É um excelente motor, em termos de performances não é tão brilhante como as motorizações análogas com compressor (ex. 150 160 170 180 cv) mas chega bem para uma condução com intuito desportivo...
É fiável, mas não é um motor para ser tratado ás 3 pancadas até pelo estilo de motor que é (baixa cilindrada turbo), manutenção a tempo e horas sempre sem olhar ao custo de peças de substituição da melhor qualidade.
O consumo de óleo vai variar pelo estilo de condução, clima, e qualidade do próprio óleo, sobre condução empenhada e calor não há milagres, há sempre um consumo, que é normal destes motores, pela sua arquitectura e construção e até devido á baixa viscosidade do óleo indicaado, em qualquer outra situação existe consumo que só se torna notável entre longos períodos de utilização.
Consumo de combustível é o pé, já fiz 4.2Lt no meu de 150cv com DSG, mas também já fiz 10Lt.
Cumps
O meu é deste mês e quando o vendedor me disse que fazia revisão de 30 em 30.000km ou de 2 em 2 anos eu ri-me sabendo de antemão que o carro do meu irmão com o mesmo motor fazia de 15 em 15.000km e tinha que meter óleo de vez em quando, se no meu acontecer o mesmo quando fizer 30.000 com os acrescentos já fez uma muda de óleo.
Eu também vou optar por trocar de 15 em 15000 ou de 1 em 1 ano como o vasco fernandes
EDIT: O carro do meu irmão é de 2010.
Serviço Long-Life
O sistema de gestão do carro calcula o momento certo para efectuar o serviço de inspecção, em função do estilo de condução praticado. A conjugação deste sistema inteligente com a utilização do novos óleos Long Life, permitiu alargar os intervalos entre os serviço de inspecção até um máximo de 24 meses (máx. de 30.000km para motores a gasolina, máx. de 35.000km para motores V6 TDI ou um máx. de 30.000km/50.000km - consoante a viatura -, para restantes motores Diesel).
Mesmo que possua um estilo de condução desportivo, o veículo está preparado para que nunca seja necessário efectuar o serviço de inspecção antes dos 15.000km.
O condutor é avisado pelo painel de instrumentos quando chegar a altura de submeter o veículo ao serviço de inspecção.