(Duvida)Abrir e fechar vidros com Comando

Eu mandei vir um OBD2 com SERIAL COM não tinha referências a grupo vag ou qualquer outro, nem indicação de nenhum programa, alias só vem mesmo o cabo sem software. O anuncio só tem isto na info " OBD2 16 Pin to DB9*Serial*Port*RS232 Adapter " com cerca de 1mt de comprimento.
Mas deve ser compatível com qualquer carro com porta OBD2, penso eu. Eu não é bem assim e tem de ser cabo que diga VAG expecificamente?

Enviado do meu V975m Core4 através de Tapatalk

Cuidado que há uns cabos que são apenas isso mesmo, um cabo com 2 fichas. Normalmente são utilizados em boxs de repros ou sistemas autonomos de verificação de erros.

O cabo que precisas tem electrónica (pouca) dentro da ficha OBD2. Para fazer a adaptação de níveis de tensão e pouco mais entre a porta série do PC e a porta OBD2 do carro.

E ainda encontrarás também os cabos ELM que também não servem para o que queres. Este também tem electrónica dentro da ficha OBD2, mas é um microcontrolador que faz a interpretação dos códigos OBD2.

Todos estes 3 cabos têm a ficha série de 9 pinos de um lado e a ficha OBD2 na outra. Mas, são incompatíveis entre eles!

Sent from my phone
 
Se calhar fiz asneira na compra =/ na altura não me lembrei do hardware que o cabo tem..
Bem mas agora já estão a caminho, é esperar e testar. Se não der mando vir uns VAG-KK com porta SERIAL COM, que segundo o vendedor são compatíveis com VDSPRO. Assim não há duvidas.
 
Recomendo-te que antes de experimentares esse cabo, o abras para verificar se tem ou não electrónica dentro.
Caso não tenha, é melhor nem o ligares porque arriscas-te estragar a porta série do PC (no teu caso o pcmcia-serial) ou a gateway do carro!
 
Acho que um dia destes vou ai à Bairrada ter com o wifi a ver se o meu dá para fazer de Oliveira do Hopsital à Bairrada são uns 80Kms
 
Aproveita-se e come-se um sandes de leitão que são bem boas ou então apareces em Viseu no Palacio do Gelo pago eu o almoço sempre vens passear (e eu também).
 
Eu mandei vir um OBD2 com SERIAL COM não tinha referências a grupo vag ou qualquer outro, nem indicação de nenhum programa, alias só vem mesmo o cabo sem software. O anuncio só tem isto na info " OBD2 16 Pin to DB9*Serial*Port*RS232 Adapter " com cerca de 1mt de comprimento.
Recomendo-te que antes de experimentares esse cabo, o abras para verificar se tem ou não electrónica dentro.
Caso não tenha, é melhor nem o ligares porque arriscas-te estragar a porta série do PC (no teu caso o pcmcia-serial) ou a gateway do carro!

Tal como já desconfiava, fiz mesmo asneira neste cabo, e fica o alerta para todos os users não fazerem compra igual xD
Tal como disseste, era provável o cabo não ter electrónica nas ligações, e, não tem mesmo tem apenas duas ligações COM e OBD2 com fios ligados directamente a cada uma delas. Ou seja, serve apenas para quem tenha box intermedia.

Já encomendei o cabo compatível (com vds-pro), estou à espera dele e da placa pcmcia>serial. Assim que chegue faço o teste e partilho os resultados =)

Também já encontrei os cabos que tinha com box central, ou seja usb > box > COM > OBD2, mas mesmo que quisesse testar, este é 100% incompatível pois a box é ELM 1.27a. xD

LuisBarroso, os teus cabos já chegaram?
Já agora, foi estes que mandas-te vir? LINK
 
Last edited:
Tal como já desconfiava, fiz mesmo asneira neste cabo, e fica o alerta para todos os users não fazerem compra igual xD
Tal como disseste, era provável o cabo não ter electrónica nas ligações, e, não tem mesmo tem apenas duas ligações COM e OBD2 com fios ligados directamente a cada uma delas. Ou seja, serve apenas para quem tenha box intermedia.

Já encomendei o cabo compatível (com vds-pro), estou à espera dele e da placa pcmcia>serial. Assim que chegue faço o teste e partilho os resultados =)

Também já encontrei os cabos que tinha com box central, ou seja usb > box > COM > OBD2, mas mesmo que quisesse testar, este é 100% incompatível pois a box é ELM 1.27a. xD

LuisBarroso, os teus cabos já chegaram?
Já agora, foi estes que mandas-te vir? LINK
Tal como eu tinha indicado.

Se a PCMCIA não precisar de drivers (supostamente não precisará) então não precisas de máquina virtual. Arrancas directamente o DOS no PC.
 
Tal como eu tinha indicado.

Se a PCMCIA não precisar de drivers (supostamente não precisará) então não precisas de máquina virtual. Arrancas directamente o DOS no PC.

Já recebi a pcmcia expresscard > COM, tem chip prolific =/ que pelo que tinhas dito, não são grande coisa ou podem mesmo não funcionar. E o mais estranho é que esta placa e reconhecida como sendo uma placa USB.
Mas detectou/instalou automaticamente em ambiente windows 7, agora falta chegar o cabo certo para fazer os testes, caso não funcione, terei de arranjar mesmo um pc com porta COM nativa.

Entretanto recebi também dois adaptadores USB > COM (que já tinha mandado vir há bastante tempo), um com chip prolific e outro com CH340 que também não devem funcionar em DOS, mas depois também testo.

Será que se ligar um cabo OBD2 > COM sem electrónica a um destes adaptadores USB, da para trabalhar com o vcds? pergunto isto porque o cabo vag-kkl que tenho é reconhecido como chip CH340.
 
Last edited:
Tentado responder a tudo:

Já recebi a pcmcia expresscard > COM, tem chip prolific =/ que pelo que tinhas dito, não são grande coisa ou podem mesmo não funcionar. E o mais estranho é que esta placa e reconhecida como sendo uma placa USB.
Mais uma banhada! Na vez de te venderem uma placa com o velhinho controlador 16550, esse sim "full compatible", venderam-te um chanato que na realidade é uma PCMCIA->USB->SERIAL!!

Poderes colocar o link com a descrição de onde compraste a placa?

Entretanto recebi também dois adaptadores USB > COM (que já tinha mandado vir há bastante tempo), um com chip prolific e outro com CH340 que também não devem funcionar em DOS, mas depois também testo.
Tudo o que seja USB, não funciona em DOS!

Será que se ligar um cabo OBD2 > COM sem electrónica a um destes adaptadores USB, da para trabalhar com o vcds? pergunto isto porque o cabo vag-kkl que tenho é reconhecido como chip CH340.
Não! E não o faças!
O cabo VAG-KKL internamente tem um conversor USB->SERIAL e depois a electrónica respeitante ao KKL.
É na realidade a mesma coisa que um adaptador USB->SERIAL externo, seguindo o cabo SERIAL-KKL.


Quase que apostava que todo o dinheiro que gastaste em cabos e PCMCIA foi em vão :(
 
Last edited:
Mais uma banhada! Na vez de te venderem uma placa com o velhinho controlador 16550, esse sim "full compatible", venderam-te um chanato que na realidade é uma PCMCIA->USB->SERIAL!!
Poderes colocar o link com a descrição de onde compraste a placa?
Pois é daquelas coisas que nem fazia ideia que era possível fazer, principalmente porque não tem saída USB.
Enfim, chineses xD

Descrição do anúncio:
Compliant with Express card/34MM type II standard.
Compliant to USB 2.0 full speed(12Mbps) throughput. -> realmente achei isto estranho, mas nunca pensei que o "compatível para USB" indicasse para um controlador interno USB. Agora percebi xD
Support standard RS-232 serial interface.
Support Software/Hardware RS-232 flow control.
Software Programmable baud rate up to 3Mbps.
Support remote wake up & power management features.
Driver supported MS Windows 98SE/Me/2000/XP/Server 2003/XP/7/8/Vista.
Quase que apostava que todo o dinheiro que gastaste em cabos e PCMCIA foi em vão :(
Um gajo vai aprendendo com os erros, mas também não foi coisa cara, é o que vale.

Mas ainda me falta um cabo, mas esse dizia que era mesmo compatível com VCD-PRO e tem porta COM, estou a ver que vou ter de retirar as teias de aranha do velhinho Pentium II 350 que tenho na arrecadação e que tem porta COM para poder usar o cabo.
Já agora existe algum risco de estragar este cabo se o usar com a PCMCIA>USB>COM?

Obrigado por toda a tua ajuda =)
 
Já agora existe algum risco de estragar este cabo se o usar com a PCMCIA>USB>COM?
Risco não há nenhum. Isso é um adaptador para porta série.
Só não o conseguirás é colocar a funcionar em DOS!

Os cabos que compraste, à excepção do que não tem electrónica dentro, todos funcionam. Só não dá é para usar em DOS!
Esse cabo que estás à espera SERIAL->KKL é o único que funciona em DOS, mas tens que ter uma porta série nativa no PC!
Com um adaptador como deve de ser PCMCIA->SERIAL, tinhas o caso resolvido. Assim, nada feito :(
 
Risco não há nenhum. Isso é um adaptador para porta série.
Só não o conseguirás é colocar a funcionar em DOS!
Se não estraga nada, ainda vou tentar com maquina virtual emular a ligação. Também não se perde nada.

Esse cabo que estás à espera SERIAL->KKL é o único que funciona em DOS, mas tens que ter uma porta série nativa no PC!
Com um adaptador como deve de ser PCMCIA->SERIAL, tinhas o caso resolvido. Assim, nada feito :(
Para o kkl, se não conseguir colocar a emular por maquina virtual, vou usar com o pc velhinho que referi =) não esta tudo perdido xD

Em relação à placa PCMCIA, o meu portátil só leva ExpressCard que é idêntica à PCMCIA mas mais estreita (tem apenas 34mm de largura). Para a PCMCIA já encontrei à venda com o chip que indicas o 16550, já em ExpressCard, ainda não encontrei nada, apenas com chip moschip 9922 que pelo que percebi também tem um ficheiro para se definir as portas que ele atribui em DOS mas que tem de ser configurado em ambiente Windows, ou seja não deve dar para carregar em DOS nativo.

Mas nem tudo foi mau, tinha ai um volante+pedais todo xpto com ligação COM e com os adaptadores já dá para usar =)
 
Já tenho o cabo e já consegui ligar ao carro com comunicação entre pc e carro (Cabo vag-kkl SerialCOM > OBDII, com indicação do vendedor de que funcionava em VDS-PRO).

Mas, tanto no meu carro como no da minha namorada, um ibiza Stella 1.4tdi de 2003 e um Signo 1.9tdi de 2002 ao fazer login no modulo confort aparece OK mas continuam apenas a aparecer os menus até ao 15, logo não me deixa fazer reprogramação de nada =/ será do modulo confort? O módulo 46 central elect. é o 6Q0 959 433 E que deveria ser compatível. Não percebo...

Imagens do processo:
1# Menu inicial > acesso ao 46 cent. elect. (imagem da net)
1.JPG


2# Menu do 46 cent. elect. > acesso ao 11 login
evrzrtr93n3o7crfg.jpg


3# Menu 11 login (code 19283)
2p37uym6l1pa0uifg.jpg


4# Mensagem, login/ código ok
fut8q97su7v6d9wfg.jpg


5# Volta novamente para o menu do 46 cent. elect. e não permite acesso ao passo seguinte, o 26 read the memory codes (EEPROM) - Na aba cinzenta por baixo muda o numero do módulo (não faço ideia porquê, só reparei nas fotos)
spmwy999nx9q5nsfg.jpg


6# Deveria aparecer um menu deste tipo, Certo? (imagem da net)
3.JPG


Para fazer o processo, usei um velho pc desktop com XP nativo, criei uma disquete de arranque e adicionei à disquete a pasta VDS (deste LINK), iniciei o VDS, configurei como indicam no SITE deles porta com 1 com Bautrate fixo em 9600 e conseguiu comunicar sem problemas.
No entanto utilizei outros VDS-PRO que ou davam erro no boot ou o cabo não comunicava, não compreendo o porquê.

Notas: fiz backup dos ficheiros da disquete que usei, ficam AQUI para se alguém precisar.
 
Last edited:
Eu estou a instalar um portatil com win98 para fazer essas activações, tenho o cabo VDS-PRO e um portail com porta de série.

Logo vou testar no meu, e depois posso me iniciar nas "programações", vou tambem ver o que o programa dá para fazer mais.
 
Eu estou a instalar um portatil com win98 para fazer essas activações, tenho o cabo VDS-PRO e um portail com porta de série.

Logo vou testar no meu, e depois posso me iniciar nas "programações", vou tambem ver o que o programa dá para fazer mais.

Não precisas instalar windows no PC, basta teres um disquete/cd de arranque com o vdspro lá e colocas o pc a arrancar pela disquete/cd, como o vds corre em DOS não precisas de nenhum SO =)

Depois posta resultados =) Se puderes tira umas fotos e toma nota da referência do teu módulo confort que aparece quando entras em "46 central confort system" por baixo na zona cinzenta deves ver algo como Q0959433E.
 
Vou mesmo meter o Win98, o portatil nao tem disquetes, e o leitor é meio marado, funciona quando lhe apetece, assm prefiro deixar com o windows e qq coisa reinicio em modo DOS
 
Alguém tem novidades?
Eu continuo com o mesmo problema, tanto o meu stella como o signo da minha namorada não têm todas as opções no 46 cent. elect. do VDS-PRO, será do módulo confort ou do VDS?
 
Last edited:
Isso está um berbicaxo para conseguir perceber que modulos dão e quais nao dão, e que carros é q tem qual.
 
Back
Top