porque da falta de compressão, pois pode ser segmentos, pistons, problema com as valvulas, cabeça "rachada", e por fim bloco com passagem!
E depois reparar consoante o problema, e se a coisa for bem feita ficas com um motor "novo"...

Subscrevo o que foi dito pelo Bluekid. Há algo aí que não está a bater certo. Ou a quem tás a confiar o carro não te está a contar toda a verdade, ou há aí problemas no bloco. Eu apostaria, pelos sintomas, no bloco com passagem, mas até pode ser outra coisa.

Boa sorte e que resolvas o problema sem (muitos) mais gastos.
 
Amigo não sei se mediste a compressão do motor!! Mas se não mediste mas devias medir para vez se é pelos segmentos!!
Tambem devias ver se o respiro do motor está entupido, pois se estiver o motor gera muita pressão e começa a beber oleo!! Amigo para o bloco estar com alguma passagem ou é para a rua ou então para a agua!!
Vai dando novidades...

Abraço

;)
 
descobri o problema hoje.. tem tanto de estupido como de estranho...
despois de abrir os 2 motores descosbri que ambos tem a cabeça estalada entre as valvulas nos 4 cilindros:cryy:
como é possivel:cryy:
2 motores diferentes com a mesma avararia](*,)
(tenho fotos, mas n tenho cabo para as passar pro pc, postarei em breve)
 
Boas!qualquer cabeça de 1.6 td ou 1.9td vw tem essas rachadelas superficiais!manda testar a cabeça para ver se tem mesmo fuga!
 
têm todos essas pseudo rachas... Manda testar a ver se tem fuga a cabeça...

Um jogo completo de segmentos custa cerca de 100€, metes valvulas novas, touches novas, junta da colaça nova e mudas a distribuição e filtros, e por cerca de 700€ ficas com um motor NOVO, novo mesmo e sabes que está mesmo bom!


Abraço
 
30052009509.jpg

30052009515.jpg

30052009517.jpg

30052009507.jpg

este é o aspecto das cabeças.... descobri que o 1Y ja fui mexido e parece k andaram a makinalo na zona das raxadelas... o que é mt estranho....
 
esse 1y ta fdd, mas o outro AAZ ta bom, isso não sao rachas, está como de origem...

muda os segmentos, touches, valvulas, junda de colaça e ficas com um motor NOVO!


Abraço
 
desarmei a cabeça do AAZ e vi que as raxaduras são pouco profundas, e nao atravesão até ás touches... posso usar esta cabeça á confiança? as raxadelas são normais?
30052009513.jpg

30052009514.jpg

[[]]
 
ninguem consegue ver a olho se esta boa ou nao, nao te fias no que te dizem, porque depois podes a vir a ter 2 trabalhos, pegas na cabeça e mandas testar e simples e barato!!!
 
os motores nao teram tado parados mt tempo ?
é impressao minha ou a junta d o motor 1y nao veda kuase em nenhum cilindro ?nao teras nenhum problema n cirkuito d agua ?
kuanto a kabeca mais vale testar ,se nao pode te kalhar ,komo ja foi dito teres k a desmanxar outra vez!
 
continuo a dizer que aquelas marcas, não são rachadelas, é de origem assim... Os PD130 tb têm... Penso que os TDI90cv tb têm, mas RTDI chamao ao debate pois tem lá uma para poder ver...


Abr
 
boas.eu sou da mesma opiniao de todos .manda ver a cabeça .se tiver ok diz ao gajo para enxer e toca a meter na estrada .ve se nao tens a combota empenada\nao ta no ponto , k tb podera vir dai o problema das cabeças.abraço
 
o ppl que está aqui a dar opiniões, já viu algum motor 1.9 desmanchado e já o analisou peça por peça???

Eu já, e digo que aquelas marcas entre as valvulas são de origem assim!!!

A cabeça pode ter alguma fuga, mas não é dali... Manda testar essa colaça e se estiver boa, é fazer o que te disse!!!

Muda os segmentos, touches, valvulas, junda de colaça... E já agora bomba de água e bomba de óleo!!!
 
Last edited:
o ppl que está aqui a dar opiniões, já viu algum motor 1.9 desmanchado e já o analisou peça por peça???

Eu já, e digo que aquelas marcas entre as valvulas são de origem assim!!!

A cabeça pode ter alguma fuga, mas não é dali... Manda testar essa colaça e se estiver boa, é fazer o que te disse!!!

Muda os segmentos, touches, valvulas, junda de colaça... E já agora bomba de água e bomba de óleo!!!

eu ja vi algumas e possote garantir k akilo e mesmo rachado, vai ao projecto do YAMEN e vela uma cabeça recontruida que ele ta tem numa foto e repara se tem essas rachadelas!!!
se kiseres tenho la em casa uma cabeça VP usada e nao tem rachadelas, posso tirar foto... ;)
 
eu kuando vi akilo ainda pus a ipotece de ser de origem... mas kuando analisei mais ao pormenor vi k não era um corte direito... era uma falha com curvas... logo akilo nunca pode ser de origem assim.... embora tb me parece k não vá afectar em nada.... mas pronto vou mandar ao torneiro ver... kuanto á cabeça do 1Y descobri k tinha sido já mexida... e alguem andou a makinala na zona das raxadelas.... ainda gostava de perceber pra quê....
kuanto ao circuito de agua... nada a dizer, nunca perdeu liquido e o carro nunca aqueceu fora do normal...
já agr a pergunta... pra ké mudar valvulas e touches? se tudo isso tá bom...
é perciso ter em conta que não ando a nadar em €... keria ficar com carro fiavel pk faço mts km, mas n tenho rios de € pa gastar... queria resumir o arranjo a rodar valvulas, sgmentos novos, juntas novas e retentores das valvulas novos... será que fico bem assim?
[[]]
 
Back
Top