Corte na rotação

devo ter percebido mal... quando li corte de rotação pensei que quisesse aquele corte bruto "ta ta ta ta" e nao apenas que o motor chegasse a X ou Y rotação e nao aumentasse mais.
para apenas limitar a rotação do motor, é bastante simples... basta mudar a mola do governador por uma com menos "carga". para se afinar, tem de ser por tentativas e erro até encontrar uma com a tensao desejada.

(no meu caso, e como nao queria corte de rotação, essa mola foi substituida por um tubo de inox.)
estás a falar de umas molas no regulador do acelerador dentro da bomba! para isso tens no mínimo de abrir e fechar a tampa superior da bomba injectora mais uma vez do que o número de vezes de tentativas para acertar na mola de força de tensão correta para a rotação pretendida do corte. só o abrir e fechar a tampa da bomba dá algum trabalho. mais as molas que se teriam de comprar (a original já tem uma força de tensão muito baixa). isso tanto poderá demorar no total 4 horas (terás sempre no mínimo de abrir e fechar a tampa da bomba 2 vezes mesmo que acertes na mola à 1ª pois a 2ª vez será aberta para trocar o vedante da tampa e o do regulador do acelerador para ficar bem feito) como dias seguidos de trabalho. mesmo que acertes na mola que faz o corte às 4500 rpm irás ter um corte progressivo do gasóleo mais cedo do que tens agora (se agora começar a cortar progressivamente às 2500rpm até ao corte final às 5200rpm, com esta operação feita o corte começará mais cedo, provavelmente por volta das 2000rpm, e isso fará com que o carro mande pouco gasóleo em regimes mais baixos de rotação que poderá fazer com que a pressão do turbo seja afinada para bastante mais baixa com vista à fiabilidade do mesmo, e consequentemente uma perca significativa de potência e de aproveitamento de material dentro dos regimes desejados). para isso mais valia regular o curso de acelerador no parafuso próprio para isso na bomba injectora, era mais rápido, era muuiiito mais económico e com resultados finais um pouco melhores...
mexer nas molas internas do regulador do acelerador não é uma opção viável para quem quer baixar o corte de rotação na bomba injectora. mexer nas molas do regulador é apenas opção para quem quer aumentar o corte de rotação na bomba injectora...
 
mas uma questão que eu faço.
a válvula de corte eléctrica na bomba o que faz propriamente?
abre alguma válvula para ficar sem pressão?
fecha o gasóleo e a bomba que aguente o pico de pressão?

estou a fazer esta pergunta com ideias de saber se a longo prazo não ira trazer problemas para a bomba...
 
sim, de facto nao é facil acertar na tensao para a rotação pretendida. (só uma correção, a tensao da mola do governador, nao é baixa, pelo contrário, é bastante elevada! deves estar a confundir com a mola que regula o relantim, essa sim, é muito baixa.)
e tens tb razao ao dizeres que ia começar a cortar progressivamente o gasoleo ao se aproximar da rotação pretendida mas, nao acho que o parafuso de limite de curso do acelerador seja solução... ao mexer nesse parafuso diminuindo o curso do acelerador, farias com que o alívio de pressão do embolo se desse muito cedo mesmo com o acelerador no "novo máximo", aí sim, para conseguires limitar a rotação dessa forma, por muito que acelerasses, nunca ias ter curso no acelerador para teres débito suficiente para o carro andar minimamente bem.
na bomba do meu antigo motor, a mola do governador foi trocada pelo tubo de inox precisamente para nao haver nenhum corte de gasoleo por parte da bomba até ao corte do motor alterando tb a rotação de corte. passou de cerca de 5000rpm para 6500rpm.

sem duvida que a melhor forma é um limitador electrónico... (na minha opiniao, claro)
 
ricardo a mola interna principal do regulador do acelerador (aquela que tem de se trabalhar, comprimir ou substituir) parece-me ter uma força de tensão baixa, pois como se sabe a força de tensão aumenta proporcionalmente à distância de compressão, e com a mola fora dá para comprimir a mola toda com 2 dedos (polegar e indicador, aplicando um bom bocado de força do nosso corpo). o que quero com isto dizer é que para mim, todas as molas de tensão baixa podem ser comprimidas ao máximo sem recurso a ferramentas. por exemplo as molas dos amortecedores já, a meu ver, têm uma força de tensão alta pois não podem ser comprimidas sem o recurso a ferramentas.
o que vi pelo teu comentário é que és um bruto do aço, bruto no bom sentido :twisted:, pois substituir a mola por uma peça em aço deve ficar mesmo do aço :) normalmente comprime-se a mola principal com 2 ou 3 anilhas.
até posso estar enganado, mas a minha ideia sobre a valvula de corte é um pouco diferente da tua. pensava que a valvula de corte servi-se apenas para deixar passar gasóleo para os injectores ou cortá-lo, não interferindo com o corte feito pela rotação da bomba nem com alívios de pressão da bomba. pensei que dentro da valvula de corte existisse um piston electromagnético, e que ao ligar o motor através da chave no canhão do volante esse piston mexer-se-ia de forma a deixar passar passar o gasóleo, até porque quando uma valvula dessas avaria os sintomas são: ou não pegar nunca (quando o piston se encontra a obstruir a passagem) ou desligar a chave e o motor continuar a trabalhar (quando o piston não sai da posição de deixar passar gasóleo). esta era a ideia que eu tinha de uma valvula dessas, se eu estiver errado por favor corrijam-me que não quero morrer na ignorância.
cumps
 
a mola que tinha de origem na minha bomba era impossivel de comprimir com a mao... mas nao conheço todas as bombas, falo apenas por algumas da marca bosh que já abri...
a valvula de corte serve mesmo para criar um "canal de fuga" de pressao criada pelo embolo, nao deixando assim criar pressao suficiente para abrir os injectores. ela de facto pode encravar numa ou noutra posição e acontece o que referiste.
tenho para aqui um manual em PDF das bombas VE. se encontrar isso e pq parece que tb é um rapaz do "aço" que se interessa por estes assuntos, envio-te isso.
abraço
 
Back
Top