Venho assim por este meio expor a minha indignação referente a legalização da barra anti-aproximação da seat sport neste grandioso país de burocracias.
Tenho um seat Ibiza fr e decidi colocar a barra anti-aproximação. Desloquei-me a seat e demonstrei o meu interesse na aplicação da barra e assim foi, a mesma foi encomendada e após a sua chegada foi montada na seat. Sabendo então que esta dita barra tinha de estar averbada do livrete, pedi a seat um documento que provasse que a barra era original da marca, logo certificada e aprovada para o veiculo em questão, foram-me entregues então o comprovativo de compra e de montagem assim como o manual de montagem da barra.
Segui então para o próximo passo, a ida ao IMTT neste caso em Esgueira (Aveiro).
Ao ser atendido no mesmo expliquei o que queria, a resposta que obtive foi a seguinte:
- Não da para averbar a barra no livrete, essa ou qualquer tipo de barra.
Indignado perguntei:
-Como faço? A lei diz que tem de estar no livrete caso contrário estou sujeito a uma coima.
A senhora então disse-me:
-É fácil tire a barra…
Sai do imtt e fui virado a seat, chegando la expliquei a situação. Por coincidência a GNR estava na seat, fui então chamar os senhores agentes juntamente com o senhor que me atendeu na seat, estivemos a dialogar e as autoridades confirmaram-me que sim, que a barra tinha de estar no livrete….
Perguntei eu então:
-Como faço para por no livrete? É que o imtt diz que não da!!!
A resposta foi, faça como se faz com as jantes, peça a seat um certificado como o acessório em questão é específico para o carro, não trazendo qualquer alteração negativa para a segurança do veículo.
Assim foi, foi mandado um pedido para a seat Portugal e apos duas semanas tinha o documento.
Segunda ida ao IMTT, mais uma vez demonstrei o meu interesse na legalização da barra e a resposta foi a mesma. Pedi então que chamassem o seu superior, pois queria o caso resolvido. Apos duas horas de espera o Sr. Esgueiro do IMTT veio ao meu encontro e mais uma vez expliquei o caso. O mesmo não sabia o que fazer, de modos que ligou para um seu superior (penso que ligou para a cede do IMTT, em Lisboa). Depois de alguns minutos de espera foi-me explicado que o que eu estava a fazer era uma transformação do veículo, logo tinha de seguir o seguinte processo de transformação de veículos.
Neste processo foi-me pedido:
- Desenhos do veiculo à escala de 1/20, 1/30 ou 1/40 onde constem as alterações, com vistas (lateral, cima e retaguarda), dimensões principais e devidamente legendado;
-Memoria descritiva onde constem as alterações efectuadas no veiculo;
-Termo de responsabilidade da transformação
-TAXA: 150 EUROS
Mais um entrave na tentativa de legalização. Como devem imaginar a paciência tem limites e estive a beira de desistir, contudo o engenheiro do IMTT disse para tentar que ate podia ser fácil. Fui embora mas fiquei a pensar na situação e decidi ir a seat a fim de saber se o que me era pedido pelo IMTT era possível. A seat disse-me então que da parte deles não haveria nada a fazer.
E eu pergunto, tenho um desenho de montagem e respectiva descrição, uma declaração como o componente em questão e viável no veículo, a factura de como o acessório foi comprado e montado na marca, o que mais posso eu fazer para resolver esta situação insólita e ridícula?
Apensas querem andar conforme a lei em vigor mas a realidade é esta, as dificuldades para legalizar um acessório original num veículo que de origem vem preparado para o receber são inúmeras.
Obrigado a todos pelo tempo despendido e em especial a seat que dentro das duas possibilidades me forneceu os documentos requeridos.