Ora pois então aqui vai..
Eu votei em linha directa com panela final, pq já tive o prazer de experimentar com panela final, e tudo directo.. Ambas com linha de 60mm INOX, q é uma coisa q deves pensar seriamente em colocar, pois uma linha de maior diâmetro, dá-te uma melhor saida de gases..
:arrow: Linha toda directa (sem panela nenhuma):
É a configuração q tenho neste momento, tens uma baixa descomunal, em arranque fica mm mto bom, se és um homem de arranque, é esta, sem dúvida, a tua configuração. É claro q noto q em altas ele perde bastante, creio q cerca de 10/15 km/h.
:arrow: Pros:
:arrow: Um grande aumento de performance em baixas.
:arrow: Uma melhor saída de gases, o q faz com q o carro demore mais tempo a aquecer, q tb é bom.
:arrow: Contras:
:arrow: Perdes alguma velocidade de ponta, dependendo do tipo de repro que tens, mas vais sempre perder para as outras configurações, devido a não fazer tanta pressão em alta no turbo.
:arrow: O barulho q faz (tipo "tractor") é decididamente um grande inconveniente, para quem não gosta (q não é o meu caso, adoro ouvir a descompressão do turbo ), mas principalmente, por causa dos azuis, q ficam logo aos saltos qdo ouvem o bafo.. :whistle:
:arrow: Linha directa com panela final (de origem) apenas:
Foi a primeira configuração q tive, ganhas alguma baixa, não mta, mas tb não perdes ponta, esta é uma configuração ideal para quem gosta mais de fazer ponta, e não gosta de barulho. Claro q depois tens sempre a opção de colocar uma panela de rendimento, e aí tens sempre algum barulhito e ganhas mais um pouco de baixa, q deve ser o q eu vou colocar no meu carro.
:arrow: Pros:
:arrow: Libertas grande parte da pressão q o catalisador acumula no turbo, o q vai descer a temperatura do mesmo (em alta) em cerca de 200ºC, ou até mais. Atenção q é essencial tirar o catalisador qdo fazes repro, senão o mais certo é a geometria do turbo ir à viola (no mínimo), o mais comum é o turbo partir-se todo completamente..
:arrow: Ganhas um pouco de baixa, sem perderes alta, sendo sempre uma situação de ganho, mas claro está, depende do q queiras.
:arrow: Não faz o dito barulho q o ppl fala, inerente da linha directa sem panela.
:arrow: Contras:
:arrow: Não ganhas a mesma baixa q ganhas sem a panela, mas isto só se fores um homem de arranque, é q é um contra para ti.
:arrow: CONCLUSÃO:
:arrow: Se fores um homem de arranque puro, mete uma linha toda directa. Se quiseres fazer ponta, panela final. Mas creio q a melhor opção seja mesmo a panela final de rendimento, normalmente são panelas cónicas, com entrada a 60 e saída a 80, ou 80/100, depende da panela. Uma coisa indispensável é tirar o catalisador, q é a pior coisa para o turbo q podes ter com uma repro (já para não falar da EGR).
Espero ter ajudado, se quiseres esclarecer mais alguma dúvida, diz qq coisa!
abç
A explicação que deste que por sinal esta muito boa =D> , é aplicavel nos carros a gasolina ? no 6j TSI ?
Cumps